segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O ESTILO DUNKEL SEGUNDO O BJCP

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves


O BJCP (Beer Judge Certification Program) define as diretrizes de estilo para cerveja. Nesse guia podemos encontrar todos os estilos conhecidos até hoje, analisando a cerveja sob todos os aspectos: cor, aroma, sabor, corpo,densidade, teor alcoólico e muito mais.

Munich Dunkel

Dunkel de Munique

 

Aroma: Dulçor rico do malte Munique, como crosta de pão (e algumas vezes tostado). Notas de chocolate, nozes, caramelo e/ou toffee são aceitáveis. Ésteres frutados ou diacetil não devem ser detectáveis, mas um leve aroma de lúpulo nobre é aceitável.

Aparência: Cor cobre profundo a marrom escuro, frequentemente com um tom vermelho ou granada. Colarinho cremoso que varia de claro a bronzeado. Normalmente límpida, embora existam versões mais turvas não filtradas.

Sabor: Dominada por um sabor rico e complexo do malte Munique, normalmente com melanoidinas que lembram casca de pão. O gosto pode ser moderadamente doce, embora não deva ser exagerado ou enjoativo. Caramelo suave, chocolate, tostado ou semelhante a nozes podem estar presentes. Sabores de queimado ou amargo dos maltes tostados são inapropriados, assim como sabor pronunciado de caramelo do malte cristal. Amargor do lúpulo moderadamente baixo, mas perceptível com equilíbrio tendendo ao malte. Sabor de lúpulos nobres de baixo a nenhum. O retrogosto permanece maltoso, embora o amargor do lúpulo possa se tornar mais aparente no final médio-seco. Característica de lager limpa, sem ésteres frutados ou diacetil.

Sensação na Boca: Corpo de médio a médio-cheio, fornecendo uma sensação na boca firme e rica em dextrinas, sem ser pesada ou estufante. Carbonatação moderada. Pode ter uma leve adstringência e um leve calor alcoólico.

Impressão Geral: Caracterizada pela intensidade e complexidade do malte Munique e suas melanoidinas. Sabores ricos do malte Munique, mas não tão intensos como em uma Bock ou tão tostado como em uma Schwarzbier.

História: O estilo clássico de lager castanha de Munique que se desenvolveu como uma cerveja escura e com mais ênfase no malte, em parte por causa da água com quantidades moderadas de carbonatos. Mesmo que tenha sido originado em Munique, este estilo ficou muito popular em toda Bavária (especialmente na Francônia).

Comentários: Versões não filtradas da Alemanha podem ter gosto como de pão líquido, com uma riqueza terrosa e de levedura não encontrada nas Dunkels filtradas que são exportadas.

Ingredientes: Os grãos consistem tradicionalmente de malte Munique alemão (até 100% em alguns casos) com o restante de malte Pilsen alemão. Pequenas quantias de malte cristal podem adicionar mais dextrinas e cor, mas não devem promover muito dulçor residual. Pequenas adições de maltes torrados (como Carafa ou chocolate) podem ser utilizadas para melhorar a cor, mas não devem adicionar sabores fortes. Variedades de lúpulos nobres alemães e levedura alemã de lager devem ser utilizadas. Água com quantidade moderada de carbonatos. Normalmente passa por processo de decocção (até três vezes) durante a mosturação para aumentar os sabores de malte e criar mais intensidade de cor.

Estatísticas: OG: 1,048 – 1,056

IBUs: 18 – 28 FG: 1,010 – 1,016

SRM: 14 – 28 ABV: 4,5 – 5,6%

OG – Original Gravity: Densidade Original. Medida da densidade do mostoantes da fermentação, que varia com a quantidade de açúcares em solução.

IBU – International Bittering Units: Unidades Internacionais de Amargor. Escala referente ao amargor do lúpulo.

FG – Final Gravity: Densidade Final. Medida da densidade do mosto fermentado. A relação entra a OG e a FG ajuda a estimar o teor alcoólico da cerveja final.

SRM – Standard Reference Method: Método Padrão de Referência, relativo à cor da cerveja, sendo valores mais baixos para cores mais claras e valores mais altos para cores mais escuras.

ABV – Alcohol by Volume: Volume de álcool por volume total de líquido (álc./vol.). Expressa o teor alcoólico.

CERVEJAS NACIONAIS:

·         Eisenbahn Dunkel

·         Therezópolis Dunkel

·         Chopp do Fritz Dunkel

·         Sauber Ber Dunkel Weizen

·         Rasen Dunkel

·         Província Dunkel

·         Bamberg Weizenbock Dunkel







Nenhum comentário:

Postar um comentário