segunda-feira, 17 de novembro de 2014

LA LUNA CERVEJA ARTESANAL – MACAÉ (RJ)

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves



Toda cervejaria artesanal tem uma história. E essas histórias são sempre curiosas e instigantes, mostrando a garra e a perseguição de um sonho que, muitas vezes, parece impossível. E foi assim que começou a história da La Luna Cerveja Artesanal, de Macaé, RJ. Primeiro que a idéia de fazer cerveja surgiu de uma reportagem da revista interna do Banco do Brasil em 2010, que falava sobre uma confraria de funcionários do banco em Mato Grosso que se reuniam para fazer cervejas artesanais. Do interesse pelo assunto, surgiram visitações à cervejarias em regiões próximas: A Ranz,em Lumiar e a St Gallen, em Teresópolis.  Formaram uma confraria com umas 30 pessoas, com o objetivo de fazer cerveja e se divertir: a CONFRARIA FRANCISCANA . Se reuniam em uma quarta-feira do mês para planejar a compra de equipamentos, trocar informações, unir as famílias e beber cervejas artesanais.

Em 20/12/2013 fizeram a primeira brassagem, uma Irish Red Ale: o impossível, virou curiosidade, que virou sonho, que virou possibilidade, que virou realidade e virou quase uma obsessão pela cerveja perfeita. Mas a confraria  foi se desfazendo e se esvaziando naturalmente até que apenas 2 continuaram a fazer cerveja:os sócios da La Luna. O nome, aliás, vem da junção das iniciais das filhas dos sócios que se tornaram amigas: LU de Luiza e NA de Natália.

No dia 23/10/2014 lançaram a LA LUNA MINGUANTE uma American Pale Ale e   LA LUNA CRESCENTE uma American Amber Ale.
Agora em novembro e início de dezembro, no Encontro de Motociclistas de Macaé/RJ, evento que reúne cerca de 10.000/dia, irão lançar a LA LUNA NOVA Weiss e a LA LUNA CHEIA, nossa Pilsen. 

Em 20/12/2014 acontecerá I Turma LA LUNA de Produção de Cervejas Caseira. O curso tem o objetivo de proporcionar que o aluno acompanhe todo processo, inclusive parte fria: fermentação, transfega, maturação, priming e envase, que não é oferecido pelo mercado.

Por enquanto, as vendas estão sendo feitas pelo site.


CERVEJAS PRODUZIDAS:
  • ·         La Luna Minguante (American Pale Ale)
  • ·         La Luna Crescente (American Amber Ale)
  • ·         La Luna Nova (Weiss)
  • ·         La Luna Cheia (Pilsen)







Nenhum comentário:

Postar um comentário