Google+ Badge

terça-feira, 27 de maio de 2014

PASSEANDO PELAS CERVEJARIAS DE SANTA CATARINA

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

Viajar é o que dá tempero à alma. Disso nós sabemos! Viajar de carro pelo Brasil podem trazer belas surpresas, não só pelas paisagens, mas também por conhecer a história e a cultura do local. E isso o estado de Santa Catarina tem de sobra para oferecer. A cultura trazida por imigrantes europeus é riquíssima. Junto com as danças, a música, os esportes, veio a rica gastronomia que enchem a boca. E junto com essa gastronomia, as cervejas artesanais catarinenses!!! E são muitas para visitar!!! O ideal é preparar um roteiro, buscando hospedagens nas cidades, para aproveitar e degustar todos esses ricos sabores e aromas e não burlar a Lei Seca...
Encontramos esse artigo super completo, publicado pelo grupo RIC TV/RECORD num projeto chamado Destino SC. Confira agora a reportagem e aproveitem as dicas!!!


" Santa Catarina também é conhecida como a Terra da Cerveja. E se você ainda costuma associar esta bebida ao tipo Pilsen industrial, que só se bebe estupidamente gelada, precisa percorrer este roteiro para elevar o seu padrão de qualidade.

Afinal, quase todas as micro cervejarias da região respeitam a Lei da Pureza Alemã (Reinheitsgebot), criada em 1516, e que determina que elas só podem ser produzidas com quatro ingredientes: água, lúpulo, malte (de cevada ou de trigo) e fermento. Essa lei, em vigor até hoje na Alemanha, proíbe o uso de conservantes ou cereais não maltados na mistura. O resultado é uma cerveja saborosa e de qualidade.

Hoje, as cervejarias estão cada vez mais integradas com o turismo e a cultura da região. Para os apreciadores da bebida, a dica é passear nas empresas.

 

Roteiro da Cerveja por regiões

Vale do Itajaí

No Vale do Itajaí ou Vale Europeu está localizado o maior número de fábricas de cervejas do Estado e, portanto, é o polo principal da rota. A região, colonizada por alemães e italianos, reúne cidades que misturam o charme da arquitetura europeia, gastronomia e festas típicas, como a Oktoberfest, de Blumenau, a maior festa alemã das Américas.

A forte tradição germânica destaca o Estado no cenário nacional de produção de cervejas artesanais. Só em Blumenau são mais de 10 micro cervejarias, algumas já bem conhecidas como a cervejaria Eisenbahn e a Bierland, ambas premiadas internacionalmente.

Blumenau abriga também, desde 1996, o Museu da Cerveja, único do gênero no país. No acervo há peças que pertenceram à antiga Cervejaria Feldmann e Brahma, além de equipamentos, objetos, fotos, documentos e textos que mostram o processo de fabricação da bebida na cidade. O visitante também tem acesso a um vídeo de sete minutos com dicas sobre o roteiro das cervejarias na região, incluindo as cidades de Brusque, Gaspar, Indaial, Timbó e Pomerode. Um ponto de partida para quem quer se aventurar por esse rico universo etílico.

 

Região Norte

A região Norte do Estado também possui importante tradição cervejeira com destaque para as cidades de Joinville, Jaraguá do Sul e Canoinhas.

Foi em Joinville que surgiu a primeira cervejaria catarinense, em 1852. E também foi na maior cidade do Estado que a fábrica da Antarctica ganhou a fama de produzir a melhor cerveja da marca no Brasil. Com o intuito de resgatar a tradição joinvillense de produzir chope de qualidade, foi inaugurada a Opa Bier, em 2006.

E se o assunto é tradição, Canoinhas não fica devendo em nada a Joinville. Afinal é de lá a Cervejaria Canoinhense, a mais antiga em atividade no Brasil.

 

 Região Sul

O Sul do Estado também está dentro da Rota da Cerveja. Bem próximo a Criciúma, o destaque é a cidade de Forquilhinha, considerada a cidade mais alemã da região. O local vem investindo na produção de cervejas artesanais, como a Saint Bier, por exemplo, e ganhando espaço entre os apreciadores da boa cerveja no Brasil.

 

Região Meio Oeste

Outro roteiro essencial aos amantes da bebida fica no Meio Oeste catarinense, em Treze Tílias. Conhecida como o tirol brasileiro, a cidade proporciona uma rica viagem à tradição e costumes austríacos, agregando os ingredientes de sua colonização, como a rica gastronomia, arquitetura, música, trajes típicos e uma cerveja fiel à lei da pureza alemã.  A cervejaria Bierbaum é uma prova disso e vale a pena conferir.

 

Roteiro das Cervejarias: 

Em Blumenau

Museu da Cerveja

Endereço: Rua XV de Novembro, 160 – Praça Hercílio Luz
Tel: (47) 3326-6791
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.
Gratuito
www.turismoblumenau.com.br


Cervejaria Bierland
Bierland significa terra da cerveja, uma homenagem a Blumenau. A fábrica possui um bar anexo, assim os visitantes podem visitar e degustar os sabores dos chopes e cervejas nas variedades Pilsen, Bock, Weisen e Pale Ale.
Capacidade:
 20 pessoas por grupo
Idade mínima: não tem desde que menores de idade estejam acompanhados por responsáveis.
Tempo de visitação: aproximadamente 30 minutos
Endereço: Rua Gustavo Zimmermann, 5361 – Itoupava Central
Tel: (47) 3337-3100
www.bierland.com.br

 

Cervejaria Eisenbahn
Fundada em 2002, a Eisenbahn buscou a melhor matéria-prima disponível na Europa e um mestre cervejeiro alemão com 30 anos de experiência, formado na mais conceituada Universidade de Cervejeiros do mundo, a Weihenstephan, na Alemanha. Produz uma variedade de 11 cervejas, entre elas a Lust, cerveja feita pelo metodo champenoise, um licor feito de cerveja, único no Brasil. A Eisenbahn produz aproximadamente 200 mil litros de cerveja/mês, vende para 17 estados brasileiros e exporta para os EUA e Suíça.

Capacidade: 20 pessoas por grupo

Idade mínima: 14 anos, acompanhado por responsável.

Tempo de visitação: 40 minutos

Endereço: Rua Bahia, 5181 – Salto Weissbach – Blumenau – SC

Tel: (47) 3488-7307


 

Cervejaria Wunder Bier
Fundada em outubro de 2007, a cervejaria oferece aos visitantes vários tipos de chopes: Hefe-Weizenbier (trigo), Schwarzbier (escuro) e Lager Hell. O chope Lager é um pilsen primitivo de origem, que resulta em uma cor mais acentuada e sabor mais intenso.

Idade mínima: não tem (menores somente acompanhados por responsáveis)

Quantidade de pessoas: 15 pessoas por grupo.

Endereço: Rua Fritz Spernau, 155 – Fortaleza – Blumenau – SC

Tel: (47) 3339-0001


 

Em Brusque


Cervejaria Zehn Bier
A Cervejaria Zehn Bier foi fundada em 2003 produzindo Chopp. Em 2011, lançou a Cerveja Zehn Bier em três versões: Pilsen, Heller e Porter, todas não filtradas, garantindo o sabor das cervejas artesanais dos Europeus do século passado.
Idade Mínima: não tem (menores somente acompanhados por responsáveis)
Quantidade de pessoas: 15 pesssoas por grupo.
Endereço: Rua Benjamin Constant, 26 – Bairro São Luiz – Brusque – SC
Tel: (47) 3351-6685
email: 
atendimento@zehnbier.com.br
www.zehnbier.com.br

Em Canoinhas

Cervejaria Canoinhense
Localizada a oeste de Joinville, distante cerca de 190 quilômetros de Joinville, a Canoinhense é a cervejaria artesanal mais antiga do Brasil. Foi fundada em 1908  pelo pai do atual dono e mestre-cervejeiro, Rupprecht Loeffler que faleceu no início de 2011, aos 96 anos. A Cervejaria Canoinhas produz cerveja e chope artesanais com receita que está na família a 5 gerações. O Bar do Loeffler funciona durante o dia.
Idade Mínima: não tem (menores somente acompanhados por responsáveis)
Quantidade de pessoas por grupo:  até 30 pessoas
Endereço: Rua 3 de maio, 154, Centro

Tel:
 (47) 3622-0358

 

Em Forquilhinha

Cervejaria Saint Bier

A cervejaria está situada na cidade mais alemã do sul de Santa Catarina, Forquilhinha. Aqui se produz chopes e cervejas com ingredientes importados, obtendo assim, o delicioso sabor do “Puro Malte”. Além do carinho com que é feito o produto, pode-se verificar a qualidade, visitando a cervejaria. Mesmo utilizando tecnologia, preservamos o método de produção artesanal para garantir o valioso sabor “Premium” deste líquido precioso.

Idade mínima: 18 anos (menores somente acompanhados de responsáveis)

Tempo de visitação: 40 minutos

Endereço: Av. 25 de Julho, 1303 – Vila Lourdes – Forquilhinha – SC

Tel. e e-mail: (48) 3463-3400 / zejunkes@yahoo.com.br


 

Em Gaspar

Cervejaria Das Bier

Instalada numa área rural, cercada pela natureza, a cervejaria destaca-se pelo estilo arquitetônico e seus ambientes aconchegantes como a cave e o deck. A Das Bier, que em português significa “a cerveja”, oferece os chopes Pilsen (claro), Braunes Ale (escuro) e Weizen (trigo).

Idade mínima: Não tem (menores somente acompanhados de responsáveis)

Quantidade de pessoas por grupo: 15 pessoas.

Tempo da visitação: 15 minutos.

Endereço: Rua Bonifácio Haendchen, 5311 – Belchior Alto

Tel: (47) 3397-8600


 

Em Indaial

Cervejaria Heimat

Foi seguindo a receita original – com mais de 600 anos – e adaptando-a aos padrões atuais de tecnologia, que Georg Nuber  resolveu criar sua própria marca, em Indaial.
Na fábrica é possível adquirir o Chopp Heimat em barris de 10, 15, 20, 30 e 50 litros, com chopeiras elétricas ou a gelo. Elaborada da mesma forma que o chopp, com engarrafamento e imediata pasteurização, é possível também adquirir na fábrica a Cerveja Heimat em garrafas caçulas de 600 ml.
Quantidade de pessoas por grupo:  até 20 pessoas
Tempo da visitação: de 30 a 40 minutos
Valor: R$ 7,00 por pessoa
Endereço: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 1498 Bairro Tapajós
Tel: (47)3333-1793
www.cervejariaheimat.com.br

 

Em Itajaí

Othomania Microcervejaria Catarina
Fundada na cidade de Pompéia em São Paulo, a Othomania foi fruto de um antigo desejo de produzir uma cerveja Premium de qualidade superior, diferente das cervejas comerciais que se encontram no mercado. A qualidade impressionou Vilson Sandrini, um grande apreciador de cervejas artesanais. O resultado desse encontro foi a criação da Fábrica de Cerveja Othomania Catarina em Itajaí, onde hoje são produzidos os chopes Pilsen, Brown Ale e Weiss.


Endereço: Rua Uruguai, 1314, - Itajaí/SC
Tel: (47) 3348 8484


 

Em Jaraguá do Sul

Cervejaria Konigs Bier
 
Inaugurada em 2007, Konigs Bier, em alemão significa “Cerveja do rei”. É uma homenagem aos reis e sociedades de tiro, que preservam esta antiga tradição alemã na região. Oferece aos seus clientes o chope Pilsen (Cristal e Natural), Pilsen Fest (mais leve, ideal para festividades), Bock (escuro, com leve sabor de café e chocolate). É a única Cervejaria de Jaraguá do Sul.
Idade mínima: Não tem (menores somente acompanhados de responsáveis)
Quantidade de pessoas: 10 pessoas por grupo
Endereço: Rua Erich Sprung, 215 – Água Verde -  Jaraguá do Sul – SC.
Tel. (47) 3370-5544
www.konigsbier.com.br

 

Em Joinville

Cervejaria Opa Bier
A Opa Bier foi fundada em fevereiro de 2006 para resgatar a tradição joinvilense de produzir cervejas de qualidade incontestável. É uma homenagem aos primeiros colonizadores de Joinville, que encontraram água pura para a produção de cerveja e aos cervejeiros que por muito tempo, deram fama à Joinville fabricando a melhor cerveja do Brasil. As cervejas Opa Bier estão disponíveis em garrafas de 355ml e 600ml em cinco versões: Pale Ale, Porter, Weizen, Pilsen e Sem Álcool, além das versões sazonais.
Idade mínima: 12 anos (menores acompanhados por pais e responsáveis)
Quantidade de pessoas: 20 a 25 pessoas por grupo
Tempo de visitação: 30 minutos
Endereço: Rua Dona Francisca, 11.560 – Pirabeiraba – Joinville – SC
Tel. e email: (47) 3467-0090 / visita@opabier.com.br
www.opabier.com.br

 

Em Pomerode

Cervejaria Schornstein
Fundada em 2006, em um prédio tombado pelo patrimônio histórico com cerca de 50 anos de existência. Tem na sua planta, uma chaminé de 30 metros de altura, toda de tijolos maciços, sua principal referência na logomarca e no significado de seu nome (Schornstein em alemão significa chaminé).  Produz seis tipos de chope: Pilsen Natural (não filtrado) , Pilsen Cristal (filtrado), Pale Ale , Weiss , Bock e Imperial Stout . Os dois primeiros com teor alcoólico de 4,5%, a Pale Ale e a Weiss com 5%, a Bock com 7% e a Imperial Stout com 8%.
Tempo de visitação: 15 minutos
Idade Mínima: não tem (menores somente acompanhados por responsáveis)
Endereço: Rua Hermann Weege, 60 (ao lado do Zôo)
Tel. (47) 9171-9359/3387-6655
www.schornstein.com.br


Em Timbó

 

Cervejaria Borck
A Borck é uma das cervejarias artesanais mais antigas em atividade. Com uma história de 15 anos na produção de chope, é mantida pela família Borck, nos mesmos moldes da sua inauguração. A história da Cervejaria Borck, além da tradição, carrega uma grande história de conquista, sonhos, coragem e pioneirismo.
Idade mínima: 14 anos (menores somente acompanhados por responsáveis)
Tempo de visitação: 30 minutos
Quantidade de pessoas: 10 pessoas por grupo
Endereço: Rua Pomeranos, 1963 – Bairro Pomeranos
Tel. e e-mail: (47) 3382-0587 / cervejaria@borck.com.br
www.borck.com.br

 

Em Treze Tílias


Cervejaria Bierbaum

Fundada em 2004 pelos irmãos Bierbaum, a fábrica foi construída em anexo ao charmoso e tradicional Restaurante Edelweiss, preservando em sua construção o estilo alpino, característico da região dos alpes austríacos. A Cervejaria utiliza-se do conceito europeu na produção de cervejas artesanais e diferenciadas. As formulações dos produtos da Bierbaum são elaboradas com a mais pura água, produzidas exclusivamente com malte de cevada, e os lúpulos e levedura (fermento) oriundos da Áustria e Alemanha.
Endereço: Rua: Dr. Gaspar Coutinho, N.439, Centro
Tel. e e-mail: (49) 3537 0531 / edelweiss@bierbaum.com.br/ cervejaria@bierbaum.com.br
www.bierbaum.com.br  "

 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário