terça-feira, 15 de julho de 2014

NOSSO TOUR PELAS CERVEJARIAS DAS SERRAS GAÚCHAS E REGIÃO

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves


No mês de julho de 2014, em plena Copa do Mundo de Futebol no Brasil, fizemos as malas, colocamos no carro e caímos na estrada em direção ao Rio Grande do Sul. Partindo do Rio de Janeiro, nosso roteiro visava as cervejarias das Serras Gaúchas. E foi o que fizemos! Confira as histórias e as fotos.

Morro Reuter – Cervejaria  Alenda Bier

Morro Reuter foi colonizado durante o século XIX por imigrantes alemães. Compõem o município de Morro Reuter as localidades de Walachai, São José do Herval, Muckental, Fazenda Padre Eterno, Franckental, Bickental, Picada São Paulo, Linha Cristo Rei, Batatentahl, Planalto, Belvedere e Linha Görgen. Setenta por cento da população de Morro Reuter encontra-se na zona urbana, enquanto os trinta por cento restantes estão estabelecidos na zona rural.

A Cervejaria Alenda Bier é acervejaria de Morro Reuter especializada em cervejas de trigo: Alenda Rauchweizen, Alenda Weizenbock, Alenda Dunkelweizen e Alenda Weizen. São cervejas vivas, ou seja, não pasteurizadas e por isso só encontradas na região de Morro Reuter para ser apreciada e degustada. Às margens da Rodovia Rota Romântica, que liga Porto Alegre à Nova Petrópolis, bem próximo ao portal de Morro Reuter localiza-se o Valentino’s Bistro. Lá é possível apreciar os quatro estilos da Cervejaria Alenda Bier (www.facebook.com/valentinosbistroecafe). Não é possível visitar a cervejaria.

Alenda Rauchweizen: cerveja complexa nos sabores, com um toque marcante de malte defumado. Para aproveitar ao máximo suas qualidades, aromas e sabores, servir a cerveja Alenda Rauchweizen a uma temperatura entre 5 e 7ºC.

Alenda Weizenbock: é uma cerveja sazonal, sua produção inicia-se no primeiro final de semana do outono e termina no último final de semana do inverno. É uma cerveja de sabor intenso e marcante, ótima para os dias frios do inverno. Servir a cerveja Alenda Weizenbock a uma temperatura entre 8 e 12ºC.

Alenda Dunkelweizen: para conseguirem o mesmo sabor das autênticas cervejas escuras de trigo, as dunkles weissbier, a Alenda Dunkelweizen utiliza em sua receita cinco tipos de malte. Essa combinação trouxe, além dos aromas tradicionais das cervejas de trigo, que são cravo e banana, outros como chocolate, baunilha, toffee e café. Para melhor aproveitar as qualidades da Alenda Dunkelweizen, servir a uma temperatura entre 5 e 7ºC, preferencialmente vertendo todo o conteúdo da garrafa de uma só vez no copo tipo weizen, o mais apropriado para as cervejas de trigo.

Alenda Weiss: é utilizado o antigo método de fabricação Hefeweizen, onde a refermentação ocorre naturalmente dentro da garrafa. Alenda Weissbier é uma autêntica cerveja de trigo de alta fermentação. Para aproveitar ao máximo suas qualidades, servir a cerveja Alenda Weissbier a uma temperatura entre 5 e 7ºC.






 

Dois Irmãos – Cervejaria Hunsruck

Os primeiros imigrantes que chegaram a Dois Irmãos que é uma cidade bem no interior do RS, originalmente vieram da Alemanha com o Navio Cecília, quatro anos após a Independência do Brasil. Chegaram em 29 de setembro de 1826, dia do arcanjo São Miguel, motivo pelo qual o tomaram como padroeiro. Inicialmente, a cidade foi chamada de São Miguel de Dois Irmãos. O nome Dois Irmãos se deve à vista que tem os que chegam à cidade, os dois morros gêmeos (em um deles situam-se torres de rádio, televisão e celular que servem a cidade e também a vizinha Novo Hamburgo). O nome original alemão da cidade foi Baumschneiss ou Baumschneiz, que significa picada dos Baum, em referência à família Baum, uma das primeiras colonizadoras da região.

A Cervejaria Hunsruck é a cervejaria de Dois Irmãos. Os mestres cervejeiros da cervejaria, descendentes alemães, conheceram em uma viagem à Alemanha, uma serra de montanhas baixas, localizada no estado da Renânia Palatinado, situado ao sudoeste do país. Essa região se chama Hunsrück e se parece muito com a região serrana onde o município de Dois Irmãos está localizado no estado do Rio Grande do Sul. Então, a  cervejaria foi batizada com este nome para homenagear tantas heranças importantes da  origem do povo de Dois Irmãos. A Cervejaria Hunsrück produz chopp e cerveja artesanais. Ela existe desde agosto de 2010. Segundo seu  mestre cervejeiro, a cerveja Hunsrück é um pouco mais encorpada e respeita a lei da pureza alemã. O chopp é vendido em barris de 10, 15, 20, 30 e 50 litros. Produz 4 estilos em garrafa: Hunsruck Pilsen, Hunsruck Weiss, Hunsruck Pilsen Extra e Hunsruck Pale Ale . É possível fazer uma visita guiada pela cervejaria. Contatos pelo site www.hunsruck.com.br  

Hunsruck Pilsen: cerveja leve, estilo clássico e de consumo preferido pela população mundial, com uma coloração dourado claro.

Hunsruck Weiss:  É a cerveja feita de trigo, muito encorpada e com leve amargor. A weissbier é muito cremosa e seu público é mais seleto, a apreciação deste produto normalmente é em menores quantidades justamente por ser uma bebida com diferentes qualidades, sendo considerada ainda mais especial por apreciadores de cervejas artesanais.

Hunsruck Pilsen Extra: Uma versão mais maltada e lupulada da cerveja Pilsen. Sua fermentação é mais demorada, o que agrega mais sabor, cor e cremosidade ao produto final.
Hunsruck Pale Ale: essa cerveja é mais forte, sendo consumida por apreciadores de sabor delicadamente mais amargo.





 

Nova Petrópolis – Cervejaria Edelbrau

Localizada na Serra gaúcha, Nova Petrópolis foi fundada em 7 de setembro de 1858 por imigrantes alemães oriundos da Pomerânia, Saxônia, Boêmia e do Hunsrück, dos quais descendem a maioria dos seus habitantes. Nova Petrópolis está localizada na Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, nos altos da Serra Gaúcha. Faz parte do Projeto Rota Romântica e está na Região das Hortênsias. Em meio ao verde exuberante da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis se destaca pela sua paisagem, casarios antigos, praças e jardins floridos. No Parque Aldeia do Imigrante é possível visitar uma réplica da cidade no início de sua formação. O labirinto verde, na principal praça da cidade é outra atração imperdível de Nova Petrópolis. É nesse cenário que nasceu a Cervejaria Edelbrau em novembro de 2011. A ideia de implantar uma cervejaria na cidade surgiu durante um intercâmbio realizado por dois amigos à Europa. Durante um ano, percorreram diversos países considerados referência na arte cervejeira, como a Bélgica, República Tcheca e Alemanha, visando aumentar seus conhecimentos no ramo. Retornando ao Brasil, uniram o “know how” adquirido a bons profissionais, chegando à tão apreciada cerveja artesanal.

O nome Edelbrau remonta à “Cervejaria Nobre” e seus produtos não poderiam ser diferentes: as cervejas produzidas são elaboradas de forma artesanal, utilizando apenas ingredientes nobres e selecionados, unindo tecnologia com o melhor da tradição alemã:  Edelbrau Dunkel, Edelbrau Pilsen, Edelbrau Weiss e Edelbrau Pale Ale. É possível visitar a fábrica em horário comercial, jáque a fábrica está ao lado da lojinha com as cervejas e outros produtos com a marca Edelbrau. Já está em  construção, anexo à fábrica, o Pub Edelbrau onde os amantes da boa cerveja poderão apreciar os estilos Edelbrau ao lado da fábrica. Previsão de abertura em 2015.

 
Edelbrau Dunkel: é uma cerveja baixa fermentação, do estilo Schwarzbier. Possui coloração escura, demonstrando a qualidade e refino do malte torrado. O sabor e aroma apresentam notas de torrefação de café, e um bom equilíbrio de amargor. Sua espuma é muito consistente e cremosa.

Edelbrau Pilsen: é uma cerveja leve, de baixa fermentação, caracterizada pela coloração amarelo-dourada. Possui sabor acentuado de malte e lúpulos, e aroma suave como uma autêntica Pilsen.

Edelbrau Weiss: origina-se essencialmente do malte de trigo. É uma cerveja muito refrescante, de alta fermentação e naturalmente turva por não ser filtrada. Sua espuma é densa e cremosa. Possui um aroma característico de cravo e banana, o que torna a Weiss uma cerveja inigualável.

 Edelbrau Pale Ale: A Edelbrau Pale Ale é uma cerveja clássica, de origem inglesa. De alta fermentação, é complexa e encorpada. Sua refinada combinação de maltes lhe confere uma coloração acobreada. O sabor e aroma apresentam notas frutadas, características de seus exclusivos lúpulos ingleses, tornando-a uma cerveja marcante.






 
 

 
Canela -  Cervejaria Farol

Canela é um município do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Faz divisa com a cidade de Gramado. A cidade é conhecida por atrações turísticas como a Cascata do Caracol, o Parque da Ferradura, o teleférico, o Alpen Parque (com direito a descida de trenó), a Catedral de Pedra e muito mais! Na estrada que dá acesso à cidade de São Francisco de Paula encontra-se a Cervejaria Farol. Além da bela arquitetura de seu imponente farol, a cervejaria recebe visitantes para conhecer a sua produção e também é possível harmonizar as cervejas lá produzidas com excelentes opções no cardápio do restaurante da cervejaria. Nossa opção foi um delicioso filé mignon ao molho de lúpulo com risoto de amêndoas. Huuummm! Deu água na boca só de lembrar!!!!  Em 1763, numa pequena cidade da Alemanha, situada entre Stuttgart e Nürnberg começou a produção artesanal e familiar de cerveja. Esta cervejaria manteve sua produção enquadrada a lei de pureza alemã do ano de 1516, onde permite em sua composição a adição de apenas quatro ingredientes, sendo eles: água, malte, lúpulo e leveduras, jamais permitindo a adição de corantes, estabilizantes, corantes e adjuntos. No mês de maio de 2003, em  Canela, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, com a presença da família Bausch é inaugurada a Cervejaria do Farol. Hoje a cervejaria é administrada pelo Mestre Cervejeiro e sua família, pois a família Bausch retornou à Alemanha e visita Canela de tempos em tempos.

Atualmente a Cervejaria Farol produz os estilos Pilsen, Weiss e Stout. A Cerveja Russian Imperial Stout é sazonal. É possível agendar sua visita assim que você chega a cervejaria. Os horários estabelecidos podem sofrer alterações visto que é necessário um número mínimo de 4 pessoas para a realização da visita.                         
Dúvidas ou informações pelos telefones (54) 3282-7007 ou (54) 8112-4416
TERÇA-FEIRA:    18:00HORAS
QUARTA-FEIRA: 18:00 / 20:00 HORAS
QUINTA-FEIRA:  18:00 / 20:00 HORAS
SEXTA-FERA:     18:00 / 20:00 HORAS
SÁBADO:             13:30 / 15:00 / 16:45 / 20:30 HORAS

DOMINGO:          13:00 / 15:00













Gramado – Gram Bier

Gramado localiza-se na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias. Sua demografia é etnicamente variada, com forte influência alemã e italiana, o que se reflete especialmente na culinária e na arquitetura urbana e rural. Os primeiros moradores da região não eram elementos estrangeiros e teriam ali se estabelecido em 1875. Eram os tropeiros. Tempos após, em 1913, colonos descendentes de imigrantes alemães e italianos ali se estabeleceram, iniciando o povoamento. Sua denominação parece ter-se originado de um pequeno campo que ali havia e que servia de lugar de repouso.

A Cervejaria Gram Bier é amais nova cervejaria de Gramado. A Cervejaria surgiu de um sonho de beber cervejas com sabor marcante, aroma equilibrado e corpo consistente. Um sonho de alcançar um novo patamar em qualidade e complexidade entre as cervejas artesanais nacionais. Um dos sócios, em viagem à Alemanha em 2008 conheceu o mundo das cervejarias artesanais europeias, a variedade de estilos e sabores e percebeu o quão limitado estava o Brasil neste setor. Voltou decidido a resgatar o conhecimento de sua família em fabricar cervejas artesanais, trazido há mais de um século por seus antepassados imigrantes. Durante cinco anos estudou sobre a cerveja, e para a viabilização deste projeto, juntou-se a dois apreciadores desta fantástica bebida, e juntos fundaram a Gram Bier, a mais nova cervejaria de Gramado. É possível visitar a cervejaria e ver de perto todo o processo de fabricação dos estilos da Gram Bier. Novos estilos já estão sendo estudados para, em breve, chegar ao paladar dos amantes de uma boa cerveja. As cervejas são encontradas em vários restaurantes de Gramado e da vizinha Canela. Também comercializam chopp para eventos na cidade. Em breve será construído um pequeno pub na área da fábrica, para que o visitante possa apreciar e saborear cada estilo.
Gram Bier Pilsen: de cor dourada, corpo médio, aroma suave e lúpulos equilibrados. Teor alcoólico de 5,1%.
Gram Bier Porter: de cor marrom escura e opaca. Tem corpo denso, aroma marcante de chocolate, café e malte torrado, com lúpulos pronunciados.
Teor alcoólico de 7,0%.

Gram Bier Weinzenbock: de cor âmbar, corpo denso, amargor suave, com aroma típico de banana e cravo e lúpulos discretos. Teor alcoólico de 8,2%.
Gram Bier Chopp Pilsen: todo o sabor da cerveja Pilsen em versão não pasteurizada. Disponível em barris de 10, 20, 30 e 50 litros.


 


 



 
 
Gramado - Rasen Bier
A Rasen Bier foi a primeira cervejaria artesanal de Gramado. A Rasen, que significa "gramado" em alemão, fabrica cerveja desde 2008. Pode-se visitar a fábrica e ao final da visitação, apreciar um chopp Rasen no pub anexo. Além das cervejas, produtos com a marca Rasen estão a venda no local. As Cervejas Rasen também podem ser encontradas nas lojas de Chocolate Lugano, pois pertencem a mesma família. Atualmente a Cervejaria Rasen produz 4 estilos: Pilsen, Dunkel, Amber Ale e Weiss. Existem as sazonais
Rasen Pilsen:  é encorpada, extremamente cremosa e, ao mesmo tempo, leve. É uma cerveja clara, de baixa fermentação, cujos ingredientes são água, malte, lúpulo e levedura. A cerveja possui médio teor alcoólico, 4,8%. A única diferença da cerveja para o Chopp da Rasen é que a cerveja passa por um processo de pasteurização.
Rasen Dunkel: é uma cerveja escura do tipo Lager, do estilo Schwarzbier (cerveja preta em alemão). Possui 4 tipos diferentes de maltes e 2 de lúpulos, todos eles importados. Assim como os outros produtos Rasen, segue a "lei de pureza alemã". A Rasen Dunkel apresenta sabores intensos e firmes na boca, com boa persistência, presença de malte torrado e amargor bastante equilibrado. Possui espuma cremosa e duradoura. O teor alcoólico é de 4,8%, considerado médio.
Rasen Ambar Ale: cerveja de alta fermentação, diferente das outras Rasen, que são cervejas refrescantes, a Âmbar Ale da Rasen é uma cerveja forte, marcante, um pouco mais amarga que as outras, apresenta mais corpo, tem aroma floral, com notas de caramelo e um paladar cítrico levemente condimentado, ótima para se degustar no inverno. A cerveja pertence ao estilo American Âmbar Ale, que tem origem no oeste Americano. Teor alcoólico 5,2%.
Rasen Weizen: cerveja refrescante, feita à base de malte de trigo, tem um paladar leve, apesar de não passar por processo de filtragem; aroma frutado, com toques de cravo e banana. Tem graduação alcoolica de 5,5%. Sua coloração é dourada.  Pertence ao estilo Hefeweizen (Hefe significa fermento, em alemão), e por isso não é filtrada.










Feliz – Cervejaria Eisenbruck

Os sócios da Cervejaria Eisenbrück (ponte de ferro, em alemão) eram ex-colegas de trabalho na antiga cervejaria Serramalte, na cidade de Feliz. Em 2006, se uniram para fazer aquilo que conheciam bem: produzir cervejas. Atualmente, são elaborados cinco tipos de cerveja, naturais, não filtradas e sem pasteurização e sem conservantes. Por isso as cervejas são comercializadas somente nas cidades próximas das serras gaúchas e também Porto Alegre. Nós compramos algumas garrafas de cada estilo para apreciarmos no hotel. Por serem “cervejas vivas” não podem ficar muito tempo fora da geladeira...

Eisnbruck Pilsen (clara e com pouco amargor)

Eisenbruck Extra (com espuma cremosa e leve amargor)

Eisenbruck Weiss (cerveja de trigo, toque fresco de cravo e banana)

Eisenbruck Dunkel (marrom-escura, utiliza quatro tipos de malte em sua produção)

Eisenbruck Süss (tipo Malzbier com sabor levemente adocicado). A Eisenbrück fica na Rua H, 80, no bairro Bela Vista, em Feliz. A visita pode ser agendada pelo fone: 51 3637-3417 e acontece somente aos sábados. Como fomos durante a semana, tiramos fotos da fábrica por fora e visitamos a lojinha com os produtos Eisenbruck.



 
 



 
 

São Vendelino- Cervejaria Urwald
São Vendelino é município com um pouco mais de 1.900 habitantes, localizado entre os vales verdes da encosta da serra gaúcha e é cortado por um charmoso arroio de águas cristalinas. O seu charme lembra as pequenas cidades europeias. O interesse por fabricação de cervejas surgiu em um intercâmbio cultural na cidade de Sankt Wendel, na Alemanha, durante os anos de 2001 e 2002. Daí veio o desejo de trazer a cultura cervejeira da terra dos colonizadores. Em setembro de 2011 foi realizada a primeira produção de cerveja artesanal na fábrica da Urwald. Em dezembro de 2011, a Cervejaria Urwald é inaugurada. A fábrica é moderna e ao mesmo tempo charmosa, muito bem decorada. São produzidos os estilos Pilsen, Pilsen Export e Weiss, como em chopp. As cervejas em garrafa são cervejas vivas, pois não são pasteurizadas. Daí a necessidade de mantê-las sob refrigeração. Em garrafas são produzidos os estilos Pilsen, Pilsen Naturtrub, Pilsen Export, Weizen, Pale Ale, Porter Chocolate e Doppelbock. Compramos alguns exemplares para degustar no hotel. A partir de 2015, a fábrica já vai contar com o processo de pasteurização e assim as cervejas Urwald vão conquistar outras regiões do Brasil. Nos finais de semana, uma parte da fábrica se transforma num charmoso pub, onde as cervejas Urwald podem ser degustadas. Pode-se visitar a fábrica sem agendamento prévio. Loja local com produtos da marca a venda, inclusive uma bela coleção de copos personalizados.
 
 





 



 


Pareci  Novo – Cervejaria Abadessa
nstalada em Pareci Novo. São produzidas regularmente na Cervejaria Abadessa: Slava (Pilsen alemã clássica), Helles, Export (com três tipos de malte) e Dunkel (cerveja escura, com notas de café e chocolate). Entre as sazonais, estão a Weinzenbier (com malte de cevada e trigo), Dopplebock (cerveja escura que está em produção para o inverno), Alt Schumacher (cerveja marrom-clara, com aroma de trigo e leve frutado) e Frankonia (com aroma e sabor de malte defumado).

 A visita à cervejaria é guiada pelo Mestre Cervejeiro Herbert Schumacher, aos sábados (das 10h30min às 12h), para um grupo mínimo de 5 pessoas. Informações pelo fone: (51) 3026-6789. A cervejaria fica na Avenida 20 de março, 3.760, em Pareci Novo. Como passamos por lá em dia de semana, só tiramos fotos pelo lado de fora, pois a fábrica estava em pleno funcionamento.






 


Montenegro – Cervejaria Barley

Em 2002 foi inaugurada uma microcervejaria em Capela Santana: a Cervejaria Barley. A cervejaria produz : Barley Natural (Pilsen não filtrada, com aroma frutado e suave de lúpulo e amargor muito leve), Cristal (Pilsen com coloração amarelo-ouro e aroma suave de cereais), Pilsen (encorpada, aroma suave de cereais, sensação residual refrescante e levemente amarga), Hefeweissbier (maltes claros, trigo malteado e um toque de lúpulos, refermentada na garrafa), Âmbar (edição limitada de inverno, não filtrada, com aroma levemente torrado). A visitação à cervejaria pode ser agendada pelo fone: 51 3698-1215. O ingresso custa R$ 20, inclui degustação e dá direito a um copo.

A cervejaria fica na (RS 240, Km23, no número 9.980), em Capela Santana, em um bonito local. Além das cervejas, muitos produtos da marca Barley podem ser adquiridos no local.










 
 

Bento Gonçalves – Cervejaria Sud Brau
A Cervejaria Süd Brau foi projetada pela Egisa Tecnologia Industrial e construída para proporcionar cervejas com alto padrão de qualidade. A EGISA, é reconhecida no mercado cervejeiro pelo seu pioneirismo, qualidade e eficiência de seus projetos e equipamentos para fabricação de todos os tipos de cervejas, sejam elas comerciais ou especiais. A Süd Brau nasceu do conhecimento e da paixão pelas cervejas artesanais. Atualmente  produz 3 tipos de chopp: Pilsen, Porter e Weiss. Inicialmente foi inaugurada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, uma região predominantemente vinícola. Depois mudou-se para a cidade industrial de Bento Gonçalves, por questões de logística. Infelizmente a cervejaria não estava aberta a visitações, como nos informaram pelo telefone.





 
E foi assim que terminou o nosso tour pelas cervejarias próximas às serras gaúchas, onde estávamos hospedados. Faltaram cervejarias na região de Porto Alegre e Flores da Cunha, além de outras cervejarias espalhadas pelo Rio Grande do Sul. Fica para uma próxima aventura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário