sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O ESTILO PORTER SEGUNDO O BJCP

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves


O BJCP (Beer Judge Certification Program) define as diretrizes de estilo para cerveja. Nesse guia podemos encontrar todos os estilos conhecidos até hoje, analisando a cerveja sob todos os aspectos: cor, aroma, sabor, corpo, densidade, teor alcoólico e muito mais.

Porter

Aroma: O aroma de malte com leve torrado deve ser evidente e pode apresentar uma qualidade que remete a chocolate. Pode também apresentar caráter de malte não tostado como apoio (lembrando caramelo, cereais, pão, nozes, toffee e/ou adocicado). Aroma de lúpulo inglês de moderado a nenhum. Esteres frutados de moderados a nenhum. Diacetil de baixo a ausente.

Aparência: Coloração de marrom claro a marrom escuro, frequentemente com tons rubis quando vista contra a luz. Boa translucidez, embora possa se aproximar do opaco. Colarinho de quase branco a bege claro com formação moderada e retenção de boa a razoável.

Sabor: O sabor de malte inclui um torrado de suave a moderado (frequentemente com caráter lembrando chocolate) e comumente caráter significativo de caramelo, nozes e/ou toffee. Pode apresentar sabores secundários como café, alcaçuz, biscoitos ou torrada para dar suporte. Não deve apresentar caráter de malte escuro significativo (sabor acre, queimado ou torrado áspero), embora pequenas quantias possam contribuir para uma complexidade que remete a chocolate amargo. Sabor de lúpulos ingleses de moderado a ausente. Amargor de lúpulo de médio-baixo a médio, variando em equilíbrio de levemente maltoso a levemente amargo. Normalmente razoavelmente atenuado, embora versões mais doces existam. Diacetil deve ser de moderado baixo a ausente. Ésteres frutados de moderado a baixo.

Sensação de Boca: Corpo de médio-baixo a médio. Carbonatação de moderadamente baixa a moderadamente alta.

Impressão Geral: Uma ale inglesa escura razoavelmente substancial com discreto caráter torrado.

História: Originaria da Inglaterra a Porter evoluiu de uma mistura de cervejas ou gyles (extrações parciais de mosto dos grãos), conhecida como “Entire”. Precursora da Stout. Dizem que era preferida pelos estivadores e outros trabalhadores braçais.

Comentários: Difere da Robust Porter por, normalmente, apresentar sabores mais discretos, doces e caramelados, densidades mais baixas e frequentemente menor teor alcoólico. Apresenta mais firmeza e torrado que a Brown Ale. Maior emdensidade do que a Dark Mild. Algumas versões são fermentadas com levedura de lager. O equilíbrio costuma tender mais para o malte do que para o lúpulo. Normalmente apresenta um caráter “inglês”. Versões históricas contendo Brettanomyces, acidez ou caráter defumado devem ser inscritas na categoria Specialty Beer (23).

Ingredientes: Ingredientes ingleses são mais comuns. Pode conter diversos maltes, incluindo chocolate e/ou outros maltes escuros torrados e maltes tipo caramelo. Versões históricas usam quantidades significativas de malte marrom. Normalmente não contém grande quantia de malte preto ou cevada torrada. Lúpulos ingleses são mais comuns, porém normalmente não aparecem. Água tipo a de Londres ou de Dublin (com dureza devido ao teor de carbonatos moderada) é tradicional. Levedura inglesa, irlandesa ou ocasionalmente levedura de lager são usados. Pode conter uma quantidade moderada de adjuntos (açúcares, milho, melado, etc.).

Estatísticas: OG: 1,040 – 1,052

IBUs: 18 – 35 FG: 1,008 – 1,014

SRM: 20 – 30 ABV: 4 – 5,4%

OG – Original Gravity: Densidade Original. Medida da densidade do mostoantes da fermentação, que varia com a quantidade de açúcares em solução.
IBU – International Bittering Units: Unidades Internacionais de Amargor. Escala referente ao amargor do lúpulo.
FG – Final Gravity: Densidade Final. Medida da densidade do mosto fermentado. A relação entra a OG e a FG ajuda a estimar o teor alcoólico da cerveja final.
SRM – Standard Reference Method: Método Padrão de Referência, relativo à cor da cerveja, sendo valores mais baixos para cores mais claras e valores mais altos para cores mais escuras.
ABV – Alcohol by Volume: Volume de álcool por volume total de líquido (álc./vol.). Expressa o teor alcoólico.
 
CERVEJAS NACIONAIS:


·         ZHn Bier Porter

·         Colorado Demoiselle

·         Way Avelã Porter

·         St Gallen Stout Porter

·         Opa Bier Porter

·         Way Cream Porter

·         Insana Chocolate Porter

·         Gram Bier Porter e muito mais!!!
 
 







 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário