sexta-feira, 22 de novembro de 2013

CERVEJAS ARTESANAIS E COMIDINHAS

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves



Até agora fomos postando informações que conseguimos reunir sobre as cervejas artesanais brasileiras, mas ainda faltam algumas que descobrimos recentemente em nossa pesquisa, que postaremos em breve. Nessas pesquisas, encontramos muitas matérias falando de harmonização das cervejas artesanais. E, agora, fizemos esse pequeno resumo para quem, assim como nós, está descobrindo esse mundo fantástico das cervejas artesanais, sabores e aromas até então não experimentados com as cervejas industrializadas.
Vamos, então, à harmonização das cervejas artesanais:
Weiss/Witbier - uma sopa delicada, um prato de massa ou um queijo não muito intenso podem constituir-se como uma boa opção. Vegetais grelhados e frango. São ainda boas escolhas para algumas sobremesas: uma Hefeweizen com um banana split ou uma witbier com uma torta de laranja serão sempre boas opções. Sobremesas com limão fazem realçar as características a citrinos e a especiarias destas cervejas. E, a pedida preferida para essas cervejas artesanais são os pratos típicos alemães.
Fruit Beer - as cervejas de fruta vão bem com saladas verdes ou saladas de fruta e outras sobremesas que contenham frutas na sua composição.
Porter/Dry Stout - de aspecto escuro, teor alcoólico médio, notas a cereais torrados e, por vezes, café e caramelo, as Porter e a maior parte das Stout  são cervejas com forte presença e excelentes para acompanhar marisco, ostras e guisados de carne. Combina também com queijos fortes e salgados, como um bom cheddar ou um blue ou ainda com sobremesas à base de chocolate. Em Inglaterra, é costume fazerem-se panquecas com stout, substituindo parte da água utilizada na sua confecção por cerveja.





Imperial Stout/Sweet Stout - Estes estilos combinam na perfeição com sobremesas, em particular aquelas que contêm chocolate, já que isso faz destacar as características intrínsecas destas cervejas. Uns morangos cobertos com chocolate ou mesmo um fondue de chocolate são excelentes pedidas.
Pilsener - são excelentes para refrescar e para acompanhar pratos picantes, comida oriental ou pratos de entrada. Combina com carnes, aves, peixes e frutos do mar.
Bock - perfeita com umas salsichas com mostarda, goulash, e, ainda magníficas para acompanhar algumas sobremesas.
Trapistas - consideradas as rainhas das cervejas, boa opção para pratos de carnes vermelhas e tenras, aves, marisco e caça.
Bitter/IPA/Pale Ale – acompanha bem mariscos, vitela, peixe grelhado e carnes de caça.
Dubbel/Tripel - cervejas fortes, encorpadas e com um teor alcoólico elevado, podem ser servidas como um digestivo após a refeição ou a acompanhar a sobremesa. Acompanham na perfeição um sem número de queijos, assim como carnes de vitela, perú, pato e coelho.
Schwarzbier - escura, leve e ligeiramente encorpada, emparelha bem com massas, pizzas, queijos salgados e enchidos frios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário