sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

CARTA DE CERVEJAS ESPECIAIS

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves


Nos últimos anos, pipocaram nas cidades, pelo país, bares que investem em boas cartas de cerveja. Prateleiras repletas de rótulos nacionais e importados tornaram-se comuns nesses endereços, que chegam a agrupar de 30 a 800 rótulos (Fonte: Veja SP)

Mas o que é uma carta de cerveja? Qual o seu objetivo? Ela favorece o estabelecimento e os consumidores? A carta de cerveja organiza os rótulos nacionais e importados, tanto em garrafas, como nas torneiras, com o propósito de facilitar a escolha de um rótulo pelo consumidor. A carta de cerveja é um instrumento educativo e informativo, onde o estabelecimento procura disponibilizar as informações mais marcantes de cada rótulo, a fim de ficar mais fácil o entendimento do consumidor. A carta de cerveja é fundamental para o estabelecimento que trabalha com cervejas especiais, pois ela além de ser a vitrine desse estabelecimento, ela é uma importante ferramenta para a equipe, agilizando o serviço e diminuindo as dúvidas do consumidor.

Para montar uma carta de cerveja o estabelecimento escolhe uma proposta de apresentação que esteja dentro de sua temática. É por isso que vemos tantas cartas de cervejas pelo país e pelo mundo, tão autênticas e tão particulares. Uma carta de cerveja pode ser feita baseando-se em estilos, em teor alcoólico, em graduação de amargor, em cores, em cervejarias e suas coleções, enfim, de acordo com o critério escolhido pelo Sommelier de cervejas ou do proprietário do estabelecimento.

Então, use e abuse das informações das cartas de cervejas que você vai encontrar pelos bares de cervejas especiais na sua cidade, no seu estado, no seu país ou pelo mundo!











Nenhum comentário:

Postar um comentário