segunda-feira, 18 de agosto de 2014

RIO GASTRONOMIA 2014 - NÓS FOMOS!

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

 
 

Esse ano o Rio Gastronomia 2014 que acontece de 5a a domingo, a partir das 13h até meia noite, no Jockey Club do Rio de Janeiro, Gávea, está bem mais organizado. Mais expositores, mais opções de pratos e petiscos e mais espaço para as cervejas artesanais nacionais e importadas. Além da degustação e venda de cervejas especiais, o SENAC-RJ está promovendo oficinas com temas variados, que incluem degustação de estilos diferentes, harmonização, cerveja na panela e muito mais! O caminhão do SENAC percorrerá vários bairros do Rio, levando conhecimento e oportunidade de degustação das cervejas especiais.


Hoje, o caminhão do SENAC estará na Praça do Lido, em Copacabana, com o tema "Cerveja na Panela - escolas belga e alemã". Uma ótima oportunidade para quem quer aprender um pouco mais sobre o assunto. Mas corre, pois os contemplados serão escolhidos por ordem de chegada.



Voltando ao evento no Jockey, participamos de uma oficina organizada pelo SENAC-RJ muito interessante: a batalha entre o vinho e a cerveja artesanal, tanto importada como nacional. O objetivo da oficina era degustar estilos de vinhos e estilos de cervejas e descobrir qual harmonizava melhor com cada prato elaborado pelos Chefs do SENAC. Não precisa dizer que foi uma delícia e, é claro, chegamos a conclusão que as cervejas harmonizam muito melhor do que os vinhos... Questão de opinião... Os pratos oferecidos foram hambúrguer de feijoada, com chutney de laranja e dedo de moça, bolinho de siri, risoto de 4 queijos de 3 minutos, sorvete de creme com especiarias. Confira as fotos. Não fizemos inscrição do evento, mas ficamos na fila de espera e teve bastante lugar no auditório. Nós recomendamos essa experiência! No final da oficina, você leva as receitas para casa.





 



 

Também conhecemos a Cerveja Hija de Punta, uma cerveja Lager produzida pela Mistura Clássica. Receita do Cervejeiro independente Lucas. Muito saborosa! Nós recomendamos! Harmonizamos essa cerveja com o fantástico bolinho de feijoada do Aconchego Carioca. Ficou perfeito!





Tivemos a oportunidade de conhecer a cerveja artesanal de Santa Maria Madalena, RJ. Trata-se da Cerveja Buzzi Bier. Estilos que incluem Lager, Stout, Rauchbier, Rumbier, Weiss, Blond, Bock, Bock e Red Ale. Em breve, publicaremos uma matéria completa sobre essa cervejaria do Centro-Norte Fluminense.




O Delirium Tremens, barzinho de Ipanema, estava lá com muitas opções de cervejas especiais, para todos os gostos e harmonizações. Além de degustar as cervejas (chopp)  na hora, muitas opções em garrafa estavam à venda para quem quiser levar para casa.
Opções de harmonizações não faltaram! Desde pratos saborosos e requintados como risotos, arroz de polvo, bacalhau, massas, até os deliciosos petiscos como bolinho de feijoada, bolinho de arroz com carne seca, pastéis de camarão, pastéis de costela bovina com queijo, pastéis de carne seca com catupiry, tapiocas de vários recheios e muito mais "gordices" !!!
O evento ainda continuará essa semana, a partir de 5a até domingo. Apesar das filas, nós recomendamos!












Nenhum comentário:

Postar um comentário