quinta-feira, 5 de junho de 2014

RANZ BIER, A CERVEJA DE LUMIAR - NOVA FRIBURGO- RJ

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves




No dia do meio ambiente, dia 5 de junho, nada mais justo do que reverenciar a natureza que nos oferece da forma mais pura a água de belas cachoeiras, a fertilidade do solo que nos dá frutas, verduras, legumes, cereais, maltes, lúpulos... Nesse dia do meio ambiente, vamos falar de uma região que apesar de já encontrarmos problemas de poluição, de desmatamento e outras formas de agressão a natureza, ainda nos propicia bons momentos junto à natureza.


Lumiar e São Pedro da Serra estão localizados na serra fluminense a aproximadamente 700 metros de altitude no município de Nova Friburgo. Situam-se próximo à Mata Atlântica de Macaé de Cima onde nasce o rio Macaé  que corta o município de Macaé. Este rio nos propicia o surgimento de grande parte das cachoeiras da região através dos vários declives nele localizados.  Assim, a tranqüilidade das vilas da região de colonização suíça, o clima agradável, as matas e as cachoeiras são os ingredientes mais que atrativos para quem gosta de apreciar a natureza.

E nesse cenário agradável, na pequena vila de Lumiar, encontramos a Ranz Bier. As cervejas Ranz Bier são elaboradas com métodos artesanais e utilizam maltes, lúpulos e leveduras importados de qualidade superior e água pura de Lumiar. Isentas de aditivos químicos, não são filtradas nem pasteurizadas, e passam pelo processo de refermentação na garrafa (Cerveja viva).


CERVEJAS PRODUZIDAS:
Ranz Bier Witbier é uma cerveja clara de alta fermentação, à base de trigo, originária da Bélgica. Refrescante e ligeiramente cítrica, é temperada com casca de laranja e especiarias.

Ranz Bier Tarja preta é uma cerveja doce na medida certa, encorpada, com o álcool presente, mas perfeitamente inserido, com espuma de Stout e corpo de Weiss. Conforme aquece, o torrado aparece mais.

Ranz Bier Brown Ale é uma cerveja bem lupulada, de ótimo aroma e um paladar excelente. A coloração destoa um pouco do estilo Brown Ale, o que não desmerece nem um pouco a cerveja.

- Ranz Bier Grand Cru: Cerveja criada especialmente para este inverno, foi inspirada nas "Flanders Red Ales" belgas, que geralmente são envelhecidas por longos períodos em barris de carvalho utilizados anteriormente para envelhecer vinho, adquirindo um sabor residual. Nossa versão passou por uma segunda fermentação com adição de suco de uvas 100% fruta, para incrementar uma leve acidez, adstringência e aroma característicos, tem cor vermelha, sabor maltado e amargor discreto.
(6,2%álc - 15 IBU'S)

- Ranz Bier Cara Pálida: Cerveja clara de alta fermentação, puro malte, tipo Pale Ale. Tem marcante presença de lúpulos no sabor e aroma, que lhe confere um toque cítrico, combinando amargor característico e drinkability. (5,2% - 26 IBU`S) .

- Ranz Bier Tripa Seca: Versão mais lupulada da tripel.

- Ranz Bier Pico de Jaca: Esta é de amargar! Representante do estilo IPA, foi elaborada com lúpulos em quantidades maciças, deixando a cerveja muito refrescante e com amargor firme e persistente. (5,2% álc - 42 IBU's).

- Ranz Bier Tripel: Cerveja clara, tipicamente belga, de aroma frutado. Tem sabor leve e adocicado, equilibrando a presença do álcool. Potente, mas com aparência inocente. Campeã de vendas e em derrubar os desavisados.
(8,5%ál - 26 IBU'S)


As cervejas Ranz Bier são encontradas no Ninho do Guaxo em Lumiar. Fica a dica!!!




ACESSE TAMBÉM A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NO INSTAGRAM E CURTA!!!

www.facebook.com/CervejasArtesanaisdoBrasil

@cervejasartesanaisdobrasil 



2 comentários:

  1. Podia pelo menos ter dado o crédito das fotos da Brown e da Tarja, né.. mas tá valendo.

    ResponderExcluir