Google+ Badge

terça-feira, 6 de maio de 2014

RAUCHBIER NO BRASIL

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

Bamberg é uma cidade do Estado da Baviera, na Alemanha. Está localizada na região administrativa de Oberfranken. A cidade é um importante centro econômico e cultural da Alemanha e um point certo para os apreciadores de cervejas especiais. São aproximadamente 10 cervejarias artesanais produzindo mais de trinta variedades, sendo o carro-chefe a cerveja Rauchbier.
A cerveja Rauchbier, que significa defumada em alemão, é a mais famosa de Bamberg, produzida por cervejarias igualmente famosas como a Brauerei Schlenkerla e a Brauerei Spezial. A Taverna Schlenkerla, uma tradicional e histórica taverna (1405), localizada no Centro Histórico de Bamberg, recebe visitantes e apreciadores de cervejas artesanais do mundo todo, o ano inteiro.
A Rauchbier já tem um público fiel aqui no Brasil. Algumas cervejarias artesanais brasileiras já produzem a Rauchbier, seguindo os padrões de pureza alemães e conquistando sua fatia no mercado de cervejas artesanais.
 
"Sobre o surgimento do estilo Rauchbier, reza a lenda que um incêndio numa cervejaria em Bamberg teria contaminado com fumaça o malte que estava armazenado. O cervejeiro, por ser muito pobre, se viu obrigado a vender suas cervejas fabricadas com este malte. Ao contrário de suas expectativas, os consumidores aprovaram o novo sabor e após este fato ele manteve a produção das cervejas com o malte previamente defumado."
 
A Rauchbier no Brasil:
  • Bamberg Rauchbier (Bamberg, Votorantim, SP)
  • Eisenbahn Rauchbier (Eisenbahn, Blumenau, SC)
  • Frankonia Rauchbier (Abadessa, Pareci Novo, RS)
  • Mr Tugas Rauchbier (Mr Tugas, Juiz de Fora, MG)
  • Feiticeira Rauchbier (Botto Bier, Rio de Janeiro, RJ)
  • Lagom Rauchbier (Lagom Brewery, Porto Alegre, RS)
Para quem ainda não provou uma Rauchbier, fica a dica!
 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário