sexta-feira, 8 de agosto de 2014

O ESTILO AMERICAN PILSNER SEGUNDO O BJPC

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves


O BJCP (Beer Judge Certification Program) define as diretrizes de estilo para cerveja. Nesse guia podemos encontrar todos os estilos conhecidos até hoje, analisando a cerveja sob todos os aspectos: cor, aroma, sabor, corpo,densidade, teor alcoólico e muito mais.

Analisando hoje o estilo Pilsner Americana Clássica

Aroma: De baixo a médio que lembra grãos, milho ou maltoso adocicado, e que pode ser evidente (apesar de que cervejas feitas com arroz possam ser mais neutras). Aroma de lúpulode médio a moderadamente alto, frequentemente de variedades nobres clássicas. Características limpas de lager, sem notas frutadas ou diacetil. A presença de algum DMS é aceitável.

Aparência: Cor de amarelo a dourado intenso. Colarinho considerável, branco e persistente. Bastante límpida.

Sabor: De malte, de moderado a moderadamente alto, com um perfil parecido com o das Pilsners europeias, mas um tanto mais leve em intensidade devido ao uso de até 30% de milho em flocos ou arroz como adjuntos. Leve dulçor semelhante a grãos e a milho, devido ao uso deste, e com uma compensação considerável pelo amargor do lúpulo. As versões que levam arroz têm final melhor definido (crisp), são secas e frequentemente não possuem os sabores que lembram milho. Sabor de lúpulo de médio a alto proveniente de variedades nobres (tanto de adições tardias quanto de primeiro mosto). Amargor de lúpulo de médio a alto, que não deve ser áspero nem ter um retrogosto muito forte. Sem sabores frutados ou diacetil. Deve ser suave e bem maturada.

Sensação na Boca: Corpo médio e uma sensação muito cremosa na boca. Nível de carbonatação de médio a alto.

Impressão Geral: Uma Pilsner considerável que pode concorrer com as Pilsners europeias clássicas, mas que utiliza os grãos e lúpulos nativos da América do Norte disponíveis aos cervejeiros alemães que começaram a produzir o estilo nos EUA. Refrescante, mas com maltes e lúpulos que sobressaem quando comparadas com outras lagers leves americanas. O milho contribui com um dulçor de grãos. O arroz contribui com um perfil mais neutro e de final mais definido (crisp).

História: Uma versão de Pilsner feita nos EUA por cervejeiros imigrantes alemães que trouxeram o processo e a levedura consigo quando se instalaram na América do Norte. Eles trabalharam com ingredientes que eram nativos na América do Norte e criaram uma versão única da Pilsner original. Este estilo morreu após a Lei Seca, mas foi ressuscitado por cervejeiros caseiros.

Comentários: A American Pilsner clássica foi feita tanto antes quanto depois da Lei Seca, com algumas diferenças. As OGs de 1,050 a 1,060 seriam apropriadas para as cervejas de antes da lei, enquanto que depois da lei as OGs baixaram para 1,044 a 1,048. Os IBUs correspondentes baixaram de 30 a 40 para 25 a 30 no mesmo período.

Ingredientes: Malte de seis fileiras com 20 a 30% de milho em flocos para dissolver os níveis excessivos de proteínas. Lúpulos nativos dos EUA, como o Cluster, lúpulos nobres europeus, ou cruzamentos modernos (Ultra, Liberty, Crystal) também são apropriados. Lúpulos mais atuais, como o Cascade, são inapropriados. Água com altos níveis de minerais pode deixar o gosto áspero demais e o retrogosto mais forte e desagradável.

Estatísticas:

OG: 1,044 – 1,060

IBUs: 25 – 40
FG: 1,010 – 1,015
SRM: 3 – 6 ABV: 4,5 – 6%
 
 
OG – Original Gravity: Densidade Original. Medida da densidade do mostoantes da fermentação, que varia com a quantidade de açúcares em solução.
IBU – International Bittering Units: Unidades Internacionais de Amargor. Escala referente ao amargor do lúpulo.
FG – Final Gravity: Densidade Final. Medida da densidade do mosto fermentado. A relação entra a OG e a FG ajuda a estimar o teor alcoólico da cerveja final.
SRM – Standard Reference Method: Método Padrão de Referência, relativo à cor da cerveja, sendo valores mais baixos para cores mais claras e valores mais altos para cores mais escuras.
ABV – Alcohol by Volume: Volume de álcool por volume total de líquido (álc./vol.). Expressa o teor alcoólico.
 
 
CERVEJAS NACIONAIS:
·         Eisenbahn Pilsen
·         Karavelle Pilsen
·         Edelbrau Pilsen
·         Gram Bier Pilsen
·         Rasen Pilsen
·         Amazon Beer Forest
·         Baden Baden Cristal
·         Bamberg Pilsen
·         Wals Pilsen,  entre outras





 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário