sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O ESTILO IMPERIAL STOUT SEGUNDO O BJCP

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

O BJCP (Beer Judge Certification Program) define as diretrizes de estilo para cerveja. Nesse guia podemos encontrar todos os estilos conhecidos até hoje, analisando a cerveja sob todos os aspectos: cor, aroma, sabor, corpo, densidade, teor alcoólico e muito mais.
Imperial Stout

Stout  Imperial

Aroma: Rico e complexo com quantidades variáveis de cereais torrados, caráter maltoso, ésteres frutados, lúpulo e álcool. O caráter do malte torrado pode remeter a café, chocolate amargo ou notas levemente queimadas que podem ser de leve a moderadamente forte. O aroma de malte pode ser de sutil a rico, lembrando uma Barleywine, dependendo da densidade e perfil de maltes. Opcionalmente, pode apresentar um caráter leve de maltes especiais (caramelo), mas isso deve apenas adicionar complexidade e não deve predominar. Ésteres frutados variam de baixo a moderadamente forte, podendo apresentar um caráter complexo de frutas escuras (ameixa, ameixa-seca e uva-passa). O aroma de lúpulo pode ser de muito baixo a bastante agressivo, podendo conter qualquer variedade de lúpulo. O caráter do álcool pode estar presente, mas não deve ser áspero, quente ou semelhante a solvente. Versões envelhecidas podem apresentar uma qualidade semelhante a vinho ou vinho do porto, mas não devem ser ácidas. Nenhum diacetil. O equilíbrio pode variar com qualquer um dos elementos de aroma no papel principal. Nem todos os aromas descritos precisam estar presentes em todas as cervejas, muitas interpretações são possíveis. O envelhecimento afeta a intensidade, equilíbrio e maciez dos aromáticos.

Aparência: A coloração pode variar de marrom avermelhado muito escuro a preto. Opaca. Colarinho de bege escuro a marrom escuro,normalmente apresenta boa formação, embora a retenção possa ser de baixa a moderada. O alto teor alcoólico e viscosidade podem ser observados como “lágrimas” nas laterais do copo quando a cerveja é rodopiada.

Sabor: Sabor rico, profundo, complexo e frequentemente intenso, com quantidades variáveis de maltes e cereais torrados, caráter maltoso, ésteres frutados, amargor e aroma de lúpulo e álcool. Amargor de lúpulo de médio a agressivamente alto. Sabor de lúpulo de médio-baixo a alto (qualquer variedade). Sabores de malte e cereais torrados de moderado a agressivamente alto que podem sugerir chocolate amargo ou meio-amargo, cacau, e/ou café forte. Um caráter leve de cereal queimado, cassis queimado ou alcatrão pode estar evidente. A presença de ésteres frutados pode ser de baixa a intensa, podendo apresentar um caráter de frutas escuras (uva-passa, ameixa e/ou ameixa-seca). A base de maltes pode variar de equilibrada e sólida a rica e semelhante a uma Barleywine, opcionalmente apresentando sabores secundários de caramelo, de pão ou tostado. A força do álcool deve ser evidente, mas não quente, áspera, ou semelhante a solvente. Nenhum diacetil. O paladar e o final podem variar de relativamente seco a moderadamente doce, geralmente com persistência do torrado, amargor de lúpulo e caráter aquecedor no retrogosto. O equilíbrio e a intensidade de sabores podem ser afetados pela maturação, com alguns sabores diminuindo com o tempo, e algumas qualidades semelhantes a vinho, ou vinho do porto, aumentando com o tempo.

Sensação de Boca: Corpo de alto a muito alto e consistente, com uma textura aveludada exuberante (porém o corpo pode diminuir com maturações longas). Calor leve e macio do álcool deve estar presente e perceptível. Não deve se parecer com xarope ou mal atenuada. Carbonatação pode ser de baixa a moderada, dependendo da idade e maturação.

Impressão Geral: Uma ale escura de sabor intenso e forte. Torrada, frutada, doce-amargo, com uma presença de álcool perceptível. Sabores de frutas secas se misturam com o torrado, queimado ou sensação semelhante a alcatrão. Como uma Barleywine preta, onde cada dimensão de sabor participa do todo.

História: Produzida na Inglaterra, com um alto nível de lupulagem e alta densidade, visando a exportação para os Estados Bálticos e Rússia. Dita ter sido popular entre a corte imperial Russa. É hoje ainda mais popular com os cervejeiros artesanais norte-americanos, que estenderam o estilo com características norte-americanas únicas.

Comentários: Existem variações, com interpretações inglesas e norte-americanas (como previsto, as versões norte-americanas apresentam maior amargor, caráter torrado e lúpulos de finalização, enquanto as variedades inglesas refletem caráter de maltes especiais mais complexos e um perfil esterificado mais evidente). A variação grande de características permitidas abre uma janela para máxima criatividade na interpretação do cervejeiro.

Ingredientes: Malte pale bem modificado, com quantidades generosas de maltes e/ou cereais torrados. Pode apresentar um perfil de maltes muito complexo utilizando praticamente qualquer variedade de malte. Qualquer tipo de lúpulo pode ser utilizado. Água alcalina equilibra a abundancia da acidez proveniente dos cereais torrados presentes no perfil de maltes. Levedura ale norte-americana ou inglesa.

Estatísticas: OG: 1,075 – 1,115

IBUs: 50 – 90 FG: 1,018 – 1,030

SRM: 30 – 40 ABV: 8 – 12%



 
OG – Original Gravity: Densidade Original. Medida da densidade do mostoantes da fermentação, que varia com a quantidade de açúcares em solução.
IBU – International Bittering Units: Unidades Internacionais de Amargor. Escala referente ao amargor do lúpulo.
FG – Final Gravity: Densidade Final. Medida da densidade do mosto fermentado. A relação entra a OG e a FG ajuda a estimar o teor alcoólico da cerveja final.
SRM – Standard Reference Method: Método Padrão de Referência, relativo à cor da cerveja, sendo valores mais baixos para cores mais claras e valores mais altos para cores mais escuras.
ABV – Alcohol by Volume: Volume de álcool por volume total de líquido (álc./vol.). Expressa o teor alcoólico.

CERVEJAS NACIONAIS:

·         Bierland Imperial Stout

·         Schornstein Imperial Stout

·         Invicta Imperial Stout

·         Colorado Ithaca

·         Colorado Guanabara

·         Dado Bier Imperial Stout e muito mais!!!

 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário