sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O ESTILO RAUCHBIER SEGUNDO O BJCP

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

O BJCP (Beer Judge Certification Program) define as diretrizes de estilo para cerveja. Nesse guia podemos encontrar todos os estilos conhecidos até hoje, analisando a cerveja sob todos os aspectos: cor, aroma, sabor, corpo, densidade, teor alcoólico e muito mais.

Classic Rauchbier

Rauchbier Clássica

Aroma: Mistura de fumaça e malte variando em proporção intensidade. O caráter defumado de madeira de faia (beechwood) pode variar de sutil a razoavelmente forte e pode dar a impressão de defumado, semelhante a bacon, madeira ou raramente quase gorduroso. A característica do malte pode ser de baixa a moderada, e ser um pouco doce, tostada ou maltosa. A proporção dos componentes de malte e defumado são inversamente proporcionais (ou seja, quando a fumaça aumenta o malte diminui e vice-versa). Aroma de lúpulo pode variar de muito baixo a nenhum. Característica limpa de lager sem ésteres frutados, diacetil ou DMS.

Aparência: Esta deve ser uma cerveja muito límpida com um colarinho abundante, cremoso, rico e de cor de bege a creme. Coloração de âmbar médio/cobre claro a marrom escuro.

Sabor: Geralmente segue o perfil do aroma, com uma mistura de defumado e malte variando em proporção e intensidade, embora sempre complementares. Qualidades de cervejas do estilo Märzen devem ser notadas, particularmente um maltoso, tostado rico, embora o sabor defumado de madeira de faia possa ser de baixo a alto. O paladar pode ser um pouco maltoso e doce, embora o final possa refletir tanto o malte quanto o defumado. Amargor de lúpulo moderado e equilibrado com um final de médio-seco a seco (o caráter de fumaça aumenta a secura do final). Sabor de lúpulos nobres de moderado a nenhum. Característica limpa de lager sem nenhum éster frutado, diacetil ou DMS. Característica áspera, amarga, queimada, chamuscada, borrachenta, sulfúrica ou fenólica proveniente do caráter defumado são inapropriadas.

Sensação na Boca: Corpo médio e carbonatação de média a médio-alta. Característica suave de lager. Adstringência significativa ou aspereza fenólica provenientes do defumado são inapropriadas.

Impressão geral: Cerveja do estilo Märzen/Oktoberfest (3B) com aromas e sabores adocicados e defumados e de coloração um pouco mais escura.

Comentários: A intensidade do caráter defumado pode variar bastante, nem todos os exemplares são altamente defumados. Permita variação no estilo quando estiver julgando. Outros exemplos de cervejas defumadas são disponíveis na Alemanha como as Bock, Hefe-Weizen, Dunkel, Schwars e Helles, incluindo exemplos como as Spezial Lager. Cervejeiros inscrevendo os estilos acima devem utilizar Outras Cervejas Defumadas (22B) como a categoria de inscrição.

História: Uma especialidade histórica da cidade de Bamberg, na Fracônia, região da Bavária, na Alemanha. O malte defumado pela madeira de faia é utilizado para fazer uma lager âmbar no estilo Märzen. O caráter defumado do malte varia de acordo com o malteiro, algumas cervejarias produzem o seu próprio malte defumado (rauchmalz).

Ingredientes: Rauchmalz alemão (malte tipo Viena defumado com madeira de faia) normalmente compõe de 20 a 100% do perfil de grãos, com o restante sendo os maltes alemães tipicamente utilizados em uma Märzen. Algumas cervejarias ajustam a cor levemente com um toque de maltes torrados, Levedura lager alemã. Lúpulos alemães e tchecos.

Estatísticas: OG: 1,050 – 1,057

IBUs: 20 – 30 FG: 1,012 – 1,016

SRM: 12 – 22 ABV: 4,8 – 6%


OG – Original Gravity: Densidade Original. Medida da densidade do mostoantes da fermentação, que varia com a quantidade de açúcares em solução.

IBU – International Bittering Units: Unidades Internacionais de Amargor. Escala referente ao amargor do lúpulo.

FG – Final Gravity: Densidade Final. Medida da densidade do mosto fermentado. A relação entra a OG e a FG ajuda a estimar o teor alcoólico da cerveja final.

SRM – Standard Reference Method: Método Padrão de Referência, relativo à cor da cerveja, sendo valores mais baixos para cores mais claras e valores mais altos para cores mais escuras.

ABV – Alcohol by Volume: Volume de álcool por volume total de líquido (álc./vol.). Expressa o teor alcoólico.
CERVEJAS NACIONAIS:

·         Bamberg Rauchbier

·         Eisenbahn Rauchbier

·         Labareda Rauchbier

·         Bierbaum Rauchbier





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário