quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

AS CERVEJAS DA CERVEJARIA BIERLAND - BLUMENAU (SC)

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

Em fevereiro de 2015 estaremos de férias, viajando pelo sul do Brasil. E para não desperdiçar a viagem, visitaremos algumas cervejarias do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Uma das cervejarias que iremos visitar é a Bierland, de Blumenau, SC. E motivos não faltam para essa escolha! Fica a dica!



CERVEJA BIERLAND PILSEN
A Bierland Pilsen teve sua inspiração nas American Premium Lagers e trata-se de uma cerveja puro malte especialmente adaptada ao clima predominantemente tropical do Brasil. O estilo é uma variação das German Pilsners da Alemanha e foi trazido para a América durante o século XIX pelos imigrantes alemães. Tornou-se menos amargo e encorpado do que as versões européias. Trata-se de uma cerveja dourada, brilhante, com espuma cremosa e de pouca duração,com corpo leve e boa carbonatação. O aroma remete a cereais e um suave floral de lúpulo, enquanto no sabor se destacam notas de malte, cremosidade e o baixo amargor. 
CERVEJA BIERLAND BOCK
A Bierland Bock é um estilo recriado em Munique no início do século XVII.  O nome Bock é uma variação de Einbeck no dialeto bávaro e também significa bode em alemão, sendo este muito comum em rótulos e propagandas do estilo. Uma cerveja de coloração marrom com nuances avermelhadas e brilhante. Com espuma cremosa e persistente, é rica em aromas de malte e notas tostadas, sabor equilibrado entre doçura e torrado, com eventuais traços de nozes ou avelãs.  Uma cerveja de corpo médio-alto, carbonatação moderada e amargor agradável. Bastante premiada em concursos internacionais. 


CERVEJA BIERLAND WEIZEN
A Bierland Weizen é uma cerveja de trigo, inspirada nas típicas receitas da Baviera, região sul da Alemanha. São cervejas refrescantes, de rápida maturação, e melhor apreciadas enquanto jovens e frescas. Por não ser filtrada, pode haver sedimento de leveduras nas garrafas, que devem ser gentilmente agitadas antes de serem servidas para homogeneizar a levedura em suspensão. Uma cerveja de coloração amarelo claro e ligeiramente turva, com espuma abundante e persistente.  Os aromas e sabores são intensos, ressaltando ésteres frutados que lembram banana e notas fenólicas de cravo e noz moscada, além dos traços de baunilha. Possui corpo médio e alta carbonatação.


CERVEJA BIERLAND PALE ALE
A Bierland Pale Ale é inspirada nas English Pale Ales, desenvolvidas para exportação, ligeiramente mais carbonatadas, fortes e amargas que outras Strong Bitters inglesas. Uma cerveja de cor laranja acobreado, brilhante, com espuma baixa e de pouca retenção. Levemente frutada, o destaque são as notas herbáceas e cítricas dos lúpulos. O sabor equilibra notas de malte, caramelo e lúpulo, com amargor médio-alto e final seco. De corpo médio e carbonatação moderada.


CERVEJA BIERLAND IMPERIAL STOUT
A Bierland Imperial Stout é inspirada nas autênticas Russian Imperial Stouts, estilo robusto e alcoólico criado para suportar o envio da Inglaterra para a Rússia pelo gelado Mar Báltico. Uma cerveja escura de sabor intenso e forte, com espuma baixa e de pouca retenção. Complexa, rica em aromas e sabores de malte tostado, frutas secas como ameixa preta e uva-passa, doce-amargo lembrando toffee, chocolate amargo, cacau e café expresso. A baixa carbonatação e o corpo elevado ressaltam a sensação aveludada e alcoólica dessa cerveja.


CERVEJA BIERLAND STRONG GOLDEN ALE
A Bierland Strong Golden Ale é uma cerveja complexa e delicada, que passa por um longo período de maturação e uma segunda fermentação na garrafa. O estilo Belgian Golden Strong Ale surgiu após a Segunda Guerra Mundial e é comumente associado ao demônio em virtude do alto teor alcoólico. A coloração amarelo ouro, clara e efervescente (frisante), é arrematada por uma espuma abundante e persistente. Seus aromas remetem a notas frutadas (agradáveis notas de tangerina, frutas cítricas), especiarias e um suave perfume alcoólico. O sabor se destaca pelo equilíbrio entre o dulçor do malte e o amargor moderado, com final seco e levemente condimentado. Corpo médio.


CERVEJA BIERLAND BLUMENAU
A Bierland Blumenau é uma reinterpretação histórica das antigas cervejas produzidas pelos imigrantes alemães que colonizaram a região de Blumenau (SC) no século XIX. Um estilo único, inspirado na sua própria história. Uma cerveja de coloração amarelo palha e naturalmente turva, que traz aroma de malte, notas florais e alguma complexidade.  Leve e refrescante, possui corpo médio-baixo e amargor agradável.

CERVEJA BIERLAND BELGIAN BLOND ALE
A Bierland Belgian Blond Ale é uma cerveja de alta fermentação, de força moderada e com a sutil complexidade belga. O estilo traz o balanço dos aromas e sabores das cervejas belgas, unindo a robustez de uma Dubbel com características típicas de uma Tripel, embora um pouco mais adocicada e menos amarga. Uma cerveja dourada, límpida, com espuma cremosa e persistente. Possui aroma de malte, suave nota condimentada, e presença de notas frutadas, lembrando especialmente banana madura. Inicialmente adocicada, possui amargor moderado, final levemente picante, seco e alcoólico. O corpo médio-alto e a carbonatação generosa completam esta cerveja.


CERVEJA BIERLAND BRUXA BLOND ALE
A Bierland Bruxa Blond Ale é uma cerveja dourada. Possui aroma sutilmente frutado, amargor médio, com um final seco e condimentado. O nome Bruxa faz referência à cidade de Bruxelas – capital da Bélgica – país de origem do estilo desta cerveja. Além disso, homenageia Franklin Joaquim Cascaes, pesquisador da cultura açoriana, ceramista, gravurista e escritor brasileiro. Estudioso do folclore da Ilha de Santa Catarina, Cascaes passou mais de três décadas junto à população de Florianópolis – cidade de origem do autor da receita da cerveja – coletando depoimentos, histórias e estórias místicas em torno das bruxas, herança cultural açoriana.


CERVEJA BIERLAND AMERICAN RED ALE
A Bierland American Red Ale é inspirada nas Red Ales norte-americanas, também conhecidas por Amber Ales, popularizadas na região norte da Califórnia e noroeste do Pacífico, antes de se espalharem pelo resto dos Estados Unidos. As Red Ales normalmente apresentam um balanço harmonioso entre malte e amargor, especialmente quando comparados às American Pale Ales. Uma cerveja de coloração cobre avermelhada e límpida. O destaque fica por conta do equilíbrio entre lúpulos e notas de malte e sutil caramelo, tanto no aroma quanto no sabor. Amargor moderado,  corpo médio e  boa carbonatação fazem desta cerveja uma cerveja completa. 



CERVEJA BIERLAND VIENNA
A Bierland Vienna é uma cerveja inspirada no estilo Vienna Lager, originário da Áustria. Próximo da extinção em sua região de origem, o estilo continua vivo nas Américas, onde foi trazido por cervejeiros imigrantes australianos no final do século XIX. Apresentando coloração avermelhada e brilhante, com espuma baixa e persistente, seu aroma maltado é levemente tostado e adocicado, surpreendendo pelo toque floral e cítrico de lúpulo proveniente do dry hopping.  Além do corpo médio e boa carbonatação, seu sabor é marcado pela complexidade do malte e amargor persistente.  Uma cerveja premiadíssima!

Confira todas as premiações nacionais e internacionais das cervejas Bierland. Veja dicas de dar água na boca de harmonização com cada estilo produzido pela Cervejaria Bierland. Acesse www.bierland.com.br

Fonte: Cervejaria Bierland

           Brejas

Nenhum comentário:

Postar um comentário