Google+ Badge

quarta-feira, 18 de junho de 2014

HARMONIZANDO COM A CULINÁRIA PARANAENSE EM ÉPOCA DE COPA

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

Aproveitando os eventos e os turistas que vieram para a Copa do Mundo 2014 no Brasil, vamos conhecer um pouco das arenas e dos pratos típicos de cada região, dando sugestões de harmonização com as cervejas artesanais brasileiras. Uma rica combinação de cultura, gastronomia e esporte!



Arena da Baixada (Curitiba)

O Estádio Joaquim Américo Guimarães é o estádio do Clube Atlético Paranaense (CAP), localizado em Curitiba, é conhecido como Arena da Baixada para o Mundial de Futebol 2014. Localizado no bairro do Água Verde, tem como forte diferencial sua localização, próximo ao centro da capital paranaense. Com a ampliação de capacidade, de modo a atender os padrões exigidos pela FIFA,  passou a ter mais de 43.000 lugares.
 
 

Receita de Barreado

Harmoniza com: Porter, Brown Ale, IPA

Cervejas nacionais: Demoiselle Colorado Porter, St Gallen Stout  Porter, Opa Bier Porter, Amazon IPA, Falke Bier Estrada Real IPA, Klein Brown Ale

Ingredientes

2 kg de maminha, alcatra ou patinho
1/2 colher (chá) de cominho
1/2 colher (chá) de pimenta do reino
1/2 colher (sopa) de sal
2 colheres (sopa) de vinagre
3 tomates grandes picados
3 cebolas grandes picadas
6 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de salsa picada
2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
2 folhas de louro cortadas em pedaços
2 xícaras de toucinho defumado cortado em cubos pequenos
1/2 xícara de água
Farinha de trigo ou de mandioca e água para vedar a panela

Modo de Preparo:
Comece a preparar o barreado na tarde do dia anterior. Limpe a carne, corte em cubos com 3 cm de lado, coloque em uma tigela, tempere com cominho, pimenta do reino, sal, vinagre e reserve.
Em outra tigela, junte tomates, cebolas, alho, salsa, cebolinha, louro e misture bem.
Em um caldeirão ou uma panela grande com tampa que feche bem, coloque camadas alternadas de carne, tempero, toucinho, tempero, carne, tempero, toucinho, tempero e assim por diante.
Acrescente a água, vede a panela com a massa feita com a farinha e a água e deixe descansar por 1 a 2 horas.
Leve a panela ao fogo brando, cozinhe por cerca de 4 horas (se durante o cozimento escapar vapor por alguma fresta, use mais um pouco da massa para refazer a vedação), tire do fogo e deixe a panela fechada durante a noite.
No dia seguinte, remova a massa da tampa com ajuda de uma faca, leve a panela ao fogo somente para aquecer e, enquanto isto, com uma concha, amasse um pouco a carne antes de servir.
 
 

 





 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário