sexta-feira, 31 de outubro de 2014

CERVEJARIA BODEBROWN LANÇA 2a CERVEJA DA SÉRIE ENVELHECIDA

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves


A segunda cerveja da série Wood Aged da Bodebrown, que traz versões envelhecidas em madeira e com grande potencial de guarda, chega ao mercado em dezembro. Trata-se da Wee Heavy Wood Aged Series, uma edição comemorativa da primeira cerveja produzida pela fábrica curitibana. A pré-venda poderá ser realizada a partir desta segunda-feira (4/11) pelo site da fábrica (www.bodebrown.com.br). A Wee Heavy completa cinco anos de lançamento. Nesta edição limitada, ela passou seis meses em dornas de madeira nacional Amburana, da cachaçaria gaúcha Weber Haus. Serão apenas três mil garrafas, safradas e numeradas, criando um item de colecionador ideal como presente de Natal.

“Unimos a alma de uma cerveja tradicional da Escócia, com malte daquele país do tipo Peat, ao envelhecimento em madeira brasileira, utilizando uma dorna (espécie de barrica com capacidade para 750 litros) de cachaça”, explica o cervejeiro Samuel Cavalcanti, que fundou a empresa ao lado do irmão, Paulo. A Wee Heavy, além de ser a primeira cerveja da Bodebrown, foi pioneira do gênero no Brasil ao introduzir o estilo escocês. Esta cerveja já foi exportada para Canadá, França e Austrália, e ganhou diversos prêmios, incluindo duas medalhas de ouro no Mondial de La Bière no Canadá, em 2011 e 1012.
A Wee Heavy leva sete maltes em sua produção, com destaque ao peat-smoked, estilo turfado de malte. Ela ganha também uma levedura tradicional da Escócia, produzida na Califórnia. A cerveja de coloração rubi e fermentação lenta apresenta notas de cereja, frutas vermelhas, especiarias, tâmaras, ameixas e uvas passas. A levedura escocesa combinada com o aroma particular da madeira Amburana, utilizada anteriormente pela cachaça Weber Haus, cria um sabor único. “Esta produção envelhecida renova a experiência sensorial da cerveja com uma viagem por sabores dos dois países”, resume Cavalcanti.

Ao passar pelo processo de envelhecimento nas dornas de Amburana, de 750 ml, a nova versão da cerveja ganha grande potencial para ser guardada e degustada anos depois. “Terá facilmente uma validade de mais de 10 anos, sendo seu consumo ideal a partir de 2018”, informa Cavalcanti. “Por causa do envelhecimento, ela ganha novas propriedades, que modificam o sabor ao longo dos anos, enriquecendo o paladar”.

Este potencial de guarda, característica bem conhecida no mundo dos vinhos, é inovador e amplia a capacidade sensorial da cerveja. A edição especial, safrada e com garrafas numeradas, marca a exclusividade da Wee Heavy Wood Aged Series. Ela poderá ser comprada nas condições de Colecionador e Taça Thistle, tradicional taça escocesa. “Esse mercado de colecionadores de cerveja que vêm surgindo revela o potencial das artesanais”, afirma Cavalcanti.

SÉRIE ENVELHECIDA


A primeira cerveja da série envelhecida em madeira da Bodebrown foi a Double Perigosa Wood Age Series Cabernet Sauvignon 2014. Lançada no mês passado, vendeu toda sua produção de três mil garrafas em poucas semanas. Em sua fase final de elaboração, passou por quatro meses de fermentação e nove em barricas de carvalho francês, utilizadas anteriormente por vinhos da Serra Gaúcha. As cervejas desta série foram criadas pensando num consumo “sem pressa”, como conclui Cavalcanti. “São bebidas que podem ser apreciadas daqui a cinco, dez anos, bastando serem armazenadas em adega, a 12 graus centígrados”, explica. “O ideal é comprar três: uma para se beber este ano, outra em 2019 e a terceira lá em 2024. São cervejas complexas e estruturadas, que vão ganhando sabor com o tempo”.


Fonte: FC Comunicação | Assessoria de Imprensa


CERVEJARIA REINER BIER (TROVENSE) – CONTAGEM (MG)

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves




A Cervejaria Trovense foi fundada em 2007, na cidade mineira de Contagem, próximo à BH. Em 1993, os sócios que trabalharam em empresa produtora de máquinas injetoras e já tinham conhecimento de cervejas artesanais fora do Brasil, montaram uma cervejaria piloto com capacidade de produção de 2.000 litros por mês, em uma época que pouco se falava de cervejas artesanais no Brasil. Mais dois outros sócios se juntaram ao grupo e a capacidade da cervejaria aumentou para 20.000 litros por mês. A Cervejaria Trovense produz as cervejas da marca Reiner Bier e veio contribuir com a divulgação das cervejas artesanais nacionais, conquistando novos consumidores apaixonados. Seguem a escola inglesa.

CERVEJAS PRODUZIDAS:

·         Reiner Bier Blond Ale
·         Reiner Bier ESB
·         Reiner Bier Stout
·         Reiner Bier Chopp Ale

·         Reiner Bier Chopp Claro





quinta-feira, 30 de outubro de 2014

CERVEJARIA LOEB’S BIER – NOVO HAMBURGO (RS)

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves



A Loeb's Bier é uma cerveja que nasceu em 2008, em Novo Hamburgo, RS, como um hobby, produzida em uma escala pequena, apenas para amigos e familiares, mas sempre tendo como princípio a qualidade do produto. Passados alguns meses, a Loeb's Bier já estava aprovada por seus apreciadores.  Em 2013, depois de alguns estudos aprofundados e principalmente através da consulta aos seus consumidores, foi tomada a decisão de aumentar a sua produção.  A Loeb's Bier passa assim a triplicar sua capacidade, mas nunca deixando de lado o principal: produto de alta qualidade, para apreciadores de uma ótima cerveja gourmet. Produzida com malte e lúpulo alemão, fermento belga e água de ótima qualidade.

CERVEJAS PRODUZIDAS:

·         Loeb’s Bier Pilsen Premium
·         Loeb’s Bier Weiss
·         Loeb’s Bier Belgian Blonde Ale
·         Loeb’s Bier Stout
·         Loeb’s Bier Pale Ale

·         Loeb’s Bier Kolsch








AS NOVIDADES DA CERVEJARIA TUPINIQUIM, DE POA

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

CERVEJARIA TUPINIQUIM LANÇA NOVO RÓTULO DA EVIL TWING BREWERING

Aqui o que a Cervejaria Tupiniquim, de POA, publicou em suas redes sociais:
“Mais uma excelente cerveja do nosso amigo Jeppe Jarnit-Bjergsø, dono da Evil Twin Brewing, saindo fresquinha da Cervejaria Tupiniquim. Enjoy it!!!”

Aqui, o que Jeppe, publicou em sua página da Evil Twin Brewwering:
“Great news, our session IPA was bottled today. Sales start next week. Easy Come Easy Go IPA has 4,5% alcohol, light body and loads of citric hops. It is very refreshing and was made thinking about the warm brazilian summer!!! Enjoy it!!!”



CERVEJARIA TUPINIQUIM COMUNICA NOVA COLABORATIVA: EM MATURAÇÃO
A Cervejaria Tupiniquim, de Porto Alegre, comunicou ontem em suas redes sociais que vem lançamento de uma nova colaborativa da cervejaria com a Nøgne Ø ! O estilo? Belgian Quadrupel! Alguém aí ansioso para o lançamento? Veja o que eles publicaram em suas redes sociais:

O Grande Encontro, nome de nossa Belgian Quadrupel colaborativa com a Nøgne Ø e Cervejaria Colorado está em maturação. Parte deste lote será destinado ao envelhecimento em barril de cachaça de melado.

BRASSARIA AMPOLIS REVELA O SEU SEGREDO

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves


A Brassaria Ampolis, do Rio de Janeiro, enfim revelou o seu segredo ontem nas redes sociais. Trata-se do novo rótulo da cervejaria: o Cacildis. Agora são dois rótulos que estarão presentes no Mondial de La Bière Rio, agora em novembro: Biritis e Cacildis!  Vamos lá conferir!!!
Veja o que a Brassaria Ampolis publicou em suas redes sociais:

Nobres amiguis, é com muito orgulho que apresentamos nosso novíssimo diurético: a Cacildis!! A nova Cacildis™ chega para se juntar à Biritis™ e realizar um grande desejo da "família Mussum": levar a todos uma cerveja genuinamente diferenciada, feita artesanalmente, e ao mesmo tempo democrática. Uma Pilsen especial, elaborada com 3 tipos de maltes e 4 tipos de lúpulos para um sabor único e uma qualidade à altura do homenageado. Dourada e refrescante da primeira à última beiçadis e criada pra te fazer sorrir, como o Mussum tantas e tantas vezes fez. Deu sêdis?? Está à venda a partir de AGORA na nossa loja oficial aqui:http://goo.gl/MCn3TW , se pirulita pra lá! E a partir da próxima semana você encontra a Cacildis™ nos pontos de vendis!! Curta pra Cacildis, mas beba com moderação. Saúdis!

Segue o comunicado oficial da Brassaria Ampolis sobre o seu mais novo lançamento!

PARA SE JUNTAR À CERVEJA BIRITIS™, BRASSARIA AMPOLIS LANÇARÁ A CACILDIS™
 No momento em que comemora 1 ano de grande sucesso de sua cerveja de estreia, a Biritis™, a Brassaria Ampolis, cervejaria artesanal carioca fundada por Sandro Gomes (filho do Mussum) com os sócios Diogo Mello e Leonardo Costa, se prepara para lançar seu segundo rótulo, a Cacildis™, que chegará aos pontos de venda no início de novembro.
Trata-se de uma cerveja do estilo pilsen, leve, dourada e refrescante, porém com o mesmo cuidado em oferecer um produto diferenciado como é a Biritis™, artesanal e com ingredientes premium “sempre à altura do homenageado, com a exigência de algo que estou fazendo com todo o carinho em homenagem ao meu pai” afirma Sandro.
A Cacildis™ virá no formato long neck (355ml) e estará disponível nos mais de 600 pontos de venda que já comercializam a Biritis™ em 9 estados – entre redes de supermercados, bares, restaurantes, delicatessens e empórios – além do e-commerce da empresa que funciona emwww.brassariaampolis.com.br e que entrega em todo o Brasil. Preço sugerido: R$8,50 (oito reais e cinquenta centavos).
Serão feitos dois lançamentos nas próximas semanas: no dia 04/11 no Rio de Janeiro, no bar Teto Solar (Botafogo), de Flávio Canetti, e dia 10/11 em São Paulo, no Empório Alto dos Pinheiros (Pinheiros), de Paulo Almeida.
 Saúdis!











NOVA COLABORATIVA DAS CERVEJARIAS COLORADO E NACIONAL: CHUPA-CABRA

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

A nova cerveja colaborativa Chupa Cabra, uma Weizenbock com rapadura na receita... Essa é a mais nova parceria entre Cervejaria Nacional, de São Paulo, e a Cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto, SP.  3 de novembro é a data prometida para conhecermos esse novo lançamento, que promete!!! A novidade é o resultado do trabalho conjunto do mestre cervejeiro Guilherme Hoffmann (Cervejaria Nacional) e Bianca Franzini (Cervejaria Colorado). A dupla preparou 500 litros de uma Weizenbock com rapadura, feita com dry hopping de lúpulo Mandarina. Com 6,5% ABV (teor alcoólico) e 25 IBUs (amargor). Durante o noite do lançamento na Cervejaria Nacional, a Chupa Cabra será servida em sistema de double chope , quem pedir o primeiro ganha o segundo.


Serviço:
Cervejaria Nacional
Horário de funcionamento no dia3 de novembro: das 17h às 0h
Endereço: Av. Pedroso de Morais, 604, Pinheiros
Telefone: 11 4305-9368





terça-feira, 28 de outubro de 2014

NOVIDADES NO MERCADO CERVEJEIRO NACIONAL

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

L.O.C - Lupulomaniaco Obsessivo Compulsivo. Esta semana sai o terceiro lote da India Pale Lager da Cervejaria Benedith, de Uberlândia, MG. Amargor intenso (120 IBUs), 6,8 % de teor alcoólico e dry-hopping de Galaxy+Simcoe+Mosaic. Saúde e caneca cheia !!!!



Vejam o que a Cervejaria Suméria, de Santo André, SP escreveu em suas redes sociais:

“Vem novidade por aí...uma AVELÃ IPA sem igual. Anota aí: No Slowbrew Brasil, dia 01/11 e para comemorar o nosso aniversário de 1 ano, dia 06/12 no Butantan Food Park, no 1º Festival Brasileiro de Cervejarias Ciganas.”


CERVEJARIA LANDEL – CAMPINAS (SP)

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves




Após nossas receitas prontas e testadas na panela, veio a pergunta: Como transformar nossa ideia de viver de cerveja, em realidade? Então, com  imaginação e planejamento compraram uma parte dos equipamentos (tanques de fermentação), remunerando uma cervejaria com um preço de custo, e esta por sua vez receberia uma parte do lucro caso o volume de produção aumentasse, ou seja, a ideia funcionasse. A idéia foi apresentada ao Mestre Cervejeiro Reynaldo Fogagnolli, proprietário da Cervejaria Universitária e, em outubro de 2013 nascia a primeira cervejaria incubada de São Paulo. O símbolo da Landel éo fiel cachorro de um dos fundadores, que sempre acompanhava as brassagens caseiras.

CEREJAS PRODUZIDAS:

·         Session American IPA
·         Dry Hopped German Pils

·         Cadê meu marido? (session IPA com centeio e baunilha colaborativa entre Cervejaria Landel e Tiago Molla Dos Reis)












segunda-feira, 27 de outubro de 2014

CERVEJARIA VOLKSBIER – JOINVILLE (SC)

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves



A Cervejaria Volksbier foi fundada em 2010 na cidade catarinense de Joinville, já famosa por fabricação de cervejas artesanais. Seguem a lei de pureza alemã na fabricação de suas receitas. Anexo à fábrica, existe uma chopperia moderna e aconchegante, com possibilidade de harmonizações e degustações de suas receitas. Os fuscas da Volksbier participam de eventos cervejeiros na cidade e na região e já são marcas inconfundíveis da cervejaria, assim como as suas cervejas.

CERVEJAS PRODUZIDAS:

·         Volksbier Pilsen
·         Volkisbier Lager
·         Volksbier Red Ale
·         Volksbier Weissen

·         Volksbier Stout










EM BREVE, NOVO RÓTULO DA BRASSARIA AMPOLIS - RJ

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

Que o segredo faz parte do negócio e instiga a curiosidade de ávidos consumidores, isso a gente já sabe. E é exatamente esse segredo que está deixando o cenário cervejeiro de Rio de Janeiro curioso e ansioso com o novo rótulo da Brassaria Ampolis, famosa no mercado nacional por produzir a cerveja do Mussum. A cervejaria carioca já tem os estilo consagrado a Biritis Vienna Lager. Estamos aguardando o novo sucesso!!! SAÚDIS! SUCÉSSIS!!!




CERVEJARIA SAMBAQUI – FLORIANÓPOLIS (SC)

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves



Nascida em Dezembro de 2007, em Florianópolis, a Cerveja Sambaqui é produzida de forma artesanal sempre prezando pela qualidade das matérias-primas e inovação na elaboração das receitas. Sua característica é manter as tradições, porém realizar experiências através da utilização de matérias primas regionais, sempre buscando a excelência no sabor da cerveja. Suas receitas são vendidas no Bar com o mesmo nome.

CERVEJAS PRODUZIDAS:

        Sambaqui Blonde Ale
        Sambaqui Weiss
        Lola Lupulina (American IPA)
        Sambaqui Imperial Stout (sazonal)
        Sambaqui Tripel (sazonal)

        Sambaqui Smoked (sazonal)