segunda-feira, 16 de março de 2015

CURSOS NA ÁREA DE CERVEJA

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

Aqui estamos apresentando diversos cursos na área de cerveja, por que foi assim que aprofundamos os nossos conhecimentos sobre esse mundo tão rico de história e cultura. Nos formamos em Sommelier de Cervejas pelo Science of Beer (Letícia) e SENAC-RJ/Doemens (Artur). Divulgamos alguns cursos de referência,  disponíveis no mercado. Estude cerveja!

SCIENCE OF BEER - Curso de Sommelier de Cerveja

Habilitar o aluno a atuar como sommelier, exercendo a profissão de forma ética, atuando na comercialização e orientação de cervejas. O curso aborda vários aspectos como a degustação orientada, harmonização de cerveja e alimento, serviço de bebidas e noções sobre bebidas alcoólicas em geral. O curso tem como objetivo formar profissionais para atuar no mercado de cerveja.

Maiores informações no link  http://www.scienceofbeer.com.br/






FORMAÇÃO DE SOMMELIER – SENAC/Doemens Academy
Objetivo do curso: harmonizar cerveja e preparações por meio da exploração das características dos alimentos, seus diversos tipos de preparo aliado aos tipos de cervejas existentes. Nesse curso o aluno desenvolverá competência técnica para avaliação de cerveja sob aspectos visuais, olfativos e gustativos através de degustação de cervejas. Harmonizar cervejas e preparações por meio da exploração das características da bebida e do alimento.

Maiores informações no link www.rj.senac.br/



ACADEMIA BARBANTE DE CERVEJA

Sommelier de Cerveja - O aluno aprende a realizar o serviço com excelência, conhecer os tipos de produção, analisar sensorialmente os variados estilos, realizar harmonizações com a gastronomia nacional e internacional, elaborar cartas de cervejas adequadas ao ponto de venda, conduzir degustações e experiências gastronômicas, norteado pela ética e consumo responsável. É o curso ideal para profissionais de restaurantes, bares, hotéis, lojas, cervejarias, distribuidoras, importadoras, além de entusiastas, curiosos, pessoas que atuam na disseminação da cultura cervejeira e quem deseja se inserir nesse mercado com a certificação da renomada escola Doemens Akademie de Munique.
Tecnologia Cervejeira - O aluno aprende a desenvolver todas as etapas do processo de produção de cerveja, matérias-primas, gestão sensorial e os fatores relacionados à qualidade desde a fabricação até o serviço. Além de todos os conceitos teóricos, na parte prática do curso, que ocorre na planta piloto da Academia Barbante, o aluno participará de 2 processos completos de produção de cerveja. É indicado para pessoas que queiram se profissionalizar e ingressar no mercado cervejeiro.
Gestão Sensorial - O aluno aprende a identificar os atributos sensoriais da cerveja por meio da utilização de técnicas modernas de análise sensorial em bebidas, possibilitando a identificação e controle de possíveis falhas que causam os “off flavors” no processo de produção da cerveja. O curso é indicado para profissionais da indústria de cerveja ligados às áreas de produção, garantia e controle de qualidade e desenvolvimento de novos produtos.
Iniciação em Cervejas Especiais - O aluno aprende sobre o universo das cervejas especiais, por meio da sua história, receitas, estilos, famílias de fermentação e escolas cervejeiras, além de um panorama de como se encontra o segmento no Brasil. É indicado para quem quer ter uma iniciação no mundo das cervejas especiais.
Harmonização com Cervejas Especiais - O aluno aprende como os sabores da cerveja combinam com os diferentes pratos e seus ingredientes, identificando as sutilezas entre e bebida e o preparo possibilitando perceber as interações entre ambos. E é adequado para profissionais do setor que desejam se aprimorar nessa área e entusiastas pela gastronomia.

Parcerias com o Science of Beer:
Beer Service
Beer Talk
Malt Talk
Hops on Top
Yeast Freaks

Palestras e workshops:
Serviço da Cerveja
Os monges e a cerveja
Nem só de vinho vive a Itália

Para informações completas de cada curso, como carga horária, custos, material e professores, acesse o link: http://www.academiabarbante.com.br/cursos-eventos/




INSTITUTO DA CERVEJA
Introdução ao Universo das Cervejas Especiais - tem como objetivo levar informações e curiosidades gerais sobre este universo tão vasto, porém de forma muito leve e descontraída em um ambiente único e agradável. Visa assim um consumo com qualidade e conhecimento.
Sommelier de Cerveja -  o curso tem como objetivo dar ao aluno uma visão real e abrangente da profissão, além de proporcionar eficiente e intensivo treinamento prático em tudo o que diz respeito à atuação do sommelier de cervejas nos diferentes locais em que exerça esta atividade.
Além de:
Workshop Avançado em Lúpulo
Serviço de Cerveja
Análise Sensorial e Off-flavour
Mestre em Estilos  
Especialização em Harmonização  
Curso Avançado em Tecnologia Cervejeira  





ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE
Localizada em Blumenau (SC), cidade caracterizada por sua colonização e tradição alemãs, sede da maior festa da cerveja do Brasil e pólo de cervejarias artesanais, a Escola Superior de Cerveja e Malte atende à demanda pela profissionalização do mercado que cresce a uma média de 6% ao ano no Brasil.
Cursos:
Aspectos tributários da cerveja
Canais de distribuição da cerveja
Cervejeiro artesanal – home brewer
Como montar a sua cervejaria
Como servir cerveja
Custo e precificação de cerveja
Elaboração de receita de cerveja caseira
Equipamentos, higienen e segurança
Escolas e Estilos
MBA em Gestão de Negócios de Cerveja
Mercado de cervejas artesanais
Mestre cervejeiro
Pós-graduação em Tecnologia cervejeira
Microbiologia da cerveja
Sommelier de cerveja
Técnicas de degustação e harmonização e muito mais!!!
Para maiores informações acesse http://www.cervejaemalte.com.br/cursos




BEER ACADEMY
Instituição de ensino, especializada no universo da cerveja. Promove cursos, treinamentos, palestras, eventos e degustações.
Cursos:
Empreendedorismo nos negócios da Cerveja
Marketing sensorial
Administração nos negócios da cerveja
http://www.beeracademy.com.br/



AMERICA HOME BREWING

Realiza cursos e treinamentos em produção caseira de cerveja, ou seja, você aprende a fazer sua cerveja, em diferentes estilos! Com aulas teóricas e práticas distribuídas em 7 horas de atividades, você aprende em um dia tudo o que precisa para começar a produzir sua própria cerveja em casa.


Mais informações em post anterior, nesse blog, no link http://cervejasartesanaisdobrasil.blogspot.com.br/2015/03/american-home-brewing-quer-fazer-sua.html







BOTTO BIER

Produção de cerveja caseira – parte teórica abrangendo um breve histórico da cerveja, estilos, matéria-prima e equipamentos, com dicas de onde adquirir e como produzir, além de limpeza e sanitização e todo o processo cervejeiro.
Maiores informações no link  http://www.bottobier.com.br/cursos.asp



CONFRARIA DO MARQUÊS

A Confraria do Marquês é uma empresa pioneira nos cursos de produção de cerveja artesanal. Hoje, além dos cursos, oferece também degustações, harmonizações e consultorias comerciais.



Com certeza existem muitos mais cursos regionais sobre cerveja! O importante é você buscar conhecimento, aprender, debater e mergulhar fundo nesse mundo das cervejas artesanais! Um mundo de cores, aromas, sabores, estilos, receitas únicas, inovações! Nós estudamos cerveja! E você?




Nenhum comentário:

Postar um comentário