sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O ESTILO AMERICAN INDIA PALE ALE SEGUNDO O BJCP

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves


O BJCP (Beer Judge Certification Program) define as diretrizes de estilo para cerveja. Nesse guia podemos encontrar todos os estilos conhecidos até hoje, analisando a cerveja sob todos os aspectos: cor, aroma, sabor, corpo, densidade, teor alcoólico e muito mais.

American IPA

IPA Americana

Aroma: Proeminente a intenso aroma de lúpulo com caráter cítrico, floral, como perfume, resinoso, como pinho e/ou frutado derivado dos lúpulos americanos. Muitas versões passam por dry-hopping e podem ter aroma gramínio adicional, ainda que não seja requerido. Um dulçor limpo de malte pode ser encontrado em segundo plano, mas deve ser em menor nível do que nos exemplos ingleses. Frutosidade, proveniente dos ésteres ou do lúpulo, pode também ser detectada em algumas versões, ainda que um caráter neutro de fermentação também seja aceitável. Algum álcool pode ser notado.

Aparência: A cor varia de dourado médio até cobre avermelhado médio; algumas versões podem ter tons alaranjados. Deve ser límpida, embora algumas versões não filtradas que passam por dry-hopping possam ser um tanto turvas. Boa retenção de colarinho de cor branco a quase branco que deve persistir.

Sabor: Sabor de lúpulo de médio a alto, que deve refletir caráter de lúpulos americanos com aspectos cítricos, florais, resinosos, como pinho ou frutados. Amargor de lúpulo de médio-alto a muito alto, ainda que com um bom suporte de maltes que equilibram com a quantidade de lúpulos. O sabor de malte deve ser de baixo a médio e é, geralmente, limpo e com dulçor maltoso, embora sabores de caramelo ou tostado sejam aceitáveis em níveis baixos. Sem diacetil. Um frutado leve é aceito, mas não necessário. O amargor pode persistir no retrogosto, mas não deve ser áspero. Final de médio-seco a seco. Algum sabor limpo de álcool pode ser notado em algumas versões mais fortes. Carvalho é inapropriado neste estilo. Pode ser levemente sulfuroso, mas a maioria dos exemplos não exibe este caráter.

Sensação na Boca Macia, com corpo de médio-leve a médio-cheio sem a adstringência derivada do lúpulo, ainda que uma carbonatação de moderada a médio-alta possa combinar para causar uma sensação geral seca na presença do dulçor do malte. Um suave calor alcoólico pode e deve ser percebido nas versões mais fortes (mas não em todas). O corpo é geralmente menor do que nas contrapartes inglesas.

Impressão Geral: Uma American Pale Ale moderadamente forte e decididamente lupulada e amarga.

História: Uma versão americana do histórico estilo inglês, produzida com ingredientes e atitude americanos.

Ingredientes: Malte pale ale (bem modificado e adequado para infusão simples); Lúpulos americanos. Levedura americana que pode prover um perfil limpo ou levemente frutado. Geralmente puro malte, mas com infusão em temperaturas mais baixas para obter maior atenuação. O caráter da água varia de mole até moderado em sulfatos. Versões com notável caráter de centeio ("RyePA") devem ser inscritas na categoria Specialty Beer (23).

Estatísticas: OG: 1,056 – 1,075

IBUs: 40 – 70 FG: 1,010 – 1,018

SRM: 6 – 15 ABV: 5,5 – 7,5%
 
OG – Original Gravity: Densidade Original. Medida da densidade do mostoantes da fermentação, que varia com a quantidade de açúcares em solução.

IBU – International Bittering Units: Unidades Internacionais de Amargor. Escala referente ao amargor do lúpulo.

FG – Final Gravity: Densidade Final. Medida da densidade do mosto fermentado. A relação entra a OG e a FG ajuda a estimar o teor alcoólico da cerveja final.

SRM – Standard Reference Method: Método Padrão de Referência, relativo à cor da cerveja, sendo valores mais baixos para cores mais claras e valores mais altos para cores mais escuras.

ABV – Alcohol by Volume: Volume de álcool por volume total de líquido (álc./vol.). Expressa o teor alcoólico.
 
CERVEJAS PRODUZIDAS:

·         Mula American IPA

·         Bier Hoff American IPA

·         Way Die Fizzy Yellow Amerian IPA

·         Bodebrown Cacau IPA

·         Eisenbahn Frosty Biso American IPA
 
      ·         Magnus American IPA






 
 
 
 

 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário