segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

BEER SAVERS - TAMPA DE SILICONE PARA CERVEJA

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves



O Beer Savers é um produto americano patenteado e é a nova sensação entre os amantes da boa cerveja que gostam de apreciar cada rótulo, sem pressa, aproveitando os aromas e sabores de cada garrafa, de cada estilo. Ideal para fechar a garrafa enquanto você aprecia cada gole, preservando as características da cerveja que ficou dentro da garrafa. São duráveis, de ótima qualidade e feito de várias cores. 
Podem ser lavados e são reutilizáveis. Produzidos em silicone de alta qualidade.
Ideal para presentear qualquer amante da cerveja. Funciona na maioria das garrafas  de cerveja do mercado.
Para produtores de cerveja artesanal (homebrewers) ajuda a manter a garrafa limpa e esterilizada antes do engarrafamento.
Aqui no Brasil, alguns sites já vendem o Beer Savers. Nós já temos os nossos e aprovamos! Fica a dica!









quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

CERVEJARIA KAFER – BRASÍLIA (DF)

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves



A Cervejaria Kafer é a nanocervejaria de Brasília, DF. Uma nanocervejaria trabalha com uma estrutura bem menor do que uma cervejaria artesanal, tem mais liberdade em criar suas receitas, que são produzidas em menor escala. Alguns rótulos que a Cervejaria Kafer não produz atualmente, estão no site para contar a história da cervejaria.

CERVEJAS PRODUZIDAS:
·        Pilsen Ale
·        Weiss
·        H-Ale-Ween (Pale Ale com doce de abóbora)
·        Aus der Holle (Dubbel com açúcar mascavo)
·        Tripel (trigo, cevada e aveia, com cravo, canela e coentro)

·        Hersenen (IPA com nozes)







terça-feira, 23 de dezembro de 2014

BADEN BADEN CHRISTMAS NA CEIA DE NATAL

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

A Cervejaria Baden Baden, de Campos do Jordão, SP, relança  ai uma vez o seu rótulo natalino – a Baden Baden Christmas Beer. A Christmas Beer é uma cerveja refrescante e levemente frisante, lembrando um espumante. É uma cerveja sazonal, tipo Ale, produzida especialmente para as festas natalinas, tendo feito muito sucesso e aceitação nas edições. A Baden Baden Chistmas Beer é uma cerveja clara, de corpo leve, com um sabor residual levemente seco. Possui um agradável aroma frutado. Teor alcoólico de 5,5%ABV. Harmoniza bem com todas as “gulodísses” dessa época! Fica a dica!!!





sábado, 20 de dezembro de 2014

AS NOVAS CERVEJAS NO MERCADO NACIONAL

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves


WENSKY BITTER BOCK (Cervejaria Wensky – Araucária, PR)
A Bitter Bock é uma cerveja que leva em sua receita o melado de cana e um único tipo de lúpulo originário da Polônia (Lubliner). Tem 7,7% de ABV (teor alcoólico médio a elevado) e 37 IBU (unidade de amargor).

WENSKY MALINA WITBIER (Cervejaria Wensky – Araucária, PR)
A Malina (que em polonês significa framboesa) é uma Witbier de framboesa que leva na receita o malte de trigo belga. A receita foi maturada com framboesas chilenas.  A cerveja tem 4,2% de ABV (teor alcoólico) e 9 IBU (unidade de amargor).




COLORADO CARAMBREJA (Cervejaria Colorado – Ribeirão Preto, SP)
A Cerveja Carambreja é uma Saison feita pela Cervejaria Colorado para comemorar os 5 anos de sucesso do Bar Brejas, de Campinas, SP. A Carambreja leva em sua receita carambola e manjericão. É uma cerveja bem refrescante e aromática. Leve e fácil de beber, a cerveja tem coloração amarela escura, com aroma frutado bem presente e um toque mentolado trazido pelo manjericão. Com teor alcoólico de 5,5% ABV e amargor de 14 IBU.



SEASONS BIG FOOT (Cervejaria Seasons – Porto Alegre, RS)
Após dois anos, da primeira versão da Big Foot que levava café em sua maturação, a Seasons Bigfoot está de volta. Uma autêntica Russian Imperial Stout, com 11,3% ABV, que ficou maturando por 2 anos, agora sem a adição de café. Esse rótulo é parte da série Mad Season, que reúne cervejas de alto teor alcoólico da cervejaria.



WALS DUBBEL FUNKY WAY (Cervejaria Wals – Belo Horizonte, MG)
A Wäls Dubbel Funky Way une a premiada Dubbel, produzida pela Cervejaria Wäls, de Belo Horizonte,  com uma dose Funky da Way Beer, de Pinhais, estilo que se destaca pela presença da levedura Brettanomyces, responsável por características variadas e muito aromáticas. Foi lançada no Mondial de La Bière Rio, edição 2014.


WALS WILD ALE EAP
Apenas 1000 unidades!!! Segundo a Cervejaria Wals, a cerveja começou  quando as barricas de carvalho maturavam Dubbel e as leveduras selvagens tinham que competir a fermentação com o fermento Belga da receita deles. A cerveja 50% Dubbel e outros 50% Wild Dubbel descansou por este tempo: 4 anos.



ARNOLD BODEBROWN CERVEJA DE ABADIA (Cervejaria Bodebrown – Curitiba, PR)
A Cervejaria Bodebrown lançará em fevereiro de 2015 o seu primeiro rótulo de cerveja de abadia. Trata-se da "Saint Arnould 6". A cerveja será a primeira de uma série de três rótulos de cervejas de abadia. Terá 7% de teor alcoólico. As Cervejas de Abadia são cervejas inspiradas nos estilos tradicionais dos monges trapistas, mas não necessariamente são produzidas por eles. Os estilos são: Single, Dubbel, Tripel, Blond Ale, Belgian Pale Ale, Pale Strong Ale e Strong Dark Ale.



HIGH WAY TO HOP’N ROLL (WAY BEER E HOP’N ROLL) – (Cervejaria Way Beer – Pinhais, PR)
O Hop’n Roll é um famoso bar de cervejas especiais em Curitiba. Junto com a Cervejaria Way, dePinhais, bem próximo a Curitiba, criaram uma cerveja colaborativa , a High Way Hop’n Roll. O estilo? Uma Farmhouse Ale, muito aromática, refrescante e com a fruta paranaense na receita – o araçá.Tem 5,6% de ABV.



JÚPITER LAGER (Cervejaria Júpiter – São Paulo, SP)
Júpiter Lager é uma Vienna Lager, de cor avermelhada, corpo leve e amargor equilibrado (27 IBU). Seu aroma é uma mistura agradável e equilibrada de malte e do lúpulo alemão Hallertau Hersbrucker.




EISENBAHN SAISON (Cervejaria Eisenbahn – Kirin – Blumenau, SC)
Eisenbahn Saison, uma cerveja de estilo belga, elaborada com frutas vermelhas e leve toque de pimenta rosa. O novo rótulo possui teor alcoólico moderado, leve acidez, e segundo a fabricante, “é indicada para temporadas quentes como o verão brasileiro”.



DOUBLE VIENNA BRUT (Cervejaria Morada e Cia Etílica – Curitiba, PR)
Uma cerveja ideal para as festas de fim de ano feita pelo método de champenoise. A fermentação da Double Vienna Brut é feita com a levedura Saccharomyces Bayanus e adição de açúcares. Nesse período – são 18 meses para completar todo o processo – a maturação dentro da própria garrafa,  que dão característica de champagne à cerveja.



ABADESSA VON BINGEN HOPFENWEIZEN (Cervejaria Abadessa – Pareci Novo, RS)
Inspirada na cerveja alemã Schneider TAP 5 Meine Hopfenweisse, porém com um teor alcoólico menor (5,1%ABV). Feita com lúpulo Mandarina Bavaria. Será lançada no mercado nacional no início de janeiro de 2015 como uma sazonal, mas dependendo da aceitação do público, fará parte dos rótulos permanentes da Cervejaria Abadessa.



GRAM BIER SNOW (Cervejaria Rasen – Gramado, RS)
Uma weizen refrescante, ricas em aromas de cravo e banana, característicos do estilo e sabores equilibrados que remetem a notas de cravo, banana e, um suave sabor de trigo, semelhante a pão ou cereais. Ou seja, uma deliciosa e refrescante cerveja  que tem os aromas e os sabores do verão.



RASEN STRONG GOLDEN ALE (Cervejaria Rasen – Gramado, RS)
Produzida em Edição Limitada, inicialmente para o Natal, harmoniza perfeitamente com especiarias natalinas como panetones e biscoitos.
O que deixa esta cerveja tão especial são os seus ingredientes selecionados e o peculiar processo de maturação, que chega a levar 45 dias. O resultado é uma cerveja ale belga dourada, de aroma frutado, com espuma densa e cremosa. Teor alcoólico 8% ABV.



Fontes:
Cervejaria Wensky
Cervejaria Colorado
Cervejaria Seasons
Cervejaria Colorado
Brejas.com
Cervejaria Wals
Cervejaria Bodebrown
Cervejaria Way
Cervejaria Júpiter
Cervejaria Eisenbahn
Cervejaria Morada e Cia Etílica
Cervejaria Abadessa
Cervejaria Gram Bier
Cervejaria Rasen
Revista Beer Art


quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

ABADESSA HILDEGARD VON BINGEN E CERVEJARIA ABADESSA, PARECI NOVO (RS)

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves


A história da Abadessa Hildegard Von Bingen é bem conhecida no mundo das cervejas artesanais. Quem foi essa mulher? Qual a sua contribuição para o mundo da cerveja? Qual a relação com a Cervejaria Abadessa, de Pareci Novo, RS?
A abadessa Hildegard Von Bingen nasceu em 1098, em Bermersheim, Alemanha e, faleceu em 1179, no Mosteiro de Rupertsberg, também na Alemanha. Hidelgard Von Bingen era, com certeza, uma mulher muito a frente do seu tempo! Foi monja beneditina, teóloga, naturalista, poetisa, escritora, dramaturga e mestra desse Mosteiro de Rupertsberg. Foi proclamada pelo Papa Bento XVI,  em 2012, Doutora da Igreja. Rompeu barreiras dos preconceitos contra as mulheres do seu tempo, além de se tornar respeitada como autoridade em assuntos teológicos. Mas o que tudo isso tem haver com cerveja?
Além de todas essas conquistas, a abadessa Hildegard Von Bingen foi a descobridora da utilidade do lúpulo como conservante natural para a cerveja no século XII. Ou seja, sua descoberta possibilitou o desenvolvimento de inúmeras receitas de cervejas artesanais.



E você já deve ter concluído que o nome da Cervejaria Abadessa,  de Pareci Novo, Rio Grande do Sul,  tem tudo haver com a abadessa Hildegard Von Bingen. Concluiu certo! 





E não só a cervejaria, mas como dois rótulos fabricados nessa cervejaria:


  •      Cerveja Abadessa Hildegard Von Bingen Weizenbier 4,7%ABV - cerveja de cor âmbar, com espuma cremosa e persistente. Sabores de malte de cevada e trigo. Sensação frisante, baixo amargor e delicadas nuances de cravo e banana, provenientes das leveduras. Final seco.  



  • Cerveja Abadessa  Hildegard Von Bingen Hopfenweizen - inspirada na cerveja alemã Schneider TAP 5 Meine Hopfenweisse, porém com um teor alcoólico menor (5,1%ABV). Feita com lúpulo Mandarina Bavaria. Será lançada no mercado nacional no início de janeiro de 2015 como uma sazonal, mas dependendo da aceitação do público, fará parte dos rótulos permanentes da Cervejaria Abadessa. Nós torcemos para que isso aconteça!!!
 O novo rótulo da Abadessa


 A inspiração para o novo rótulo

Outros rótulos da  Abadessa

O idealizador Herbert Schumacher


FONTES: Cervejaria Abadessa
                www.brejas.com.br



segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

CERVEJARIA SCHULTZ BIER – PONTA GROSSA (PR)

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves



A Schultz Bier é a primeira cervejaria artesanal do Ponta Grossa, Paraná. Em 2011, após visitar o Oktoberfest de Blumenau, Santa Catarina, o casal Herus Schultz e Edlaine Gomes decidiu investir investir em um hobby: a produção de cerveja artesanal. Começaram a produzir cerveja para consumo próprio, até que em 2012,decidiram investir em equipamentos e produzir uma cerveja para ser consumida por outros apaixonados pela boa cerveja. E, assim, surgiu a Cervejaria Schultz Bier. Hoje a Cervejaria Schultz Bier atende somente ao mercado de Ponta Grossa, mas investimentos de ampliação na fábrica atual permitirão um aumento considerável da produção litros/mês, possibilitando a expansão de distribuição das cervejas Schultz Bier no estado e depois em outras regiões.

CERVEJAS PRODUZIDAS:
·         Schultz Bier Munich Helles
·         Schultz Bier Blackberry Witbier
·         Schultz Bier American IPA
·         Schultz Bier Weiss
·         Schultz Bier APA
·         Schultz Bier Wee Heavy
·   Schultz Bier Belgian Witbier Cadillac Dinossauros (Parceria Schultz Bier / Leeds English Pub)
·         Schultz Bier Black Boom IPA

·         Schultz Hopfen Hell















LANÇAMENTO DA CERVEJARIA GRAM BIER PARA O VERÃO – GRAM BIER SNOW

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves


A  Cervejaria Gram Bier, de Gramado, RS, acaba de lançar um novo rótulo no mercado nacional. Trata-se da Gram Bier Snow. O estilo? Uma weizen refrescante, ricas em aromas de cravo e banana, característicos do estilo e sabores equilibrados que remetem a notas de cravo, banana e, um suave sabor de trigo, semelhante a pão ou cereais. Ou seja, uma deliciosa e refrescante cerveja  que tem os aromas e os sabores do verão. Fica a dica!