Google+ Badge

sábado, 20 de dezembro de 2014

AS NOVAS CERVEJAS NO MERCADO NACIONAL

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves


WENSKY BITTER BOCK (Cervejaria Wensky – Araucária, PR)
A Bitter Bock é uma cerveja que leva em sua receita o melado de cana e um único tipo de lúpulo originário da Polônia (Lubliner). Tem 7,7% de ABV (teor alcoólico médio a elevado) e 37 IBU (unidade de amargor).

WENSKY MALINA WITBIER (Cervejaria Wensky – Araucária, PR)
A Malina (que em polonês significa framboesa) é uma Witbier de framboesa que leva na receita o malte de trigo belga. A receita foi maturada com framboesas chilenas.  A cerveja tem 4,2% de ABV (teor alcoólico) e 9 IBU (unidade de amargor).




COLORADO CARAMBREJA (Cervejaria Colorado – Ribeirão Preto, SP)
A Cerveja Carambreja é uma Saison feita pela Cervejaria Colorado para comemorar os 5 anos de sucesso do Bar Brejas, de Campinas, SP. A Carambreja leva em sua receita carambola e manjericão. É uma cerveja bem refrescante e aromática. Leve e fácil de beber, a cerveja tem coloração amarela escura, com aroma frutado bem presente e um toque mentolado trazido pelo manjericão. Com teor alcoólico de 5,5% ABV e amargor de 14 IBU.



SEASONS BIG FOOT (Cervejaria Seasons – Porto Alegre, RS)
Após dois anos, da primeira versão da Big Foot que levava café em sua maturação, a Seasons Bigfoot está de volta. Uma autêntica Russian Imperial Stout, com 11,3% ABV, que ficou maturando por 2 anos, agora sem a adição de café. Esse rótulo é parte da série Mad Season, que reúne cervejas de alto teor alcoólico da cervejaria.



WALS DUBBEL FUNKY WAY (Cervejaria Wals – Belo Horizonte, MG)
A Wäls Dubbel Funky Way une a premiada Dubbel, produzida pela Cervejaria Wäls, de Belo Horizonte,  com uma dose Funky da Way Beer, de Pinhais, estilo que se destaca pela presença da levedura Brettanomyces, responsável por características variadas e muito aromáticas. Foi lançada no Mondial de La Bière Rio, edição 2014.


WALS WILD ALE EAP
Apenas 1000 unidades!!! Segundo a Cervejaria Wals, a cerveja começou  quando as barricas de carvalho maturavam Dubbel e as leveduras selvagens tinham que competir a fermentação com o fermento Belga da receita deles. A cerveja 50% Dubbel e outros 50% Wild Dubbel descansou por este tempo: 4 anos.



ARNOLD BODEBROWN CERVEJA DE ABADIA (Cervejaria Bodebrown – Curitiba, PR)
A Cervejaria Bodebrown lançará em fevereiro de 2015 o seu primeiro rótulo de cerveja de abadia. Trata-se da "Saint Arnould 6". A cerveja será a primeira de uma série de três rótulos de cervejas de abadia. Terá 7% de teor alcoólico. As Cervejas de Abadia são cervejas inspiradas nos estilos tradicionais dos monges trapistas, mas não necessariamente são produzidas por eles. Os estilos são: Single, Dubbel, Tripel, Blond Ale, Belgian Pale Ale, Pale Strong Ale e Strong Dark Ale.



HIGH WAY TO HOP’N ROLL (WAY BEER E HOP’N ROLL) – (Cervejaria Way Beer – Pinhais, PR)
O Hop’n Roll é um famoso bar de cervejas especiais em Curitiba. Junto com a Cervejaria Way, dePinhais, bem próximo a Curitiba, criaram uma cerveja colaborativa , a High Way Hop’n Roll. O estilo? Uma Farmhouse Ale, muito aromática, refrescante e com a fruta paranaense na receita – o araçá.Tem 5,6% de ABV.



JÚPITER LAGER (Cervejaria Júpiter – São Paulo, SP)
Júpiter Lager é uma Vienna Lager, de cor avermelhada, corpo leve e amargor equilibrado (27 IBU). Seu aroma é uma mistura agradável e equilibrada de malte e do lúpulo alemão Hallertau Hersbrucker.




EISENBAHN SAISON (Cervejaria Eisenbahn – Kirin – Blumenau, SC)
Eisenbahn Saison, uma cerveja de estilo belga, elaborada com frutas vermelhas e leve toque de pimenta rosa. O novo rótulo possui teor alcoólico moderado, leve acidez, e segundo a fabricante, “é indicada para temporadas quentes como o verão brasileiro”.



DOUBLE VIENNA BRUT (Cervejaria Morada e Cia Etílica – Curitiba, PR)
Uma cerveja ideal para as festas de fim de ano feita pelo método de champenoise. A fermentação da Double Vienna Brut é feita com a levedura Saccharomyces Bayanus e adição de açúcares. Nesse período – são 18 meses para completar todo o processo – a maturação dentro da própria garrafa,  que dão característica de champagne à cerveja.



ABADESSA VON BINGEN HOPFENWEIZEN (Cervejaria Abadessa – Pareci Novo, RS)
Inspirada na cerveja alemã Schneider TAP 5 Meine Hopfenweisse, porém com um teor alcoólico menor (5,1%ABV). Feita com lúpulo Mandarina Bavaria. Será lançada no mercado nacional no início de janeiro de 2015 como uma sazonal, mas dependendo da aceitação do público, fará parte dos rótulos permanentes da Cervejaria Abadessa.



GRAM BIER SNOW (Cervejaria Rasen – Gramado, RS)
Uma weizen refrescante, ricas em aromas de cravo e banana, característicos do estilo e sabores equilibrados que remetem a notas de cravo, banana e, um suave sabor de trigo, semelhante a pão ou cereais. Ou seja, uma deliciosa e refrescante cerveja  que tem os aromas e os sabores do verão.



RASEN STRONG GOLDEN ALE (Cervejaria Rasen – Gramado, RS)
Produzida em Edição Limitada, inicialmente para o Natal, harmoniza perfeitamente com especiarias natalinas como panetones e biscoitos.
O que deixa esta cerveja tão especial são os seus ingredientes selecionados e o peculiar processo de maturação, que chega a levar 45 dias. O resultado é uma cerveja ale belga dourada, de aroma frutado, com espuma densa e cremosa. Teor alcoólico 8% ABV.



Fontes:
Cervejaria Wensky
Cervejaria Colorado
Cervejaria Seasons
Cervejaria Colorado
Brejas.com
Cervejaria Wals
Cervejaria Bodebrown
Cervejaria Way
Cervejaria Júpiter
Cervejaria Eisenbahn
Cervejaria Morada e Cia Etílica
Cervejaria Abadessa
Cervejaria Gram Bier
Cervejaria Rasen
Revista Beer Art


Nenhum comentário:

Postar um comentário