terça-feira, 3 de junho de 2014

HARMONIZANDO AS CERVEJAS ESPECIAIS COM A GASTRONOMIA PARANAENSE

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves
 
A gastronomia paranaense é uma influencia direta dos povos que já habitavam a região (os índios coletores de pinhão) como, principalmente, dos povos que chegaram para desbravar o início da região sul do país.

Até hoje o pinhão incorpora-se aos hábitos alimentares dos paranaenses, associados às festas juninas ou aos costumes do homem do campo como a sapecada, a paçoca ou ainda em saborosos pratos servidos em sofisticados restaurantes: croquetes, sopas, aperitivos, suflês e panquecas de pinhão. É ainda de influência indígena na gastronomia, o conhecimento das frutas e raízes nativas, o preparo do milho e da mandioca na confecção das farinhas, do cuscuz, pamonhas e bijus, na pesca e na caça com a carne "moqueada" que é assada em buracos aquecidos.

De influência portuguesa, o Barreado originário dos sítios dos pescadores. O Barreado é um prato típico das cidades litorâneas do Paraná como nos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Morretes e Paranaguá.

A gastronomia também sofreu influência das "andanças" dos tropeiros que assimilavam certos tipos de comidas disseminando-as por onde passavam. Desta maneira, as cidades nascidas de antigos "pousos" como a Lapa, Castro e Tibagi cultivam ainda hoje saborosos pratos como a Quirera Lapiana, o Virado de Feijão, o Arroz Tropeiro, o Castropeiro e a Paçoca de Pinhão com Charque.

Com os movimentos migratórios e imigratórios, os paranaenses incorporavam hábitos alimentares dos novos habitantes notadamente alemães, italianos, poloneses, ucranianos dos quais o costume de conservar a carne de porco imersa na banha, o uso da quirera de milho amarelo, o boi, o porco e o carneiro, assados inteiros no rolete.

Para harmonizar cervejas artesanais com essa fartura de pratos e petiscos, nada mais justo do que privilegiar as cervejas locais.

Cervejarias do Paraná:

·         Cervejaria Bier Hoff (Cervejaria CNS) (Curitiba)

·         Cervejaria Blondine Microbrewery (Curitiba)

·         Cervejaria Bodebrown (Curitiba)

·         Cervejaria Curitiba (Curitiba)

·         Cervejaria Donawer (Foz do Iguaçú)

·         Cervejaria Insana (Palmas)

·         Cervejaria Klein Bier (Campo Largo)

·         Cervejaria Morada e Cia Etílica (Curitiba)

·         Cervejaria Way Bier (Pinhais)

·         Cervejaria Wensky Beer (Araucária)

·         Cervejaria GaudenBier

·        Cervejaria Porto de Cima (Morretes/Porto de Cima)

 

Um pouco da gastronomia paranaense:

Entrada:

·         Bolinho de feijão: Dunkel, Pale Ale, IPA

·         Bolinho de mandioca com queijo: Pilsen, Weiss, pale Ale

·         Bolinho de tilápia: Weizen, Munich Dunkel

·         Camarão à  milanesa: Pilsen, Witbier, Helles, Saison

Pratos típicos:

·         Barreado: Porter, Brown Ale, IPA

·         Paçoca de carne com pinhão: Pale Ale, Brown Ale, Red Ale, IPA

·         Pintado na telha:Pilsen, Kolsch

·         Porco ao rolete: Weiss, Vienna, Kolsch

·         Carneiro no buraco: Dubbel, Belgian Strong Ale, Brown Ale, Stout

·         Costela assada: Rauchbier

Sobremesas:

·         Bolo de pinhão: Porter, Dunkel, Schwarzbier, Brown Ale

·         Pudim de pinhão: Porter, Brown Ale, Dark Strong Ale, Dunkel

·         Maçãs ao vinho: Dubbel, Fruit Beer, Porter

·         Kutchiá (doce ucraniano com mel, grãos de trigo, amendoim e nozes): Fruit Beer, Doppel Bock, Bock

·         Streichkasestrudel (strudel de requeijão): Weiss, Brown Ale

 

SUGESTÃO DE CARDÁPIO:

ENTRADA:

OPÇÃO 1:  INSANA AMERICAN PALE ALE COM BOLINHO DE FEIJÃO
Cerveja de alta fermentação, tem como destaque sua coloração intensa e seus aromas cítricos provenientes de uma seleção de lúpulos americanos.




OPÇÃO 2: BODEBROWN HOP-WEISS COM BOLINHO DE TILÁPIA

Uma deliciosa e ousada weiss, com dry hopping de amarilo, trazendo maior refrescancia à cerveja. Uma revolucionária cerveja da cervejaria-escola curitibana Bodebrown. Se desgarrando de conceitos e apostando na ousadia, esta Hopfenweiss em primeiro momento causa estranheza, mas logo conquista pelas novas experiências de sensações que proporciona. Apesar de ser uma cerveja de trigo, sua aparência não é turva, mas quase límpida. Seu aroma é de um cítrico frutado, revelando banana. O sabor acompanha o aroma, cítrico com cravo bem no fundo, não sendo caracteristicamente doce como as Weiss normais. 




PRATO PRINCIPAL:

OPÇÃO 1: BIER HOFF IPA COM BARREADO

A BIER HOFF IPA é produzida com maltes tipo cristal e uma mistura de lúpulos ingleses, que lhe confere características frutadas, herbais e florais. A fermentação confere aromas levemente frutados, típicos de alta fermentação.

 
 
OPÇÃO 2: GAUDEN BIER PILSEN COM PINTADO NA TELHA
Cerveja de coloração amarela, clara. Brilhante, possui paladar e aromas de malte e lúpulo, além de baixo teor de amargor. Apresenta colarinho branco e cremoso.
 


 
SOBREMESA:

OPÇÃO 1: GAUDEN BIER HEFE-WEISS COM STREICHKASESTRUDEL

Com uma coloração amarela opaca; espuma espessa com leves bolhas e um aroma bem típico das weiss, logo, aquele cheiro de banana e cravo. Seu gosto é típico ao modelo, com notas de banana, encorpada, porém leve. É bastante saborosa. O sabor permanece do começo ao fim do gole.



OPÇÃO 2:  BIER HOFF NIGRA COM BOLO DE PINHÃO

BIER HOFF NIGRA é uma cerveja do estilo MUNICH DUNKEL, que identifica as cervejas lager escuras. Dunkel significa escuro em Alemão. A BIER HOFF NIGRA é produzida a partir de uma perfeita combinação de maltes importados, entre eles os maltes torrados que lhes conferem um incrível sabor tostado, com notas de café e chocolate.


Nenhum comentário:

Postar um comentário