quinta-feira, 21 de agosto de 2014

CERVEJARIA WENSKY (ARAUCÁRIA-PR) E AS CERVEJAS DO FOLCLORE BRASILEIRO

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

Dia do Folclore – 22 de agosto
CERVEJARIA WENSKY (ARAUCÁRIA-PR) E SUAS CERVEJAS QUE HOMENAGEIAM O FOLCLORE BRASILEIRO


O folclore é um conjunto de manifestações da cultura popular que existe nos mais variados povos, nas várias regiões do mundo. A Cervejaria Nacional do bairro Pinheiros, São Paulo, SP, criou em suas receitas uma homenagem a personagens marcantes do folclore brasileiro.
 
A Cervejaria Wensky, de Araucária, Paraná, homenageia o folclore brasileiro através de três rótulos e estilos:
  • Saci Amber Ale
  • Lobisomen American Stout
  • Curupira American IPA
Saci Amber Ale: O saci possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca. A principal característica do saci é a travessura, ele é muito brincalhão, diverte-se com os animais e com as pessoas. Por ser  muito moleque ele acaba causando transtornos, como: fazer o feijão queimar, esconder objetos, jogar os dedais das costureiras em buracos etc.
A cerveja Saci Amber Ale tem como ingredientes água, malte de cevada, lúpulo e levedura, teor alcoólico de 5,1% ABV e 25 de IBU.
 
Lobisomen American Stout: o lobisomem é um dos mais populares monstros fictícios do mundo. Suas origens se encontram na mitologia grega, porém sua história se desenvolveu na Europa. A lenda do lobisomem é muito conhecida no folclore brasileiro, sendo que algumas pessoas, especialmente aquelas mais velhas e que moram nas regiões rurais, de fato creem na existência do monstro.
A figura do lobisomem é de um monstro que mistura formas humanas e de lobo. Segunda a lenda, quando uma mulher tem 7 filhas e, depois, um homem, esse último filho será um Lobisomem.
A cerveja Lobisomen American Stout  tem como ingredientes água, malte torrado, lúpulo e levedura, teor alcoólico de 6% ABV e 40 de IBU.
 
Curupira American IPA: a função do curupira é proteger as árvores, plantas e animais das florestas. Seus alvos principais são os caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas de forma predatória.Para assustar os caçadores e lenhadores, o curupira emite sons e assovios agudos. Outra tática usada é a criação de imagens ilusórias e assustadoras para espantar os "inimigos da florestas". Dificilmente é localizado pelos caçadores, pois seus pés virados para trás servem para despistar os perseguidores, deixando pegadas e rastros falsos pelas matas. Além disso, sua velocidade é surpreendente, sendo quase impossível um ser humano alcançá-lo numa corrida.
A cerveja Curupira American IPA tem 6,9 de teor alcoólico e 56 de IBU. É uma cerveja lupulada e encorpada, de paladar agradável.
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário