quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O ESTILO AMERICAN AMBER ALE SEGUNDO O BJCP

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves


O BJCP (Beer Judge Certification Program) define as diretrizes de estilo para cerveja. Nesse guia podemos encontrar todos os estilos conhecidos até hoje, analisando a cerveja sob todos os aspectos: cor, aroma, sabor, corpo, densidade, teor alcoólico e muito mais.

American Amber Ale

Ale Âmbar Americana


Aroma: Aroma de lúpulo de baixo a moderado e resultante de dry-hopping ou adições tardias na fervura de variedades americanas de lúpulos. Um caráter cítrico de lúpulo é comum, mas não obrigatório. Maltosidade de moderadamente baixa a moderadamente alta equilibra e, em alguns casos, mascara a presença do lúpulo e normalmente apresenta um moderado caráter de caramelo. Ésteres variam de moderado a nenhum. Sem diacetil.

Aparência: Cor de âmbar a marrom acobreado. Colarinho moderadamente abundante, quase branco e com boa retenção. Geralmente bem límpida, apesar de que versões que passam por dry-hopping possam ser levemente turvas.

Sabor: Sabor de moderado a alto de variedades americanas de lúpulo que muitas vezes, mas nem sempre, possuem qualidades cítricas. Sabores de malte de moderados a fortes e normalmente apresenta um dulçor inicial seguido por um sabor moderado de caramelo (e, às vezes, outros caráteres de malte em menores quantidades). O malte e o amargor do lúpulo são normalmente equilibrados e mutuamente complementares. Ésteres frutados podem ser de moderado a nenhum. O dulçor do caramelo e o sabor/amargor do lúpulo podem perdurar no final, que é de médio a cheio. Sem diacetil.

Sensação na Boca: Corpo de médio a médio-alto. Carbonatação de moderada a alta. Final suave, sem a adstringência muitas vezes associada às grandes quantidades de lúpulo. Versões mais fortes podem provocar um leve calor alcoólico.

Impressão Geral: Como uma Pale Ale americana com mais corpo, mais rica em caramelo e mais equilibrada para o malte do que para o lúpulo (mesmo que as quantidades de lúpulo possam ser significativas).

História: Conhecidas simplesmente como Red Ales em algumas regiões, estas cervejas foram popularizadas na região norte da Califórnia e na região noroeste do Pacífico, onde há uma paixão maior por lúpulo, antes de se espalharem pelo resto dos Estados Unidos.

Comentários: Pode existir uma sobreposição de cor com as Pale Ale americanas. No entanto, a American Amber Ale se diferencia da American Pale Ale não somente por ser, normalmente, mais escura, mas também por ter mais sabor de caramelo, mais corpo e, normalmente, por ser mais equilibrada entre o malte e o amargor. Não deve possuir caráter forte de chocolate ou torrado, que podem sugerir uma American Brown Ale (apesar de que pequenas quantidades sejam toleráveis).

Ingredientes: Malte pale ale, tipicamente americano de duas fileiras. Maltes cristal de médio a escuro. Pode também conter grãos especiais que adicionam caráter e singularidade específicos. Lúpulos americanos, muitas vezes com sabores cítricos, são comuns, mas outros também podem ser utilizados. A água pode variar no conteúdo de sulfatos e carbonatos.

     Estatísticas: OG: 1,045 – 1,060

     IBUs: 25 – 40 FG: 1,010 – 1,015

     SRM: 10 – 17 ABV: 4,5 – 6,2%
 
 
OG – Original Gravity: Densidade Original. Medida da densidade do mostoantes da fermentação, que varia com a quantidade de açúcares em solução.
IBU – International Bittering Units: Unidades Internacionais de Amargor. Escala referente ao amargor do lúpulo.
FG – Final Gravity: Densidade Final. Medida da densidade do mosto fermentado. A relação entra a OG e a FG ajuda a estimar o teor alcoólico da cerveja final.
SRM – Standard Reference Method: Método Padrão de Referência, relativo à cor da cerveja, sendo valores mais baixos para cores mais claras e valores mais altos para cores mais escuras.
ABV – Alcohol by Volume: Volume de álcool por volume total de líquido (álc./vol.). Expressa o teor alcoólico.
 
 
CERVEJAS NACIONAIS:
 
·         Eisenbahn Weihnachts American Amber Ale
·         Saci Amber Ale (Wensky)
·         Rasen Amber Ale
·         Peripércia Amber Ale



 
 
 
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário