terça-feira, 22 de abril de 2014

PUB ESCONDIDO, COPACABANA, RIO DE JANEIRO

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

www.facebook.com/pubescondidoca






 
Para quem está descobrindo o mundo das cervejas artesanais ou para quem já é apreciador há bastante tempo, vocês têm um encontro marcado em Copacabana, Rio de Janeiro. Trata-se do Pub Escondido. Por que esse nome? Por que ele é assim mesmo... Escondidinho entre prédios residenciais na Rua Aires Saldanha, em Copacabana, atrás da antiga e famosa boate Help e hoje, futuras instalações do Museu da Imagem e do Som. O Pub Escondido é um lugar aconchegante e bem decorado, sem frescuras, mas com muito bom gosto.

Com 24 torneiras de chope, o bar privilegia as cervejas premium, artesanais e exclusivas, com forte influência do estilo Indian Pale Ale (IPA) – caracterizadas por ter muito lúpulo, sabor fortemente frutado e maior teor alcoólico.

No menu, algumas pedidas com cerveja, como quinze hambúrgueres entre os clássicos e gourmets, todos feitos com pães exclusivos. Os petiscos são tradicionais, mas com toques especiais, como a batata rústica puxada no barbecue caseiro, com queijo cheddar derretido e bacon crocante, ovo frito salpicado com gergelim e cebolinha, sem falar das pequenas almôndegas apimentadas que combinam com as deliciosas e geladas cervejas artesanais. Vale a pena conferir!!!










quarta-feira, 16 de abril de 2014

ROTEIRO DAS CERVEJAS ARTESANAIS EM BELO HORIZONTE, MG

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

Como já postamos anteriormente, muitas cervejarias artesanais no Brasil já estão abrindo as suas portas para a visitação de suas instalações e para conhecer de perto o processo de fabricação de suas cervejas artesanais. Algumas cervejarias, inclusive, oferecem cursos aos mais apaixonados pela cerveja artesanal. Já publicamos uma matéria do Jornal Zero Hora de Porto Alegre (RS) com sugestão de um roteiro de visitação às cervejarias  gaúchas. Na verdade, a matéria sugere que os interessados montem o seu próprio roteiro, de acordo com as suas possibilidades de tempo e indica as cervejarias artesanais que já recebem visitação e oferecem degustação de seus produtos. Procurem em postagens anteriores.

Agora chegou a vez dos mineiros, uai!!!  Segue a matéria divulgada pelo site de BH(www.belohorizonte.mg.gov.br/sala-de-imprensa):


O turismo cervejeiro na capital mineira e entorno vem crescendo à medida que o mercado de cervejas artesanais aquece.

A busca pelas cervejas artesanais está na pauta do turismo brasileiro. Belo Horizonte, que é reconhecida mundialmente como a capital brasileira dos bares, há alguns anos vem apostando também na fabricação desta bebida que incrementa e diversifica a oferta gastronômica da capital mineira.
O estado possui 30 fábricas de cerveja, das quais 24 são microcervejarias. Somam-se a elas, mais aproximadamente 180 produtores caseiros, aglutinados na associação Acerva Mineira.

Em Belo Horizonte, a mais antiga microcervejaria da cidade, a Krug Bier, no bairro São Pedro, aberta em 1997, fabrica seis tipos de chopp e cinco rótulos da cerveja Áustria. Atualmente, são mais de 2,2 milhões de litros produzidos por ano, e distribuídos em 140 pontos de venda da Grande BH. Outra cervejaria famosa na capital, a Wäls, já foi eleita a “cervejaria do ano” no concurso sul americano South Beer Cup. Falke Bier e Backer também são nomes conhecidos na capital mineira.

A difusão da cultura cervejeira demanda que as fábricas tenham estrutura para recebimento de visitantes e a cidade já oferece roteiros estruturados de visitação turística às cervejarias.
De acordo com o presidente da Belotur, Mauro Werkema, o Pólo das Cervejas Artesanais integra mais uma opção de fomento ao turismo e à economia da capital mineira.  E a produção das cervejas se enquadra nessa categoria. A meta é incentivar o turista a conhecer a culinária da  cidade, apreciar o modo de produção e os sabores dessa bebida que tanto agrada ao turista.
Em uma parceria da Belotur com a Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (ABAV-MG) um roteiro turístico já está sendo comercializado e à disposição do público apreciador da bebida.  A empresa Libertas Receptivo oferece o Tour de Cervejas Artesanais
e o Beer Tour –roteiros turísticos em Belo Horizonte e entorno que exploram todas as possibilidades da cerveja artesanal, levando o visitante às microcervejarias da capital e região e também aos bares e lojas especializadas.


Ocupando, hoje, o segundo lugar em produção de cervejas artesanais do país, Minas Gerais já produz 55 dos 120 estilos existentes no mundo. Segundo Cristiano Lamego, superintendente executivo do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em geral do Estado de Minas Gerais – SindBebidas - as cervejarias mineiras estão se destacando porque oferecem ao mercado uma grande variedade de estilos de cerveja.
 
 

Há dois anos, Rodrigo Lemos faz roteiros mensais e visita as principais cervejarias de Belo Horizonte e região como forma de atender a essa demanda, que vem crescendo à medida que o mercado de cervejas artesanais se aquece. “As cervejarias estão começando a se preparar melhor para receber um fluxo de turistas crescente, que deve atingir seu auge em 2014, na Copa do Mundo”.

Lemos também foi o organizador do Beer Tour, primeira iniciativa de turismo cervejeiro em Belo Horizonte, em 2011. Segundo ele as cervejarias de Belo Horizonte já receberam vários prêmios em conceituados concursos internacionais de cerveja. “Elas produzem vários estilos de cerveja, de inspiração belga, alemã, inglesa e americana, que são as quatro grandes escolas cervejeiras mundiais”. 
 

CLUBE DO MALTE, CURITIBA (PR)

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

www.clubedomalte.com.br

Desde que nos interessamos e experimentamos o mundo das cervejas artesanais, a pesquisa sobre o assunto aumentou muito, não só em livros e guias sobre o assunto, mas principalmente na web. E é claro que encontramos sites e dicas interessantes para quem está querendo se aperfeiçoar nesse mundo de sabores e cores extraordinário. Foi assim que descobrímos o Clube do Malte, lá de Curitiba, PR e resolvemos dividir com vocês!


O Clube do Malte iniciou em Janeiro de 2010, em Curitiba, com uma loja conceito (restaurante/bar/empório de cervejas)onde, além de beber as melhores cervejas do mundo e experimentar a gastronomia especialmente elaborada para harmonizar com os diversos estilos de cerveja, se tornou um espaço para conhecer e explorar o fascinante universo das cervejas especiais.
No Clube do Malte você encontra os tipos principais de cervejas artesanais, suas harmonizações e um leque de cervejas nacionais e importadas para você provar! Experimente!






 

terça-feira, 15 de abril de 2014

ANTIGA MERCEARIA E BAR, COBAL HUMAITÁ, RIO DE JANEIRO

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

https://pt-br.facebook.com/AntigaMercearia

A antiga COBAL do bairro Humaitá, Rio de Janeiro, hoje se tornou um pólo gastronômico, substituindo as centenas de barracas de legumes, verduras e frutas que durante tantos anos abasteceu as famílias da região. Hoje, a COBAL do Humaitá é ponto de encontro de jovens, adultos, família e, por que não uma melhor idade animada, que vem em busca de boa comida, boa bebida e bom papo. Dentre as vária opções que o lugar oferece, a nossa preferida é a ANTIGA MERCEARIA E BAR, localizada dentro da COBAL, na passagem entre as ruas São Clemente e Voluntários. Na ANTIGA MERCEARIA E BAR encontramos uma variedade de cervejas artesanais nacionais e importadas, chopps artesanais e petiscos deliciosos. Os nossos preferidos? Bolinho de aipim com carne seca e bolinho de feijão. Fica a dica!!!





 
 
 

CERVEJARIA ALLEGRA, RIO DE JANEIRO (RJ)

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

 
www.choppdunckim.com.br

 
O interesse em desenvolver a própria cerveja artesanal, seguindo os princípios de pureza alemã e usando materia prima de ótima qualidade, uniu amigos cariocas em 2008. Após um ano e meio de pesquisas e viagens, com a adesão de mais dois novos amigos, surge a Micro Cervejaria Allegra, no bairro de Jacarepaguá, Rio de Janeiro. O chopp é feito com puro malte de cevada (torrado ou não), com baixa fermentação e leveduras selecionadas e de alta qualidade.

CERVEJAS PRODUZIDAS:

·         Chopp Dunckim Pilsen

·         Chopp Dunckim Escuro


CERVEJARIA LAGOM BREWERY, PORTO ALEGRE (RS)

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

 
www.lagom.com.br

Cervejaria e Pub conceituado em Porto Alegre, a Cervejaria Lagom Brewery já recebe prêmios por suas cervejas produzidas. No Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau 2014, a cervejaria gaúcha recebeu dois prêmios: ouro na categoria Belgium Pale Ale e bronze na categoria Ordinary. Na cervejaria também acontecem cursos de produção e degustação de cerveja artesanal. O pub é local de eventos e de encontro dos apreciadores de uma boa cerveja artesanal brasileira.

 
CERVEJAS PRODUZIDAS:

·         Belgium Pale Ale

·         Ordinarááária

·         Framboise

·         ESB Extra SpecialBitter

·         Columbus IPA

·         English IPA

·         American Weizenbock

·         Rauchbier

·         Blond Bitter




terça-feira, 8 de abril de 2014

POSTERES SOBRE CERVEJAS ARTESANAIS PELO MUNDO

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves



Em um mundo globalizado e totalmente voltado para a comunicação rápida e objetiva, os pôsteres e painéis divulgam suas idéias e suas mensagens de forma clara, original e criativa. E, no mundo das cervejas artesanais não poderia ser diferente! No Brasil e no mundo, os pôsteres e painéis conquistam pelo belo visual e pela criatividade divertida.

Veja a seguir que belo material de divulgação!
















sexta-feira, 4 de abril de 2014

TOUR PELAS CERVEJARIAS ARTESANAIS DO RS

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves



O Rio Grande do Sul sempre foi uma região do Brasil que nos encantou, não só pelas belas paisagens, pelas magníficas araucárias, pela diversidade cultural, pela educação do gaúcho e, por que não dizer pela uva e vinho produzidos na região. E quando descobrimos esse mundo de sabor e de variedade das cervejas artesanais, veio a nossa pesquisa sobre as cervejas artesanais nacionais. E para a nossa grata surpresa, encontramos uma bela reportagem no Jornal Zero Hora, famoso no Rio Grande do Sul, com uma sugestão de roteiro turístico pelas cervejarias da região. Aproveitem o passeio, as paisagens, o povo gaúcho e sua simpatia e, é claro, as excelentes cervejas produzidas na região!!!
Segue a reportagem:


Monte você mesmo o seu roteiro e vá conhecer algumas das cervejarias artesanais no Rio Grande do Sul


O roteiro não é oficial, mas as cervejarias fazem agendamento para a visitação


As cervejarias artesanais gaúchas ainda estão dando os primeiros passos em direção a uma rota turística para os apreciadores da bebida, diferentemente de Santa Catarina, que estabeleceu uma rota oficial. Mas não é preciso ficar esperando que o roteiro seja oficializado.

Monte você mesmo o seu roteiro e vá conhecer algumas das cervejarias artesanais do Estado e degustar in loco as delícias ali produzidas. O ideal é marcar a visita com antecedência.

Confira sugestões do Gastrô para organizar seu passeio:


> ABADESSA:

Depois de uma década vivendo em Munique, na Alemanha, Herbert Schumacher voltou para o Brasil e se dedicou a realizar o sonho de produzir cervejas com nível semelhante ao das melhores do mundo. Instalada em Pareci Novo. São produzidas regularmente na cervejaria: Slava (Pilsen alemã clássica), Helles, Export (com três tipos de malte) e Dunkel (cerveja escura, com notas de café e chocolate). Entre as sazonais, estão a Weinzenbier (com malte de cevada e trigo), Dopplebock (cerveja escura que está em produção para o inverno), Alt Schumacher (cerveja marrom-clara, com aroma de trigo e leve frutado) e Frankonia (com aroma e sabor de malte defumado).

A visita à cervejaria é liderada pelo mestrecervejeiro Herbert Schumacher, aos sábados (das 10h30min às 12h), para um grupo mínimo de 5 pessoas. Informações pelo fone: 51 3026-6789. A cervejaria fica na Avenida 20 de março, 3.760, em Pareci Novo.


> BALDHEAD

Como grande parte das cervejarias artesanais, a Baldhead surgiu da vontade de Giuliano Vacaro de produzir cervejas diferentes das industrializadas encontradas no mercado. No início, com o irmão, fazia cerveja caseira, as chamadas cervejas de panela. Com o tempo, foi aprimorando o conhecimento e a técnica. Giuliano se tornou cervejeiro e resolveu investir em uma microcervejaria. Atualmente, produz cerca de 5 mil litros/mês, mas está trabalhando na expansão para 10 mil litros/mês, para o segundo semestre deste ano. A Baldhead produz chope para pubs e as cervejas Bitter Pale Ale (com amargor médio e aroma levemente frutado), Kölsch (com malte de trigo, aroma levemente frutado e baixo amargor) e Dark Strong Ale (com aroma frutado, coloração escura e amargor médio).

A cervejaria, fica na rua Vitor Valpírio, 350, no bairro Anchieta, em Porto Alegre. Informações sobre visitação podem ser obtidas pelo fone: 51 3085-9400.


> BARLEY

A Barley teve início com Francisco Assis Strümer e Vitor Hugo Schwarz produzindo cervejas em casa, como hobby, em 1992. Em 2002, foi transformada na microcervejaria em Capela Santana. A cervejaria produz : Barley Natural (Pilsen não filtrada, com aroma frutado e suave de lúpulo e amargor muito leve), Cristal (Pilsen com coloração amarelo-ouro e aroma suave de cereais), Pilsen (encorpada, aroma suave de cereais, sensação residual refrescante e levemente amarga), Hefeweissbier (maltes claros, trigo malteado e um toque de lúpulos, refermentada na garrafa), Âmbar (edição limitada de inverno, não filtrada, com aroma levemente torrado).

A visitação à cervejaria pode ser agendada pelo fone: 51 3698-1215. O ingresso custa R$ 20, inclui degustação e dá direito a um copo. No local, também pode ser agendado um churrasco (R$ 70), xixo (R$ 80), galeto (R$ 60), galinhada (R$ 40) e Joelho de porco (R$ 40), todos com degustação de cerveja e tour pela fábrica.A cervejaria fica na (RS 240, Km23, no número 9.980), em Capela Santana.


> EISENBRÜCK

Os sócios da Eisenbrück (ponte de ferro, em alemão) eram ex-colegas de trabalho na antiga cervejaria Serramalte, na cidade de Feliz. Em 2006, se uniram para fazer aquilo que conheciam bem: produzir cervejas.Atualmente, são elaborados cinco tipos de cerveja, naturais, não filtradas e sem pasteurização e sem conservantes: Pilsen (clara e com pouco amargor), Extra (com espuma cremosa e leve amargor), Weiss (cerveja de trigo, toque fresco de cravo e banana), Dunkel (marrom-escura, utiliza quatro tipos de malte em sua produção) e Süss (tipo Malzbier com sabor levemente adocicado). A Eisenbrück fica na Rua H, 80, no bairro Bela Vista, em Feliz. A visita pode ser agendada pelo fone: 51 3637-3417.



> FAROL
A cervejaria de Canela foi inaugurada em 2003, quando um investidor alemão de Stuttgart trouxe para o Brasil uma receita ancestral e uma sala de brassagem em cobre, importada da Alemanha. A cervejaria foi vendida e reinaugurada em 2011. No local, funcionam um bar e um restaurante. No bar, três torneiras garantem o chope gelado. Pilsen e Weiss são sempre servidos. Na terceira torneira, há sempre uma cerveja especial diferente. Entre as cervejas produzidas pela Farol, estão os estilos Pale Ale, India Pale Ale, Extra Special Bitter, Stout, Doppelbock, Farmhouse Ale, Weihnachts Ale, Framboise Bier e American Pale Ale.
Não deixe de experimentar o pão feito com o malte que sobra do processo de elaboração da cerveja. A cervejaria e o restaurante funcionam de terça a quinta-feira (a partir das 17h), de sexta a domingo (a partir das 11h). No domingo, fecha às 17h. Além das cervejas e dos pratos servidos no restaurante da cervejaria, outro atrativo é o alto da torre do Farol, com 39 metros de altura, que oferece uma vista fascinante. A cervejaria fica na Rua Severino Inocente Zini, 150, em Canela. Informações podem ser obtidas pelo fone: 54 3282-7007.

> IRMÃOS FERRARO
A cervejaria do bairro Anchieta, em Porto Alegre, é bem novinha: começou a produzir chope Pilsen em janeiro deste ano. A microcervejaria tem capacidade de produzir 5 mil litros/mês. Os irmãos Ferraro, Rodrigo e Marcelo, ganharam a companhia de mais dois sócios e agora se preparam para entrar na linha de garrafas. São elaborados na Irmãos Ferraro os estilos Irish Red Ale (com quatro maltes diferentes e sabor marcante de café), Pale Ale, Weiss (cerveja de trigo), Stout e Helles.
A cervejaria Irmãos Ferraro fica na Rua Godofredo Felizardo, 70, em Porto Alegre. Para visitação, faça contato pelo fone: 51 3342-1214.

> LAGOM
A cervejaria, que funciona no bairro Anchieta, tem um bar e um pub que oferecem suas próprias cervejas, além de artesanais nacionais e importadas.A Lagom produz 40 estilos diferentes de cerveja. É um local perfeito para fazer degustações e harmonizações com os pratos oferecidos no cardápio do restaurante.
A Lagom, no bairro Bom Fim (Bento Figueiredo, 72), funciona de segunda a sábado, das 18h às 23h e tem 12 torneiras.A Brewery & Pub, no Moinhos de Vento (Comendador Caminha, 312), atende de segunda a sábado, das 18h às 24h e tem 30 torneiras. Este mês, a casa do Moinhos fará um teste de abrir no domingo
à tarde, a partir das 16h, e fechar na segunda-feira. Informações pelo fone: 51 3026-6660. Ambas ficam em Porto Alegre.

> SEASONS
A premiada cervejaria faz parte do polo cervejeiro do bairro Anchieta, em Porto Alegre, e tem conquistado muitos prêmios com a sua produção artesanal.Além de estilos sazonais, a Seasons produz: Funhouse Belgian Blond (com presença de aveia e malte de trigo e apresenta aromas de laranja, pera e coentro), Green Cow IPA (com aromas cítricos e florais), Cirilo Coffee Stout (de cor preta, com aroma e sabor predominantes de café) e Wallace Amber Ale (com sabores que vão do caramelo ao biscuit e um leve chocolate).
A cervejaria fica na Rua Ângelo Dourado, 185, em Porto Alegre. Informações podem ser obtidas pelo fone: 51 4102-0583.

> SCHMITT BIER
O sócio Gustavo dal Ri, começou a produção de cervejas em casa, há mais de 20 anos, a partir de uma receita exclusiva de uma vizinha descendente de alemães. Depois de formar-se em Engenharia Química e viajar pela Europa e Estados Unidos para adquirir mais conhecimento sobre a arte da elaboração da bebida. A cervejaria produz: Schmitt Ale (com três variedades de lúpulo e refermentação na garrafa), Barley Wine (extremamente encorpada, com alta concentração de malte), La Brunette (sem utilização de caramelo e com cevada torrada na hora), Hefeweizen (de trigo, não pasteurizada) e Sparkling Ale (com dupla fermentação em garrafa de espumante). A Schmitt fica na Rua Coronel Aristides, 280, em Porto Alegre. Informações pelo fone: 51 3391-7115.
> RASEN BIER
A Rasen, gramado em alemão, produz cerca de 15mil litros/mês, mas está em fase de expansão. No cardápio de cervejas: Pilsen, a premiada Dunkel (com malte torrado e amargor equilibrado), Ambar Ale (aroma floral com notas de caramelo e paladar cítrico levemente condimentado) e Weisen (à base de malte de trigo, tem aroma frutado, com toques de cravo e banana).
A Rasen fica na Rua Cândido Godoy, 82, em Gramado, e atende de segunda a sábado (das 9h às 11h e das 14h às 17h). Informações pelo fone: 54 3286-6886. Por R$ 5, é possível visitar a fábrica e tomar uma taça de chope.
> TÁVOLA
O engenheiro químico Artur Bichinho já tinha curso de cervejeiro e experiência na produção de cerveja industrial. Então, foi apenas um passo para produzir cerveja em casa e, mais tarde, abrir sua própria cervejaria: a Távola. Instalada no polo cervejeiro do bairro Anchieta, produz cinco estilos: Red Ale, Pale Ale,Weizen Bock, Dopplebock e Blond Ale.A produção é de 2.500 litros/mês.A Távola fica na Rua Vitor Valpírio, 430, em Porto Alegre. Informações sobre visitação podem ser obtidas pelo fone: 51 3342-0267.



CERVEJARIA BABEL, PORTO ALEGRE (RS)

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves



www.cervejababel.com.br

A Babel nasceu do sonho de um engenheiro em criar seu próprio negócio. Este negócio teria de dar prazer e orgulho aos empreendedores, além de cativar seus consumidores. Após muito planejamento e aperfeiçoamento, abriram as portas no ano de 2013 para fazer diferença no mercado de cervejas artesanais.

Na lenda da Torre de Babel, foram criadas diversas línguas, que estavam concentradas neste lugar, antes de serem espalhadas pelo mundo. A Babel Cervejaria busca o caminho inverso, tentando congregar as diversas linguagens cervejeiras existentes no mundo em uma única marca.

A missão da Cervejaria Babel é oferecer ao consumidor cervejas feitas com qualidade, diversidade, criatividade e independência.


CERVEJAS PRODUZIDAS:

·         Blonde Ale

·         Três Tigres Trigo

·         Lucky Jacky English Bitter

·         Ka’a Ale com Erva Mate