A Revista Exame publicou excelente matéria sobre o panorama da cerveja artesanal no Brasil, com análise de Túlio Rodrigues, um dos fundadores da Beer Academy. A reportagem é de Priscila Zuini, em 28/08/2014. Boa leitura!
"Empresário fatura R$ 3,5 mi com “universidade da
cerveja”
Túlio Rodrigues, da
Beer Academy, ensina outros empreendedores a entrarem no mercado cervejeiro
A história de Rodrigues com
a cerveja é antiga. Aos 22 anos, foi contratado como trainee em uma cervejaria.
“Trabalhei muitos anos nessa cervejaria, mas não é um dos empregos mais fáceis
do mundo e chegou um momento que queria estudar fora. Comecei a conhecer o
mundo das cervejas especiais lá fora”, diz. Segundo ele, foi em San Diego, nos
Estados Unidos, um dos principais polos de microcervejarias, que se aprofundou no
tema.
Depois de alguns cursos e
mais cargos executivos em grandes empresas, o empreendedor resolveu seguir seu
instinto. “Sou filho de pai e mãe professores que tiveram escola a vida
inteira. A educação vem na veia da família há muito tempo. Sempre acreditei que
a educação é uma das melhores maneiras de fidelizar um segmento, produto ou
mercado”, conta.
Cansado da vida corporativa,
Rodrigues viu na cerveja uma oportunidade de unir educação e empreendedorismo. Em 2010, juntou-se ao irmão para
prestar consultoria a cervejarias e criou um dos primeiros cursos de sommelier
de cervejas do Brasil. “Estava em um momento de estresse bastante grande e
decidi sair do mundo corporativo para montar a Beer Academy. O que era uma idéia
embrionária virou uma coisa bem legal, bem grande”, diz.
Hoje, a empresa capacita empreendedores
que queiram se aventurar neste mercado e também continua prestando consultoria
a grandes empresas, o que garante boa parte da receita do negócio. Para educar
o mercado, a empresa criou ainda a Sociedade da Cerveja, um portal gratuito
para quem quer se informar sobre o tema. “Isso é uma pitada para quem quer
entrar nesse mundo cervejeiro”, diz.
A empresa fatura cerca de
3,5 milhões de reais ao ano e já atendeu mais de 1,5 mil alunos, que aprendem
dentro das cervejarias como o negócio funciona. Entre os novos planos, está a
criação de uma sede própria em São Paulo, dentro de um ponto de venda de
cervejas
Entrar no mercado de 14
bilhões de litros não é tarefa simples. É preciso criatividade. “O mercado
cervejeiro profissional não é fácil, principalmente pela carga tributária que
tem no Brasil. A microempresa tem carga bastante grande, porém nós, como
brasileiros, temos uma criatividade tão grande e estamos fazendo cervejas muito
boas e premiadas no mundo todo. Essa garra supera as dificuldades de ser um
empreendedor no Brasil”, diz.
Para Rodrigues, o espaço
para cervejas especiais continua grande no mercado. “A gente tem uma demanda
muito grande por novos produtos, cervejas especiais de verdade. A melhora
financeira importante dos últimos 15 anos faz com que o consumidor queira
produtos especiais, premium”, conta. Para ter sucesso, é preciso estudar bem o
mercado e não confundir um gosto pessoal com um empreendimento. “É preciso
levar muito a sério e respeitar as etapas com um bom planejamento”,
ensina.
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