Google+ Badge

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

DIVULGAÇÃO CERVEJARIA BIERLAND – BLUMENAU (SC)

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves


 Bierland inicia produção do primeiro lote da Wee Heavy                                       

Ter a cerveja produzida em grande escala é o sonho de muitos cervejeiros caseiros. E era também o de Carlos Henrique Menezes e Silva e Alessandro Pereira Lins, ambos bioquímicos e microbiologistas. Eles venceram o Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland 2014 que tinha como objetivo desenvolver uma cerveja no estilo Strong Scotch Ale, também conhecido por Wee Heavy. E assim começou a produção do primeiro lote da Bierland Wee Heavy na fábrica em Blumenau (SC), feita a partir da receita campeã. Nesta etapa foram produzidos 1.000 litros da bebida. “É um sonho que está se realizando. Quem não quer ter sua cerveja caseira produzida em escala industrial por uma cervejaria de alta qualidade como a Bierland? É um reconhecimento muito bom”, compartilha Silva.

Rubens Deeke, sommelier de cerveja da Bierland, conta que a Bierland Wee Heavy será lançada no Festival Brasileiro da Cerveja, em março de 2015, e se diz satisfeito com os resultados obtidos com o projeto do Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland. “O concurso sempre proporciona uma troca muito boa entre o cervejeiro e a cervejaria. O momento de produzir a receita campeã é um trabalho a quatro mãos, onde todo mundo ganha”, relata.

Silva ressalta o respeito da Bierland com a receita original, inscrita no concurso. “É muito bom esse sentimento. Quando a nossa cerveja começa a ser produzida, a receita é elaborada o mais próximo da original possível. Claro que alguns ajustes são feitos, mas não há mudanças drásticas e tudo é discutido conosco e decidido em conjunto, o que nos deixa muito felizes”, explica. Agora, ele pretende ampliar os serviços de sua empresa em conjunto com o sócio Alessandro Pereira Lins. “A Dr. Yeast produz leveduras especiais para cervejeiros caseiros e a intenção é que em 2015 possamos atender também as cervejarias artesanais”, comenta.

Sobre o Concurso

O evento tem como objetivo fortalecer o vínculo entre as cervejarias artesanais e os cervejeiros caseiros por meio da troca de informações. Além disso, visa valorizar a produção artesanal, premiando as três melhores cervejas participantes. A primeira edição ocorreu em 2012. Em 2013, as inscrições esgotaram em um dia. Já este ano, as vagas foram preenchidas em menos de uma hora.

A cerveja de estilo Strong Scotch Ale possui aroma e sabor profundamente maltoso, cor de cobre claro a castanho escuro. É possível notar notas de malte torrado ou de fumaça, algum caráter de nozes, e o final pode ser doce a médio-seco.

Nós do Guia Virtual das Cervejas Artesanais Brasileiras estamos anciosos para esse lançamento e estaremos lá no festival para conferir!






ACESSE TAMBÉM A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E CURTA!!!

www.facebook.com/CervejasArtesanaisdoBrasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário