Google+ Badge

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

LANÇAMENTO OFICIAL DA ROTA DAS CERVEJAS DAS MONTANHAS RJ

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves




As cervejas produzidas na Região Serrana já são oficialmente produto turístico. As cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim resolveram se unir para criar a Rota Cervejeira, um passeio para conhecer o processo de produção da bebida preferida do brasileiro. O circuito interliga 10 micro e grandes cervejarias, além de bares e pubs que produzem a própria bebida e do Museu da Cerveja, que funciona em Petrópolis.  Assim como nas vinícolas do sul do país, já presentes no pacote de viagem do brasileiro, o projeto tem apoio do Ministério do Turismo. “A qualidade e o sabor de inúmeras cervejarias artesanais brasileiras ganharam fama e prestígio internacional. O desafio agora é incluir estas propriedades nos roteiros turísticos brasileiros, a exemplo do que aconteceu com o turismo das vinícolas".

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, se reuniu nesta terça-feira, 18/11/2014, no Palácio Guanabara, com prefeitos, parlamentares e produtores de cervejas para lançar a Rota da Cerveja do Rio de Janeiro. O Ministro do Turismo, Vinícius Lages, também estava presente ao evento. A rota da cerveja surge como estratégia turística para fortalecer o turismo na Região Serrana do Rio e também para fomentar a produção de cerveja artesanal no estado.

Segue trecho da reportagem publicada em O GLOBO sobre o evento (Daniel Silveira; 19/11/140):
“"Com esse roteiro cervejeiro, coloca-se mais um produto na estante de ofertas turísticas do Rio. Temos uma produção de muita qualidade nas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Friburgo. O produto já está bem formatado, agora é preciso divulgá-lo e associá-lo aos outros potenciais da região, como o ecoturismo", afirmou.
De acordo com Alexandre Zubaran, um dos idealizadores do projeto, a rota das cervejas das montanhas do estado transformarão o Rio de Janeiro em um dos maiores estados produtores da bebida no país. "Atualmente o Rio ocupa a sexta posição no ranking produtor. Em dois anos, no máximo três, ocuparemos a segunda posição, com toda a certeza", disse.”


Cervejarias e produtores que participam do circuito:


Barão Bier – Nova Friburgo

Bohemia – Petrópolis

Brasil Kirin – Cachoeiras de Macacu

Cidade Imperial – Petrópolis

Ranz Bier – Lumiar

Petrópolis – Unidades Petrópolis e Teresópolis

Villa St Gallen – Teresópolis

Buzzi – Santa Maria Madalena

Lembrando que o Estado do Rio de janeiro abriga outras cervejarias que não estão nesse turismo cervejeiro serrano, mas que podem e devem ser visitadas. Em postagem anterior, esse BLOG dá sugestões de visitação às cervejarias do RJ e também de outros estados: Mistura Clássica (Volta Redonda), Roter Brauhof (Barra do Piraí), Penedon e Fritz (Penedo), Búzios (Búzios), Caborê (Paraty). Confiram a publicação de 10 de junho de 2014.


















St Gallen

 St Gallen

 Ranz










Nenhum comentário:

Postar um comentário