sexta-feira, 23 de maio de 2014

CERVEJARIA MORADA E CIA ETÍLICA (CURITIBA-PR)


Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

Curitiba é uma cidade que já tem uma boa cultura cervejeira e boas cervejarias artesanais como a Bodebrown, a Blondine, a Bier Hoff, a Curitiba, a Donawer e a Morada Etílica e Cia, que além de cerveja produz outros sabores etílicos como gim e uísque.
 
A Cervejaria Morada Companhia Etílica, de Curitiba, faz cervejas, temperadas com cereais e lúpulos, e também ingredientes brasileiros.

MORADA DOUBLE VIENA

Estilo: American Amber Ale
Teor alcoólico: 7,6%
Temperatura ideal para consumo: entre 5 e 7 ºC

O rótulo da Morada Double Vienna é um interessante ambigrama etílico, você pode virar a garrafa de cabeça para baixo e o seu nome continua legível.

É uma cerveja encorpada, com excelente formação de espuma e muito saborosa.

MORADA KOLSCH

Estilo: Kölsch
Teor alcoólico: 5%
Temperatura ideal para consumo: entre 5 e 7 ºC

Esta cerveja é o primeiro passo de uma nova história. Desenhada para agradar apreciadores sem assustar iniciantes. Foram inspirados na escola Germânica. Notas amadeiradas, frutadas criam essa cerveja ale clara, leve e refrescante.

MORADA GASOLINE SOUL(lançamento)


A “Gasoline Soul” será uma cerveja com a cara do motociclismo. “A cerveja vai remeter ao fogo interior de cada um. Aquela vibração que move o mundo, tanto do cervejeiro quanto do motociclismo”, afirma André Junqueira, mestre-cervejeiro, destilador e proprietário da Morada Cia Etílica.
Por esse motivo, a cerveja não vai se basear em um padrão tradicional, mas lembra um estilo Brown Ale Inglês ou o Bock Germânico de coloração escura intermediária, semelhante a do Caramelo Toffee. Terá 6,71% de teor alcoólico e um fermento inglês, com notas frutadas – “para dar sabor sutil” – e o lúpulo terá a função de trazer o amargor. Essas características vão se somar ao fato de a cerveja se maturar com pedaços de barris que abrigaram whisky Bourbon, para criar uma nova camada de sabor.

MORADA HOP ARABICA

Uma american blonde ale com notas frutadas e café da variedade dá o nome dessa cerveja. É produzida em parceria entre o Lucca Cafés Especiais e a Morada Cia. Etílica.
A bebida une duas das principais paixões dos brasileiros até mesmo na escolha do nome: a cerveja (Hop, que significa lúpulo em inglês) e o café (Arabica, do nome científico da planta, Coffea arabica). "Ao contrário do que se imagina, trata-se de uma cerveja clara, leve e refrescante, que leva um café especial, cultivado na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais",

 A cerveja colaborativa foca, sobretudo, na harmonia entre os aromas do café e dos lúpulos frutados, que dão um toque cítrico, floral e leve, combinando com o estilo de café escolhido. Tem uma acidez marcante e notas de rapadura, que completam perfeitamente a personalidade dos lúpulos

















Nenhum comentário:

Postar um comentário