quinta-feira, 5 de junho de 2014

HARMONIZANDO CERVEJAS ESPECIAIS COM COMIDA MEXICANA

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves



A culinária mexicana tem como ingredientes principais, além do milho, o feijão e as pimentas e outros produtos indígenas, como o tomate, a abóbora, o abacate, o cacau e a baunilha.

Quando os conquistadores espanhóis chegaram à antiga Cidade do México (Tenochtitlán), descobriram que o povo azteca tinha uma dieta específica: comia pratos baseados em milho como a tortilla mexicana, com algumas ervas, e, geralmente com feijão. Muitas coisas foram levadas para o México pelos conquistadores espanhóis, tais como: cavalos, porcos, gado bovino, galinhas, cabras e outros animais, orégãos, salsa, canela, pimenta e outras especiarias, e ainda vários vegetais e frutos.

Hoje, a culinária mexicana é reflexo da mistura cultural entre índios e espanhóis que resultaram em pratos tão característicos e já conhecidos no mundo todo pelas suas cores, aromas e sabores picantes.

Os pratos tradicionais mexicanos incluem:


A comida mexicana por seus aromas e sabores fortes e picantes harmonizam bem com os estilos IPA, Imperial IPA, Pale Ale,  Smoked Porter e Weiss. As IPAs são perfeitas para tacos, burritos e molcajates. Para o guacamole uma Weiss encorpada. Uma Smoked Porter para um mole (molho a base de chocolate e pimenta). Os estilos Vienna, Amber Larger, Dunkel e Schwarzbier também harmonizam com pratos da culinária mexicana.

 

NOSSA SUGESTÃO DE CARDÁPIO:

ENTRADA: 

OPÇÃO 1:  Edelbrau Pale Ale com Chilli Beans
Tortilla chips, creme de feijão manteiga e carne moída. A Edelbrau Pale Ale é uma cerveja clássica, de origem inglesa. De alta fermentação, é complexa e encorpada. Sua refinada combinação de maltes lhe confere uma coloração acobreada. O sabor e aroma apresentam notas frutadas, características de seus exclusivos lúpulos ingleses, tornando-a uma cerveja marcante.






OPÇÃO 2: Bier Hoff IPA com Nachos

Tortilla chips, queijo nacho derretido e molho salsa. A BIER HOFF IPA é produzida com maltes tipo cristal e uma mistura de lúpulos ingleses, que lhe confere características frutadas, herbais e florais. A fermentação confere aromas levemente frutados, típicos de alta fermentação.


 
 

OPÇÃO 3: Wals Saison de Caipira com Linguiça Flameada
Linguiça calabresa frita flambada na tequila, coberta com cebola e molho pico de galo."Saison" significa "Estação do ano" e demonstra uma cerveja complexa tanto no aroma quanto no sabor, devido à enorme variedade de temperos que lhe são adicionados e lhe conferem características únicas e exclusivas. Esta, por exemplo, conta com a adição de Cana de Açúcar. A Cervejaria Wäls teve a colaboração do Mestre-Cervejeiro Garret Oliver da Brooklyn.
 

 
 

PRATOS MEXICANOS:

OPÇÃO 1: Invicta Imperial IPA com Chimichanga

Tortilla de trigo frita recheada de filé marinado com pimentões coloridos ou carne moída com champignon e azeitonas verdes ou carne seca com catupiry ou camarão com catupiry; acompanha sour cream, guacamole e saladinha.

A Invicta Imperial India Pale Ale é uma cerveja ousada. Mistura o sabor levemente doce dos maltes com o amargor e aroma floral da dosagem generosa de lúpulo.

 
 

OPÇÃO 2: Bamberg Schwarzbier com Enchilada


Tortillas grandes de trigo com filé marinado com pimentões e filé de frango desfiado, cobertas com sour cream e molho salsa; acompanha guacamole, chilli beans, pico de galo e porção de tortilla chips.


É uma cerveja preta tradicional da região de Thuringen e da Franconia, na Alemanha. Tem aroma e sabor de café e chocolate provenientes do malte, o lúpulo não tem predominância nesta cerveja, porém possui uma discreta nota de lúpulos nobres do sul da Alemanha. Apesar de ser uma cerveja preta ela é relativamente leve e fácil de beber podendo ser consumida qualquer época do ano.


 

 

OPÇÃO 3: Bierland Vienna com Peixe Vera Cruz

Filé de peixe com molho a base de tomate, pimenta jalapeño, pimentões coloridos, milho verde, azeitonas verdes, orégano, alcaparras, salsinha e limão. Acompanha batatas cozidas no azeite de ervas.

A cerveja do estilo Vienna foi fabricada pela primeira vez na Áustria, foi desenvolvida em 1841 por Anton Dreher. É uma cerveja de baixa fermentação. Apesar de ser um tradicional estilo possui poucos representantes atuais no mercado. A Bierland Vienna possui três tipos de malte de cevada, que lhe conferem uma coloração avermelhada, o aroma remete a tons florais e cítricos vindo dos três tipos de lúpulo utilizados, além de leves notas adocicadas sugerindo caramelo, vindas do malte. Seu sabor apresenta boa presença de malte no inicio, remetendo a leves notas adocicadas e que recebe em seguida generosa porção de lúpulo, trazendo agradável e persistente amargor

 
 

SOBREMESAS

OPÇÃO 1: Baden Baden Weiss com Flautas Doces


Rolinho de tortilla de trigo frito recheado de banana com Nutella.


Ingredientes criteriosamente selecionados, uma cerveja tipo Weiss, típica do sul da Alemanha com grãos de malte de cevada e trigo de alta fermentação. Não filtrada, refrescante e com notas de cravo e banana. Esta cerveja Weiss segue rigorosamente a Lei da Pureza da Baviera de 1516


 

OPÇÃO 2:  Eisenbahn Dunkel com Crunch de Maçã


Maçã caramelada, croutons de mel e canela, chantilly, calda de chocolate.


Cerveja do tipo Lager, de baixa fermentação, a Eisenbahn Dunkel leva em sua receita cinco tipos diferentes de maltes importados. O resultado é uma cerveja marcante, com um aroma incomparável que apresenta notas de torrefação e de café.





Nenhum comentário:

Postar um comentário