quinta-feira, 7 de agosto de 2014

IPA DAY – 07 de agosto... É hoje!!! "Bora" beber uma IPA?

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

A história
No final do século XVIII a Inglaterra tinha na Índia – sua principal colônia na época – uma demanda latente por cerveja, componente básico no cardápio de qualquer britânico. A ideia de fabricar cerveja local mostrou-se impraticável por uma série de problemas: o clima era muito quente (a refrigeração artificial viria somente anos mais tarde), fornecimento precário de água e ausência dos insumos básicos como cevada e lúpulo.
A única solução, que seria transportar as Ales de Londres a Calcutá, também foi inicialmente frustada: as ales doces não aguentavam os 4 ou 5 meses de viagem e chegavam a seu destino chocas e azedas. A marinha britânica – pressionada pela tripulação do navio, que também é filha de Deus – bem que tentou produzir a bordo sem conseguir resultados satisfatórios.
Foi então que, na década de 1790, o já conhecido cervejeiro londrino George Hodgson, da Bow Brewery, teve uma ideia brilhante. Ele fez 4 modificações que tornariam as Pale Ales robustas o suficiente para o desafio:
  • Aumento do teor alcóolico, tornando a bebida menos apta a contaminações
  • Doses extras de lúpulo, que além do aroma e amargor age como um conservante natural
  • Adição de açúcar nos barris de madeira, mantendo a fermentação ativa por mais tempo e dificultando a entrada de outros microrganismos
  • Dry-hopping, que consiste em uma nova adição do lúpulo “a frio” durante a maturação

Ergam seus copos pois a nova Pale Ale da India chegou em excelente forma: seca, frutada, amarga e alcóolica! 

(Fonte: The Brew Master’s Table – Garret Oliver)

 

 O estilo IPA
Além da alta  lupulagem, a cerveja também é mais alcoólica que as Pale Ale e, como resultado temos uma cerveja encorpada, mais amarga, coloração variando do dourado médio até o cobre avermelhado e com aroma de lúpulo bastante definido e fresco. Como dizem os apaixonados pelo estilo, “quanto mais amarga, melhor”!




 O IPA Day
A onda das IPAs nos Estados Unidos, assim como o renascimento das cervejas artesanais, tem suas origens na Califórnia. O estilo ficou tão importante que, em 2011, surgiu o International IPA Day. Todo ano, fãs de cerveja, cervejeiros e blogueiros celebram nesse dia o que se considera o principal estilo de cerveja artesanal. Desde 2012, a Academia de Ideias Cervejeiras realiza em Ribeirão Preto a versão brasileira da festa, o IPA Day Brasil. O dia mais amargo e a festa cervejeira mais esperada do ano já tem data marcada. O IPA Day Brasil 2014 acontecerá no dia 30 de agosto em Ribeirão Preto, SP. A cerveja artesanal brasileira estará muito bem representada nessa festa que reúne os amantes do estilo IPA. Serão aproximadamente 6.000 litros com as 32 melhores IPAs do Brasil.  




As cervejarias nacionais que já confirmaram presença no IPA Day Brasil 2014 são: Backer, Bodebrown, Burgman, Cevada Pura, Colorado, Dama Bier, Dortmund, Invicta, Júpiter, Noi, Seasons, Ópera, Suméria, Tupiniquim, Urbana e Way.


 
 
 

 
 
 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário