segunda-feira, 2 de março de 2015

VEM AÍ O FESTIVAL BRASILEIRO DA CERVEJA EDIÇÃO 2015 – BLUMENAU (SC)

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves


DIVULGAÇÃO




O Festival Brasileiro da Cerveja, realizado anualmente em Blumenau – SC, cresce a cada ano e se consolida como o maior do ramo no país. É a reunião das principais cervejarias do país, dos melhores sabores, aromas e harmonizações. Cervejeiros, especialistas e consumidores degustam mais de 600 rótulos e aproveitam uma rica programação artística e cultural, palestras e ótima gastronomia.

Ingressos:
Quarta-feira (11/03/2015) - R$ 12,00*
Quinta, Sexta e sábado (12, 13 e 14/03/2015) - R$ 20,00*
*Acompanha um copo de acrílico do evento de brinde


Expositores:

ABADESSA. AMAZON BEER. ASGARD. BABEL. BASEMENT. BAMBERG. BALDHEAD. BACKER. BADEN BADEN. BASTARDS. BARCO. BELGARD. BERGHAIN. BIERLAND. BIERBAUM. BIER HOFF. BURGMAN. BLONDINE. BORCK. BODEBROWN.  BROTAS BEER. CEVADA PURA. CONTAINNER. CORUJA. COLORADO. COLOMBINA. DAMA BIER. DAS BIER.  2 CABEÇAS. DUM. DOM HAUS. DORTMUND.  EISENBAHN. FAIXA PRETA. FAROL. FUCKING BEER. GAUDEN BIER. GERMÂNIA.  GREIFENBIER. HANDWERK. HEILIGE. HORST & BIERMAN. HOFFEN BIER. HUNSRUCK. ITAJAHY. IRMÃOS FERRARO. INSANA. INVICTA. 1824 IMIGRAÇÃO. JESTER.  JOCKERS. JUPITER. KARSTEN. KARAVELLE. KLEIN. KIEZEN RUW. KONIGS BIER. KRUG BIER. KUD. LANDEL. LAGOM.  MANIBA. MISTURA CLÁSSICA. MORADA E CIA ETÍLICA. NACIONAL. NOI. OGRE BEER. PAGAN. PALTA. PENEDON. PROVIDÊNCIA. RASEN BIER. STANNIS. SCHORNSTEIN. ST GALLEN. SAMBAQUI. SAINT BIER. SEASONS. SAUBER BEER. SUMÉRIA. TABERNA DO VALE. URBANA. URWALD. WALS. WALFANGER. WAY. WENSKY. WEIRD BARREL. WUNDER BIER. ZEHN.
Lançamentos:

A Bierland trará duas novidades durante o Festival, a Manobier, uma Strong Scotch Ale, também conhecida como Wee Heavy, baseada em receita vencedora do Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland 2014. E a nova receita da Bierland Strong Golden Ale, que passa por um tempo extra de maturação e segunda fermentação na garrafa, com coloração ouro e aroma que sugere notas de tangerina e frutas cítricas.



Uma das tendências do Festival do ano passado foi o lançamento de cervejas ácidas, conhecidas como sours, e este ano uma das cervejarias a apostar no estilo é a Invicta, que lançará a Transatlântica (6%), que tem entre seus ingredientes a cajá-manga, uma fruta popular na região Nordeste.


A Wäls irá celebrar a recente união com a Bohemia com o lançamento da Saison d’Allianceuma cerveja no estilo saison, que terá sálvia, gengibre e hortelã na receita, e será produzida com a levedura da belga Leffe, também pertencente ao grupo AB-Inbev.


O estande da curitibana Bodebrown é sempre um dos mais concorridos do festival, seja pelas suas aclamadas cervejas de linha quanto pelos lançamentos. Este ano uma das novidades será uma nova versão da Atomga Imperia Stout,uma cerveja potente com receita criada em colaboração com cervejeiros americanos e que leva cerejas chilenas na receita. 


Outro lançamento dacervejaria é a  Bodebrown Polska. A nova cerveja da Bodebrown é um resgate histórico de uma receita polonesa antiga que leva malte da Polônia, trigo e  trigo defumado em carvalho. Isso confere à receita um defumado equilibrado, em uma cerveja leve, com baixo teor alcoólico (3,5% ABV). Quem quer experimentar? Fica a dica parao Festival Brasileiro de Cerveja, em Blumenau.



Outra cerveja que irá lançar uma sour é a Tupiniquim, de Porto Alegre, que utilizará levedura selvagem (Brettanomyces) e levedura de champanhe para criar a Tirana Sour Ale. A marca também lançará alguns dos seus rótulos tradicionais maturados em barris de uísque e cachaça e novas cervejas de estilos belgas como dubbel e tripel.


FONTE (lançamentos): Marco Zimmermann - cervejeiro e colunista da seção de cervejas do Destemperados em Santa Catarina.


Outra novidade é a CERVEJA PORTER COM CUPUAÇU: CUPULATE PORTER

No lugar do tradicional cacau, chocolate feito com semente de cupuaçu. Esse é o curioso ingrediente de uma Porter feita em colaboração das paranaenses Bodebrown e De Bora Biercom a paraense Amazon Beer





Já deu pra ver que bons motivos não faltam para ir ao Festival Brasileiro da Cerveja: excelentes cervejarias nacionais, excelentes rótulos, lançamentos, concurso cervejeiro, palestras e gastronomia para harmonizar com essas preciosidades. Mas... Como diz a música “Eduardo e Mônica”, do Legião Urbana... “Só que nessas férias, não vão viajar... Por que o filhinho do Eduardo está de recuperação...” Infelizmente teremos que acompanhar o festival de longe, com as notícias passadas por amigos cervejeiros, pois nosso filho estará em provas bimestrais exatamente nessa época... Ossos do ofício...

Mas, as notícias serão atualizadas em tempo e os lançamentos serão devidamente comprados e analisados, para dividirmos com vocês! Para quem vai, uma dica: APROVEITAAAAAAAAAAAAAA!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário