quarta-feira, 18 de junho de 2014

HARMONIZANDO COM A CULINÁRIA GAÚCHA EM ÉPOCA DE COPA


Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves


Aproveitando os eventos e os turistas que vieram para a Copa do Mundo 2014 no Brasil, vamos conhecer um pouco das arenas e dos pratos típicos de cada região, dando sugestões de harmonização com as cervejas artesanais brasileiras. Uma rica combinação de cultura, gastronomia e esporte!


Arena Beira Rio (Porto Alegre)

A Arena Beira-Rio está localizada às margens do lago Guaíba, e leva o nome como Beira-Rio por um erro que se fez na época, por considerar Guaíba um Rio, quando na verdade é um Lago. O novo Beira-Rio tem capacidade para 50 mil torcedores.

Para curtir os jogos na Arena Beira-Rio e aproveitar o que Porto Alegre tem de bonito para se ver (Mercado Público, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Jardim Botânico etc), vamos aproveitar também para harmonizar um prato típico da culinária gaúcha com ótimas opções de cervejas artesanais produzidas no Estado do Rio Grande do Sul.
 

Receita de Arroz de Carreteiro

Harmoniza com: Dunkel, Doppelbock

Cervejas nacionais: Eisenbahn Dunkel, Therezopolis Ebenholz, Eisenbruck  Dunkel, Rasen Dunkel, Abadessa Emigrator Doppelbock

Ingredientes

1 kg de charque
6 colheres (de sopa) de óleo
3 dentes de alho
1 cebola
2 1/2 xícaras de arroz

Modo de Preparo:
Afervente o charque, trocando uma vez a água. Se o charque for caseiro, basta deixar cinco horas de molho. Se for comprado, deixe-o de molho por uma noite.
Pique o charque em cubos médios e coloque na panela com o óleo para fritar. Se o charque for gordo, coloque menos gordura.
Esmague o alho e pique a cebola. Quando o charque estiver bem dourado, coloque a cebola e o alho picados para fritar. Junte o arroz (o gaúcho campeiro não lava o arroz) e deixe-o fritando um pouco.
Coloque água fervendo até dois dedos acima do arroz. Prove o sal e cozinhe em fogo baixo até o arroz ficar macio.

 

 










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário