terça-feira, 10 de junho de 2014

VISITANDO AS CERVEJARIAS ARTESANAIS DO RIO DE JANEIRO

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves


O Estado do Rio de Janeiro tem boas opções de passeios em suas cervejarias artesanais. Além das cervejarias encontradas na cidade como a Fraga e a Allegra,  além da Noi na vizinha Niterói, outras boas opções de cervejarias ficam a poucas horas de carro da cidade e valem a pena conhecer. Além do passeio, a possibilidade de se hospedar nas cidades e conhecer outros atrativos são ótimas opções para um final de semana. Seguem as nossas sugestões:

ROTEIRO 1: Petrópolis / Teresópolis

Em Petrópolis: Cervejaria Cidade Imperial

Fábrica Fundada em 1997, que persegue rigorosamente a Lei de Pureza Alemã. Fundada por um dos membros da família imperial. A família imperial já cultivava o hábito de apreciar uma boa cerveja, bebida que teria chegado ao Brasil pelas mãos dos monarcas portugueses, em 1808. A partir da década de 1840, quando começaram a chegar à cidade imperial os imigrantes alemães, o lugar foi se convertendo em uma das principais referências no assunto.

Em 1853,  ocorreu a inauguração da Cervejaria Bohemia,   hoje a marca mais antiga do país, considerada um marco histórico.

www.cidadeimperial.com.br


Rua Mosela 1341, Módulo 1 – Mosela

(24) 2220-4800

Período de funcionamento: o ano inteiro

Horário de visitação: agendado previamente, com degustação e visita guiada








 
 
Em Teresópolis: Cervejaria St Gallen
Com clima agradável, 910m de altitude e a apenas 90 km do Rio, a cidade serrana de Teresópolis teve como sua primeira indústria, no ano de 1912, uma pequena cervejaria, dirigida pelo Mestre Alfredo Claussen, descendente de dinamarqueses, responsável pela elaboração da apreciada Cerveja Therezópolis.
Inspirada nesta história de pioneirismo e paixão pela bebida ancestral, foi construída, nesta mesma cidade, a VILA ST.GALLEN: uma vila mágica, com capelinha, rua do comércio, agradáveis restaurantes e uma bela cervejaria, coração desta vila germânica, a CERVEJARIA SANKT GALLEN.
Na CERVEJARIA ST.GALLEN são produzidas Cervejas Especiais, todas Puro Malte, de excelente paladar e aroma, mas além das Cervejas Especiais das linhas THEREZÓPOLIS e ST.GALLEN a cervejaria também produz o Chopp da Estação, em edições sazonais e limitadas, nas quatro estações do ano.
Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166 – Alto, Teresópolis
(21) 2642-1575
Período de funcionamento: o ano inteiro
Horário de visitação: agendado previamente, com degustação e visita guiada




 
 

ROTEIRO 2:  Barra do Piraí / Volta Redonda
Em Barra do Piraí: Cervejaria Roter Brauhof
A Cervejaria Röter Brauhof está instalada no coração do Vale do Café, interior do Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Barra do Piraí, logo após a subida da Serra das Araras. A região está estrategicamente localizada para o atendimento aos clientes do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Além de produzir seus rótulos próprios a Röter realiza parcerias para produção de cervejas personalizadas.
Estrada Mendes, s/n, Km 4 – Barra do Piraí
(24) 2465-7212
Período de funcionamento: o ano inteiro
Horário de visitação: agendado previamente, com degustação e visita guiada


 
 

Em Volta Redonda: Cervejaria Mistura Clássica
A Mistura Clássica é uma cervejaria de Volta Redonda que só fabrica cervejas puro malte. Anexo à fábrica existe um bar que serve as cervejas lá produzidas.
Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, 1904, Vila Mury – Volta Redonda
(24) 3346-2071
Período de funcionamento: o ano inteiro
Horário de visitação: agendado previamente, com degustação e visita guiada




 
 


ROTEIRO 3: Penedo

Cervejaria Penedon

www.cervejariapenedo.com.br

A cervejaria Penedon produz cervejas artesanais desde 2011, sendo exclusivamente vendida em canecas de 340ml no Restaurante Parrilla Penedo, anexo à fábrica. A estrutura de produção conta com uma cozinha de 250 litros e três tanques de fermentação/maturação de 500 litros, que permite uma produção média de 2,500 litros por mês.

Avenida Casa das Pedras, 942 – Penedo

(24) 3351- 2072

Período de funcionamento: o ano inteiro

Horário de visitação: agendado previamente, com degustação e visita guiada


 
 


Cervejaria Casa do Fritz


casus ttelefon dinleA Casa do Fritz em Penedo, RJ, produz uma cerveja especialmente desenvolvida com matéria-prima de alta qualidade e água pura das montanhas da Região das Agulhas Negras, proporcionando sabor  único, cerveja de puro malte.

Avenida das mangueiras, 518, Vila da Gula – Penedo

(24) 3351-1751

Período de funcionamento: o ano inteiro

Horário de visitação: agendado previamente, com degustação e visita guiada





 
 


ROTEIRO 4: Lumiar / Nova Friburgo

Em Lumiar: Cervejaria Ranz Bier

www.facebook.com/RanzBier

Fundado em 01 de Novembro de 2009 por Gustavo Ranzato. A Cervejaria Ranz cujo nome vem da abreviação de seu sobrenome que tem origem italiana, porém sua pronuncia "ranz" também é uma analogia a palavra em alemão (Heinz, que também lê-se Ranz) e confunde alguns apreciadores.
Localizada no Espaço Ninho de Guaxo.

Suas cervejas tem como objetivo usar ingredientes naturais locais de Lumiar e Nova Friburgo como mel de mata atlântica, açúcar mascavo, capim-limão e de não adotar o uso de aditivos e conservantes, deixando-a mais natural possível.
Já tem vários Rótulos: Dunkel, Tripel, Stout, Red Ale, Curinga, Capineira, Orgânica, Tarja Preta.

Rua Sete de Setembro, ao lado da pracinha   – Lumiar

Período de funcionamento: o ano inteiro

Horário de visitação: é só chegar!






 
 


Em Nova Friburgo: Cervejaria Barão Bier


A Cervejaria Barão Bier tem algo a mais em sua história, pois nasceu de um desafio, quando dois amigos iniciaram um curso de cerveja artesanal. O desafio era que um deles estava descrente da possibilidade de se interessar mais pelo assunto, pois não apreciava a bebida. O  outro, entusiasmado, pagou as duas inscrições, deixando claro que ninguém poderia desistir do sonho que ali se iniciava. Nasce então a Barão Bier, que tem como objetivo incentivar o consumo e a produção da cerveja artesanal, trazendo para a Serra Friburguense a mais bela arte de produzir uma boa cerveja, com excelência em qualidade, saborosa, feita com ingredientes altamente selecionados.






 


Em Nova Friburgo: Rock Valley
Com seis tipos de cervejas no mercado que variam no teor alcoólico e sabores, a dupla de amigos Valney Antonio de Oliveira Jr. e Daniel Rocha lançaram em 2012 a Rock Valley Bier. São 4 mil litros produzidos mensalmente que  tem conquistado tanto o mercado de Nova Friburgo como o de Minas Gerais e do Espírito Santo. Eles lançaram no inverno  a '1820', uma edição especial em  homenagem aos 200 anos de Nova  Friburgo. Para identificar toda a linha como friburguense, o logotipo leva a marca do Cão Sentado, importante atração turística da cidade. Duas delas caíram no gosto do público: a Pumpkin Ale - cerveja que leva abóbora e especiarias em sua composição e,  a Imperial Ipa - cerveja que leva em sua composição rapadura e grandes quantidades de malte e lúpulos americanos, com alto teor alcoólico.     




 
 
Em Nova Friburgo: Fribourg Bier

O empresário alemão Julius Arp tinha a intenção de abrir uma fábrica em Nova Friburgo mas, para isso, a concessão da exploração da energia elétrica na cidade deveria ser entregue ao grupo Arp. Diante da resposta negativa do Legislativo Municipal, presidido pelo Coronel Galiano Emilio das Neves Junior, a população saiu às ruas, em 17 de maio de 1911, naquela que ficou conhecida como a noite do Quebra Lampiões, visando destruir todos os lampiões a óleo que ainda iluminavam as vias friburguenses, exigindo a instalação de iluminação elétrica na cidade, o que ocorreu pouco tempo depois, terminando ainda por invadir a Câmara Municipal. A concessão foi entregue a Julius Arp, que inaugurou sua fábrica em 24 de maio de 1911. Inspirada nessa história, a nanocervejaria Fribourg Bier lançou a Fribourg Bier Quebra Lampião, uma Weizenbier bem leve e refrescante, com notas pesadas de cravo e banana.(fonte: Brejas.com.br)


 
Em Nova Friburgo: Braun  Bier
A Cervejaria 'Braün - Braün Bier', também foi lançada em 2009 por Jorge Bräuniger, proprietário do restaurante de culinária alemã 'Bräun & Bräun'. A bebida é distribuída em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. A cerveja tipo pilsen, é categoria Premium e tem o selo de pureza alemã, criado em 1516 pelo duque alemão Guilherme IV. Segundo a lei da pureza, a cerveja deve ser fabricada apenas com água, malte de cevada e lúpulo. A partir desta seleção de ingredientes naturais, a 'Braün - Braün Bier', é uma bebida refrescante e suave, com teores médios de álcool que agrada a todos os paladares. 

Estrada Rio-Friburgo Km 73 MuryShopping - Mury



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário