quinta-feira, 21 de agosto de 2014

CERVEJARIA NACIONAL (SÃO PAULO-SP) E SUAS CERVEJAS QUE HOMENAGEIAM O FOLCLORE BRASILEIRO

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves


Dia do Folclore – 22 de agosto

CERVEJARIA NACIONAL (SÃO PAULO-SP) E SUAS CERVEJAS QUE HOMENAGEIAM O FOLCLORE BRASILEIRO

O folclore é um conjunto de manifestações da cultura popular que existe nos mais variados povos, nas várias regiões do mundo. A Cervejaria Nacional do bairro Pinheiros, São Paulo, SP, criou em suas receitas uma homenagem a personagens marcantes do folclore brasileiro.
 

 

Cerveja Nacional Mula IPA –

A CERVEJA: a Mula nasceu como uma IPA americana, a qual possui teor alcoólico elevado (7,5%), corpo baixo, final seco e generosas doses de lúpulos americanos que contribuem para aromas de frutas tropicais, maracujá e cítrico além do amargor bem pronunciado (60 IBUs). (FONTE: CERVEJARIA NACIONAL)

A LENDA: é bem provável que a origem desse mito seja medieval e tenha chegado até aqui por meio dos colonizadores. Segundo contam, a Mula Sem Cabeça é, na verdade, uma mulher amaldiçoada por ter seduzido um padre. Na Espanha ela recebe o nome de Muladona.
 
 
 

Cerveja Nacional Y-Iara Pilsen –

A CERVEJA: cerveja a base de maltes `Pilsen e Vienna, coloração amarela-dourada, lúpulo Saaz para um aroma floral e 5% ABV. A idéia dessa receita é reproduzir a tradição do estilo, com amargor perceptível, 100% malte. (FONTE: CERVEJARIA NACIONAL)

A LENDA: Ela é uma linda sereia que vive no rio Amazonas, sua pele é morena, possui cabelos longos, negros e olhos castanhos. A Iara costuma tomar banho nos rios e cantar uma melodia irresistível, desta forma os homens que a vêem não conseguem resistir aos seus desejos e pulam dentro do rio.
 



Cerveja Nacional Kurupira Ale –

A CERVEJA: essa Ale do dia a dia e herdeira direta da receita da Drake's Brown Ale. A Cervejaria Nacional criou uma receita baseada no seu primeiro grande sucesso, com tons mais avermelhados. Na versão Kurupira temos 30 IBU's como na original, com maior presença das notas de malte caramelo e 5% ABV. (FONTE: CERVEJARIA NACIONAL)

A LENDA: a função do curupira é proteger as árvores, plantas e animais das florestas. Seus alvos principais são os caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas de forma predatória. Para assustar os caçadores e lenhadores, o curupira emite sons e assovios agudos.


 Cerveja Nacional Sa’si Stout –

A CERVEJA: a Cervejaria Nacional optou pela variação Dry-Stout para sua cerveja escura. Toda cervejaria deve ter uma boa Stout e procuramos seguir fiéis ao estilo. 4,6% ABV, 35 IBU e cor negra profunda. Com o tempo o forte amargor de malte torrado foi sendo equilibrado com outros elementos da receita para dar harmonia aos sabores dessa Stout. (FONTE: CERVEJARIA NACIONAL)

A LENDA: O saci possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca. A principal característica do saci é a travessura, ele é muito brincalhão, diverte-se com os animais e com as pessoas. Por ser  muito moleque ele acaba causando transtornos, como: fazer o feijão queimar, esconder objetos, jogar os dedais das costureiras em buracos  etc.
 
 
Cerveja Nacional Domina Weiss –

A CERVEJA: uma cerveja de trigo com boa presença dos característicos aromas de banana e cravo. Com uma receita simples de maltes de trigo e pilsen e lupulagem amena com o Tettnanger, a Domina Weiss é elaborada com uma cuidadosa fermentação que produz os aromas desejados. (FONTE: CERVEJARIA NACIONAL)

A LENDA: é a lenda de uma mulher loira morta que volta para aterrorizar os marmanjos; na minha infância, seria a loira do banheiro.
 
 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário