segunda-feira, 9 de junho de 2014

ROTEIRO DE CERVEJAS ESPECIAIS NO RIO ANTIGO – PRAÇA DA BANDEIRA

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves


A cidade do Rio de Janeiro ainda guarda uma parte arquitetônica preservada em alguns bairros da cidade onde o progresso foi modificando rapidamente sua paisagem. É nesse contexto que descobrimos a Rua Barão de Iguatemi, na Praça da Bandeira. Nessa rua esquecida da Praça da Bandeira tivemos a oportunidade de conhecer três recantos da gastronomia carioca onde é possível harmonizar com cervejas especiais, tanto os rótulos nacionais como os rótulos importados.

Começamos o nosso roteiro pelo número 205 da Rua Barão de Iguatemi. Lá se encontra o Botto Bar. Um casarão de esquina, na entrada de uma simpática e pacata vila, com uma decoração simples e aconchegante. Como fomos na semana anterior à Copa 2014 no Brasil, o teto estava decorado com bandeiras de vários países. Nas paredes de tijolos toda a cultura cervejeira exposta na forma de quadros, cartazes e banners. Todas as mesas são decoradas com a tabela periódica da cerveja. No Botto Bar existem, nada menos que, 20 torneiras de chopp artesanal (on taps), selecionados pelo mestre cervejeiro Leonardo Botto. O cardápio traz desde o couvert com pão de cevada, passando por pastéis, batata frita turbinada, salsichas, bolinho de carne alemão, fish and chips e por aí vai. Muitas opções de harmonização, que na dúvida a simpática equipe de garçons e garçonetes te orienta na melhor escolha.






 

 
Mais a frente, na Rua Barão de Iguatemi, outras duas preciosidades. O Aconchego Carioca e o Bar da Frente, que neste ano de 2014 foi o vencedor da Comida di Buteco 2014, com o porquinho de kimono.  Bom, vamos começar com o Bar da Frente. Dos três estabelecimentos é o menor e o mais simples dos três, mas isso não diminui em nada a qualidade do serviço e a simpatia dos garçons. Se as mesas estiverem todas ocupadas, o que não é difícel acontecer, não tem problema! Os garçons levam cadeiras para a calçada e você continua sendo atendido com a mesma rapidez e simpatia. Mas, é claro que, com o calor de verão do Rio de Janeiro, deve ser um pouco sufocante. Como fomos numa agradável noite de outono, ficamos numa boa. Diferentemente do Botto Bar que só serve as cervejas on tap (chopp), o Bar da Frente já vende as cervejas artesanais em garrafa. Além do porquinho de kimono que ganhou o concurso da Comida di Buteco de 2014, um outro petisco famoso é o bolinho de arroz de puta. Com o nome oficial de arroz-de-puta-rica, mistura o arroz com carne seca, lingüiça, palmito, carne, frango. Tudo isso bem “fritinho” e bem sequinho. O molho de mostarda e caramelo, além da pimenta da casa, acentuam o sabor desse quitute carioca. Tudo isso, é claro, harmonizando com uma boa cerveja artesanal.
O Bar da Frente está localizado no antigo local ocupado pelo seu vizinho da frente, o Aconchego Carioca. O Bar da Frente herdou mais que o endereço do Aconchego. Ficou, por exemplo, com a famosa geladeira de cerveja, ainda posicionada no mesmo e estratégico lugar, a porta do bar, como uma vitrine.




 
O Aconchego Carioca fica em um casarão bem mais espaçoso que os dois anteriores, muito bem preservado e decorado. E continuam lá as redes penduradas no teto, os quadros de cervejarias e de artistas nordestinos. Possui uma excelente carta de cervejas com quase 200 rótulos. As cervejas aparecem agrupadas por estilo, o que facilita a vida dos não iniciados, mas cria dificuldades para quem quer achar uma determinada marca por ordem alfabética, mas nada que uma ajuda simpática não resolva. O cardápio é de dar água na boca. Muitas opções de bolinho fritos, sendo o bolinho de feijão o mais famoso e o mais pedido, mas com outras possibilidades gastronômicas que harmonizam perfeitamente com a carta de cervejas oferecida.





Tempero da Praça - localizado em pleno cenário do Rio Antigo, esse simpático bar e restaurante trabalha com boas variedades de rótulos de cervejas que harmonizam com petiscos e pratos oferecidos na casa. Vale a pena conferir essa opção!
 
 
Anotem os endereços:

Botto Bar - Rua Barão de Iguatemi, 205, Praça da Bandeira - RJ

Bar da Frente - Rua Barão de Iguatemi, 388, Praça da Bandeira - RJ

Aconchego Carioca - Rua Barão de Iguatemi, 379, Praça da Bandeira - RJ

Tempero da Praça - Rua Barão de Iguatemi, 408 - Praça da Bandeira - RJ

E lembrem-se! Se beber não dirija! A  Rua Barão de Iguatemi é uma rua por onde passam táxis toda a hora. É só esperar!!!
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário