sábado, 31 de janeiro de 2015

CERVEJANDO EM SANTA CATARINA



Por Leticia Souza Gomes e Artur Neves



Curtindo o resto das férias no Sul do país, visitamos a fábrica e a loja da Ceraflame, indústria de Rio Negrinho que fabrica os groulers de cervejarias e de bares de cervejas artesanais pelo país. Depois fomos visitar a fábrica e o bar da Eisenbahn, em Blumenau. Tanto a fábrica como o bar fecharão suas portas ao público para reformas de melhorias estruturais para reabrirem em março de 2015, quando acontecerá na cidade o Festival Brasileiro de Cerveja. Seguimos para a encantadora cidade de Pomerode, a mais alemã do Brasil, onde fomos à Cervejaria Schornstein, que já tínhamos visitado ano passado. Degustar a premiada IPA no local onde ela é fabricada, diretamente da fonte, dá ouro sabor à cerveja.!



















ACESSE TAMBÉM A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E CURTA!!!

www.facebook.com/CervejasArtesanaisdoBrasil


sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

PARCERIA ENTRE LEONARDO BOTTO E CERVEJARIA NOI - RIO DE JANEIRO

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves



O cervejeiro carioca Leonardo Botto, proprietário do Botto Bar, especialista em ótimas cervejas nacionais e importadas em suas torneiras, está desenvolvendo uma receita de Barley Wine com a Cervejaria NOI de Niterói. Com certeza, aguardaremos ansiosos!!! Fica a dica!!!



ACESSE TAMBÉM A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E CURTA!!!

www.facebook.com/CervejasArtesanaisdoBrasil





quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

DIVULGAÇÃO CERVEJARIA WALS BELO HORIZONTE (MG)

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves



Cervejaria Wäls está preparando cerveja com cogumelo
Postado por: Henrique Carnevalli



Se você já tomou vários estilos de brejas com muitos ingredientes, a Cervejaria Wäls resolveu ser ousado e adicionar um complemento bem diferente. Cogumelos!
Desde o dia 6 de Janeiro, a cervejaria vem postando em sua página oficial no Facebook o processo de brassagem da cerveja. Ela será feita com cogumelos Hiratake Salmão, retirados da Fazenda Do Caminhante em Nova Lima, junto a dashi, Kombu, Katsuobushi (Ingredientes japoneses que quando combinados geram grande quantidade de Umami) e lúpulos Jarrylo. Com esta mistura ela traz notas de pêra, citrico de um laranjal, frutado e leve picante. Fica a dica!





Outra novidade da Wals foi um vídeo postado em sua página do facebook com a produção de sua Barley Wine 2015. O vídeo vinha acompanhado da seguinte legenda: “Será que vocês estão prontos para a Wäls EAP Barley Wine 2015 ?? Produzida com o lúpulo Ella 97IBU's, maturada em barris de carvalho francês que antes continham cachaça de Salinas , 13% ABV, maltes ( pilsen, Munique, melanoidina, caraaroma, pale ale e carared ????”)... Fica a dica!



Versão 2014



ACESSE TAMBÉM A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E CURTA!!!

www.facebook.com/CervejasArtesanaisdoBrasil

DIVULGAÇÃO CERVEJARIA BIERLAND – BLUMENAU (SC)

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves


 Bierland inicia produção do primeiro lote da Wee Heavy                                       

Ter a cerveja produzida em grande escala é o sonho de muitos cervejeiros caseiros. E era também o de Carlos Henrique Menezes e Silva e Alessandro Pereira Lins, ambos bioquímicos e microbiologistas. Eles venceram o Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland 2014 que tinha como objetivo desenvolver uma cerveja no estilo Strong Scotch Ale, também conhecido por Wee Heavy. E assim começou a produção do primeiro lote da Bierland Wee Heavy na fábrica em Blumenau (SC), feita a partir da receita campeã. Nesta etapa foram produzidos 1.000 litros da bebida. “É um sonho que está se realizando. Quem não quer ter sua cerveja caseira produzida em escala industrial por uma cervejaria de alta qualidade como a Bierland? É um reconhecimento muito bom”, compartilha Silva.

Rubens Deeke, sommelier de cerveja da Bierland, conta que a Bierland Wee Heavy será lançada no Festival Brasileiro da Cerveja, em março de 2015, e se diz satisfeito com os resultados obtidos com o projeto do Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland. “O concurso sempre proporciona uma troca muito boa entre o cervejeiro e a cervejaria. O momento de produzir a receita campeã é um trabalho a quatro mãos, onde todo mundo ganha”, relata.

Silva ressalta o respeito da Bierland com a receita original, inscrita no concurso. “É muito bom esse sentimento. Quando a nossa cerveja começa a ser produzida, a receita é elaborada o mais próximo da original possível. Claro que alguns ajustes são feitos, mas não há mudanças drásticas e tudo é discutido conosco e decidido em conjunto, o que nos deixa muito felizes”, explica. Agora, ele pretende ampliar os serviços de sua empresa em conjunto com o sócio Alessandro Pereira Lins. “A Dr. Yeast produz leveduras especiais para cervejeiros caseiros e a intenção é que em 2015 possamos atender também as cervejarias artesanais”, comenta.

Sobre o Concurso

O evento tem como objetivo fortalecer o vínculo entre as cervejarias artesanais e os cervejeiros caseiros por meio da troca de informações. Além disso, visa valorizar a produção artesanal, premiando as três melhores cervejas participantes. A primeira edição ocorreu em 2012. Em 2013, as inscrições esgotaram em um dia. Já este ano, as vagas foram preenchidas em menos de uma hora.

A cerveja de estilo Strong Scotch Ale possui aroma e sabor profundamente maltoso, cor de cobre claro a castanho escuro. É possível notar notas de malte torrado ou de fumaça, algum caráter de nozes, e o final pode ser doce a médio-seco.

Nós do Guia Virtual das Cervejas Artesanais Brasileiras estamos anciosos para esse lançamento e estaremos lá no festival para conferir!






ACESSE TAMBÉM A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E CURTA!!!

www.facebook.com/CervejasArtesanaisdoBrasil




quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

CERVEJA IBITIPOCA - LIMA DUARTE (MG)

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves


A cerveja Ibitipoca  é a  cerveja artesanal da cidade mineira de Lima Duarte, a 64 Km de  Juiz de Fora e a 27 Km de Ibitipoca. A Ponte de Pedra, a Janela do Céu, a Gruta dos Três Arcos e o Pico do Pião são apenas alguns dos atrativos de Ibitipoca que abriga ainda mirantes, grutas, praias, piscina natural, cachoeiras, picos e as belas cachoeiras e piscinas naturais formadas pelos Rios do Salto e Vermelho e o Córrego do Monjolinho. O pico da Lambada, também conhecido como Ibitipoca, com 1.784 metros de altitude, oferece uma vista panorâmica inigualável. E é homenageando todo esse cenário de beleza e cores que surgiu a Cerveja Ibitipoca, em seus quatro estilos que oferecem aromas e sabores. Depois de um dia inteiro de caminhada pelas trilhas do Parque Nacional de Ibitipoca, nada mais justo do que harmonizar a rica culinária mineira com uma boa cerveja artesanal da região! Ainda vamos descobrir mais sobre as cervejas Ibitipoca e, em breve, divulgaremos novidades!

CERVEJAS PRODUZIDAS:
·         Ibitipoca Weiss
·         Ibitipoca Red
·         Ibitipoca Pale Ale

·         Ibitipoca Stout








ACESSE TAMBÉM A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E CURTA!!!

www.facebook.com/CervejasArtesanaisdoBrasil


terça-feira, 27 de janeiro de 2015

THE BOUA KITCHEN BAR - RIO DE JANEIRO

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves



Amanhã o Rio de Janeiro ganha mais uma boa opção em cervejas especiais nacionais e importadas: The Boua Kitchen Bar. Localizado na Rua Nelson Mandela, 100, Botafogo, o bar conta com 16 torneiras constantemente mudadas. Além das brejas especiais, opções de vinhos e drinks. Opções para amanhã : Brooklyn Summer Ale, Paulaner, Tree Monkeys, Fraga, dois estilos da Boua é muito mais! Hoje a galera está correndo para preparar tudo para amanhã abrir as suas portas para o público apaixonado por boas cervejas , bons vinhos e bons drinks! Fica a dica!


             Foto de André Sampaio


             Foto de André Sampaio




ACESSE TAMBÉM A NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E CURTA!!!

www.facebook.com/CervejasArtesanaisdoBrasil

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

ANO NOVO, NOVAS BOAS CERVEJAS NO MERCADO NACIONAL

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves



A Cervejaria Nacional de São Paulo, SP, lançará no próximo dia 02 de fevereiro a sua nova receita: Iemanjá. O estilo? Trata-se de uma Witbier com maracujá. Na receita?Além da polpa da fruta, estão presentes sementes de coentro, casca de laranja Bahia e pimenta rosa,muito usada em outras receitas cervejeiras. A nova receita resultou em uma cerveja de corpo leve, amarelada, de espuma branca e densa, com teor alcoólico de 5,5% ABV e leve amargor (15 IBU). Só os felizardos que tiverem oportunidade de visitar a Cervejaria Nacional irão degustar a Iemanjá Witbier, pois ela só estará disponível na cervejaria. Fica a dica!



Outra novidade no mercado é a cerveja Beijos de Corpo da Cervejaria Invicta/Velhas Virgens. O estilo dessa vez é uma Fruit Beer, refrescante para esse calor insuportável de verão. Na receita amoras negras, fermento Saison e lúpulos Halertau e Saaz. De coloração avermelhada, o corpo é leve, aromas de frutas vermelhas, paladar cremoso e leve acidez. Em versão engarrafada de 310ml, com teor alcoólico de 5,2% ABV.




E a Cervejaria Eisenbahn de Blumenau também traz a sua Saison com frutas vermelhas e pimenta rosa. No aroma percebe-se muito bem as frutas vermelhas e a pimenta rosa. Já no paladar percebe-se mais o sabor frutado, além de um perfeito equilíbrio entre o dulçor e o amargor. Versão engarrafada de 500ml, sazonal.




ACESSE TAMBÉM A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E CURTA!!!

www.facebook.com/CervejasArtesanaisdoBrasil






































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































sábado, 24 de janeiro de 2015

LANÇAMENTO DA JAPAS CERVEJARIA - WASABIRU


Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves



E as meninas super-poderosas da Cervejaria JAPAS de São Paulo lançaram a sua primeira cerveja colaborativa com a Cervejaria Nacional, também de São Paulo! É a cerveja WASABIRU , com o ingrediente japonês wasabi. A cerveja só estará à venda na Cervejaria Nacional. Fica a dica!!! Em post anterior contamos mais sobre essa cerveja e sobre a JAPAS.







ACESSE TAMBÉM A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E CURTA!!!

www.facebook.com/CervejasArtesanaisdoBrasil