quarta-feira, 4 de junho de 2014

ONDE BEBER E ONDE COMPRAR CERVEJAS ESPECIAIS NO RIO DE JANEIRO

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

 
Alô galera do Rio de Janeiro, turistas ou visitantes a trabalho! Em matéria divulgada pelo Caderno Rio Show, do jornal O Globo, em 30/05/2014, segue uma lista de estabelecimentos onde encontrar rótulos nacionais e importados dos diferentes estilos das cervejas artesanais. Vale a pena conferir!!!

Loira, morena ou ruiva. A gosto do freguês, os bares de cervejas especiais oferecem rótulos de diferentes partes do mundo, uma verdadeira 'viagem' para o fim de semana. Belgas, alemãs, inglesas,espanholas e nacionais estão na lista. Confira o roteiro e divirta-se:


Antiga Mercearia - Com inúmeros rótulos expostos nas prateleiras da loja na Cobal do Humaitá, o bar relembra as mercearias dos anos 50. As cervejas podem ser degustadas com os produtos a granel como azeitonas gordas e amêndoas, além de croquetes de feijão e carne. Os sanduíches inspirados nos Mercado Municipal de São Paulo vêm nos sabores de mortadela, salaminho com provolone,
carne assada na conserva.                                                    
Rua Humaitá, COBAL Humaitá, dentro da galeria.



Bier en Cultuur - Localizada numa galeria em Ipanema, a casa conta com 194 rótulos de cerveja nacionais e importadas. Um dos atrativos do salão é a mesa com quase dez metros de comprimento, com 16 cadeiras, que promovem a interação dos cervejeiros. Para comer, empanadas chilenas, linguiça catalán e mostarda, queijo grana padano com melado e mix de nuts.                            
Rua Maria Quitéria 77, loja 222, Ipanema, Galeria Quartier.




Boteco Colarinho - O botequim do polo de bares da Nelson Mandela, em Botafogo, tem como carros-chefes os petiscos, sanduíches e a variedade de cervejas nacionais, como a Colorado e Mistura Clássica, além de estrangeiras, como a alemã Eisenbahn.                                                                                 
Rua Nelson Mandela, 100, Botafogo, próximo ao metrô de Botafogo.





Botto Bar - Com nada mais, nada menos que 20 torneiras de chope, selecionadas pelo mestre cervejeiro Leonardo Botto e seus sócios, traz rótulos nacionais e importados. Entre eles, as belgas Carolus Hopsinjoor, Delirium Tremens, e as brasucas Eisenbahn Pilsen e Noi.                                             
 Rua Barão de Iguatemi, 205. Praça da Bandeira





Brewteco - O bar na badalada Dias Ferreira é ponto certeiro de cariocas que adoram um botequim típico sem abrir mão de rótulos mais elaborados. São mais de 25 opções de cervejas de paladar sofisticadíssimo, que se contrastam com garrafas de Fogo Paulista e Velho Barreiro.                                            
 Rua Dias Ferreira 420, Leblon





Delirium Café - A casa é a primeira filial das Américas do restaurante belga, que funciona em Bruxelas desde 2004 e entrou para o Guinness Book como a casa com a maior carta de cervejas do mundo, com dois mil rótulos. Já a filial brasileira, em Ipanema, oferece cerca de 300 marcas de diversas partes do globo.                                                                                                                
Rua Barão da Torre 183, Ipanema





Garrafeiro Informal - As cervejas de garrafa são o forte da casa, ente nacionais e importadas. Destaque para as belgas Leffe Blonde, Leffe Brown e Hoegaarden; para a alemã Franziskaner hell; a uruguaia Norteña; e a argentina Quilmes. Das nacionais, destaque para a Caracú.                                           
Rua Barão da Torre 348, Ipanema





Jeffrey - A loja tem rótulo próprio que chegou no mercado antes mesmo de abrirem o salão no Leblon. A Jeffrey Niña — têm insumos que vêm da América, com fermento da Bélgica e o limão da Espanha. A fábrica aparente é uma atração à parte.  
Rua Tubira 8, Leblon





Herr Pfeffer - A filial mais jovem da Adega do Pimenta, foi inaugurada em março de 2002, no Leblon. As diabólicas Satan, Belzebuth e Lúcifer, ou as de chocolate, como a Youngs Double Chocolate, são pedidas em mesas longas, para brincadeiras.                                                                                             
Rua Conde de Bernadotte 26, Leblon





Herr Brauer - Com mais de 80 rótulos nas prateleiras, a casa no Flamengo possui cervejas belgas, canadenses, australianas, argentinas, espanholas, tchecas e inglesas. Entre as nacionais, destaque para a linha diversificada da Eisenbahn, que traz até uma cerveja lust, produzida com o mesmo método de uma champanhe.                                                                                            
 Rua Barão do Flamengo 35, Flamengo





Lapa Café - Instalado num casarão de 1902, o bar é decorado com geladeiras antigas, quadros da galeria de arte e o menu de cervejas, com cerca de 400 rótulos. Entre eles, figura o da rara cerveja argentina Beagle, da Patagônia.  
Av. Gomes Freire 453/457, Lapa





Pub Escondido - Com 24 torneiras de chope, o bar privilegia as cervejas premium, artesanais e exclusivas, com forte influência do estilo Indian Pale Ale (IPA) – caracterizadas por ter muito lúpulo, sabor fortemente frutado e maior teor alcoólico. Para comer, quinze hambúrgueres entre os clássicos e gourmets.                                                                                                             
Rua Aires de Saldanha 98, Copacabana






Roshbier - O nome não deixa dúvidas: o forte da casa são as cervejas, com exemplares de 13 países. Assinado pelo chef Nao Hara, o menu traz sugestões de harmonização entre os petiscos e a bebida.                                                 
Av. das Américas 500, Bloco 22 Loja 111, Barra





Sublime Cervejas - A casa oferece 130 rótulos de países como Alemanha, Bélgica Dinamarca e Escócia, entre 50 estilos da bebida. Há pilsen, lager, IPA (Indian Pale Ale), wit, saison e cervejas de guarda.                                         
Rua Senador Vergueiro, 45 - Flamengo





Teto Solar - Inspirado em aconchegantes teatros de Londres, o Teto Solar tem projeto assinado pelos arquitetos Jairo de Sender e Maneco Quinderé. Destaque para a carta de cervejas, com 40 rótulos de diferentes partes do mundo.          
 Rua Paulo Barreto, 110 A, Botafogo
 

 
 
Tempero da Praça - localizado em pleno cenário do Rio Antigo, esse simpático bar e restaurante trabalha com boas variedades de rótulos de cervejas que harmonizam com petiscos e pratos oferecidos na casa. Vale a pena conferir essa opção!
 
Rua barão de Iguatemi, 408 - Praça da Bandeira
 
 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário