quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

ABADESSA HILDEGARD VON BINGEN E CERVEJARIA ABADESSA, PARECI NOVO (RS)

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves


A história da Abadessa Hildegard Von Bingen é bem conhecida no mundo das cervejas artesanais. Quem foi essa mulher? Qual a sua contribuição para o mundo da cerveja? Qual a relação com a Cervejaria Abadessa, de Pareci Novo, RS?
A abadessa Hildegard Von Bingen nasceu em 1098, em Bermersheim, Alemanha e, faleceu em 1179, no Mosteiro de Rupertsberg, também na Alemanha. Hidelgard Von Bingen era, com certeza, uma mulher muito a frente do seu tempo! Foi monja beneditina, teóloga, naturalista, poetisa, escritora, dramaturga e mestra desse Mosteiro de Rupertsberg. Foi proclamada pelo Papa Bento XVI,  em 2012, Doutora da Igreja. Rompeu barreiras dos preconceitos contra as mulheres do seu tempo, além de se tornar respeitada como autoridade em assuntos teológicos. Mas o que tudo isso tem haver com cerveja?
Além de todas essas conquistas, a abadessa Hildegard Von Bingen foi a descobridora da utilidade do lúpulo como conservante natural para a cerveja no século XII. Ou seja, sua descoberta possibilitou o desenvolvimento de inúmeras receitas de cervejas artesanais.



E você já deve ter concluído que o nome da Cervejaria Abadessa,  de Pareci Novo, Rio Grande do Sul,  tem tudo haver com a abadessa Hildegard Von Bingen. Concluiu certo! 





E não só a cervejaria, mas como dois rótulos fabricados nessa cervejaria:


  •      Cerveja Abadessa Hildegard Von Bingen Weizenbier 4,7%ABV - cerveja de cor âmbar, com espuma cremosa e persistente. Sabores de malte de cevada e trigo. Sensação frisante, baixo amargor e delicadas nuances de cravo e banana, provenientes das leveduras. Final seco.  



  • Cerveja Abadessa  Hildegard Von Bingen Hopfenweizen - inspirada na cerveja alemã Schneider TAP 5 Meine Hopfenweisse, porém com um teor alcoólico menor (5,1%ABV). Feita com lúpulo Mandarina Bavaria. Será lançada no mercado nacional no início de janeiro de 2015 como uma sazonal, mas dependendo da aceitação do público, fará parte dos rótulos permanentes da Cervejaria Abadessa. Nós torcemos para que isso aconteça!!!
 O novo rótulo da Abadessa


 A inspiração para o novo rótulo

Outros rótulos da  Abadessa

O idealizador Herbert Schumacher


FONTES: Cervejaria Abadessa
                www.brejas.com.br



Um comentário:

  1. NOVIDADE
    o livro „A Cerveja, os Alemães e Juiz de Fora“.
    Reserve agora seu exemplar histórico sobre o Pólo Cervejeiro de Juiz de Fora.
    Inclusive a história da Cervejaria José Weiss e mais de 40 cervejeiros atuais
    Como Reservar seu livro:
    1) Entre no site https://www.catarse.me/pt/cervejajf
    2) Login com a conta do Facebook
    3) Pagamento imediatamente online ou com boleto
    4) Receba o livro em outubro 2015, na noite de lançamento

    Ajude a divulgar

    ResponderExcluir