terça-feira, 19 de agosto de 2014

SÃO VENDELINO (RS) - HISTÓRIA E CERVEJA

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

SÃO VENDELINO (RS) - TERRA DA CERVEJARIA URWALD

São Vendelino possui uma peculiaridade: uma casa metade enterrada, construída em 1866, onde era fabricada cerveja caseira. Fois construída por Nikolaus Neis em 1866, e depois adquirida por Christian Seibert, que lhe apôs as iniciais "C S" no umbral. Originalmente, o telhado foi construído com telhas (ainda guardadas), que depois foram substituídas por folhas de zinco. A peculiar construção se deve ao fato de, na época, não existir ainda luz elétrica, obrigando os fabricantes de cerveja a recorrerem ao jeitinho de resfriar a cerveja em lugares mais frescos, tais como porões ou casas enterradas no chão. Isso mesmo! Uma cervejaria construída em 1866, em São Vendelino, RS.
 
Conforme informações do descendente Pedro Neis, Antônio Neis, caçula do Nikolaus, aprendeu o ofício de produzir cervejas com o pai e depois foi trabalhar com o cunhado Guilherme Becker, fundador da Cervejaria Becker, que mais tarde passou a mesma ao cunhado Bernardo Sassen, seu amigo e que se casou com a viúva Elisabeth Ritter, descendente de outra tradicional família cervejeira. Sassen fundiu sua empresa com a dos Bopp e Ritter, dando origem à Cervejaria Continental, que por sua vez foi incorporada muitos anos mais tarde pela Brahma, e que gerou, já nos anos 90, a corporação AMBEV, uma das maiores do Brasil.
Fonte: Cervejaria Urwald

Hoje, São Vendelino é a terra da Cervejaria Urwald, fundada em 2011.  Já postamos matéria sobre essa cervejaria que tivemos o prazer de conhecer e de degustar as suas "cervejas vivas". Excelentes rótulos! Excelente qualidade!








Nenhum comentário:

Postar um comentário