terça-feira, 9 de setembro de 2014

CONHECENDO O BEER SOMMELIER

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves


O Sommelier de Cerveja é um profissional especializado em cerveja. O Beer Sommelier como é chamado tem conhecimento sobre história da cerveja,  estilos de cerveja, ingredientes, copos ideais, serviço de cerveja, temperatura ideal para cada estilo, degustação e harmonização com cerveja e curiosidades sobre o mundo da cerveja. No Brasil existem bons cursos que preparam esses profissionais para um crescente mercado nacional. Com esses cursos o profissional estará disseminando a cultura cervejeira atuando em bares, restaurantes, hotéis, conquistando novos consumidores em busca de novos aromas e sabores. Também tem atuação em distribuidoras, produtoras e importadoras de cerveja em diversas áreas, como logística, comunicação e  comercialização.

O que faz um  Beer Sommelier capacitado?


Apresenta diferentes estilos de cerveja, descrevendo suas características sensoriais e interpretando seus rótulos, com objetivo de tornar mais fácil a escolha do cliente.

Orienta o armazenamento e o serviço adequado dos diferentes estilos de cerveja, para preservar seus atributos positivos e evitar os negativos.

Orienta o consumo responsável baseando-se no princípio beba menos, beba melhor, para agregar valor ao consumo da bebida e evitar danos pessoais e sociais.

Comunica corretamente os diferentes estilos de cerveja aos consumidores, reconhecendo as ocasiões de consumo no intuito de disseminar a cultura cervejeira, lembrando que cada consumidor é único em gosto e escolhas.

Recomenda harmonizações adequadas dos diferentes estilos de cerveja com produções gastronômicas, considerando conceitos de harmonização e preferências do cliente, a fim de valorizar tanto a cerveja quanto a comida.

Seleciona e descreve cervejas que possam compor cartas adequadas aos estabelecimentos a que se destinam, como bares, restaurantes, hotéis e eventos.

Orienta a compra de rótulos para o estabelecimento comercial onde atua.










Nenhum comentário:

Postar um comentário