DIVULGAÇÃO
·
Pesquisa da Cervejaria Colorado,
desenvolvida pelo Instituto Qualibest, mostra que 90% das pessoas consomem
frutas apenas ‘in natura’, enquanto 30% das frutas nem chegam ao ponto de venda
por não estarem esteticamente perfeitas.
· Levantamento faz parte do da campanha “Sabor é Cego” criado pela marca
para provocar a população a um novo olhar para esse alimento e combater o
desperdício
Uma pesquisa online realizada pelo Instituto
Qualibest, em âmbito nacional, revelou a percepção das pessoas em relação ao
consumo de frutas no país. Na região Sul, por exemplo, 66% dos
respondentes declaram consumir frutas mais de quatro vezes por semana, mas o
primeiro requisito de escolha para compra não é o sabor: é a aparência. 89% dos
respondentes optam por frutas esteticamente perfeitas, por acreditarem que isso
mostra qualidade e padrão.
Outro importante insight mostrou que a
população brasileira tem pouco conhecimento sobre frutas nativas e consomem com
mais frequência as tradicionais bananas, maçãs, peras e abacaxis.
A pesquisa ainda mostra que supermercados e
hipermercados são o principal local de compras de frutas, e quando há a
possibilidade de comprar direto do produtor, o critério qualidade e padrão é
mantido.
Exemplos de sabores menos conhecidos são algumas
das frutas usadas nas novas cervejas da Colorado, uma das pioneiras em cerveja
artesanal no país, que traz uma linha de cervejas frutadas com caju, uvaia,
graviola e frutas vermelhas brasileiras (amora-do-mato; cereja-do-rio-grande e
grumixama).
Caju: seu cultivo é muito comum no nordeste do Brasil e está entre as frutas
nativas mais conhecidas. Sua colheita é realizada de agosto a janeiro. E da
mistura de uma White IPA com o caju, a Colorado criou a cerveja Nassau (nome em
homenagem a Mauricio de Nassau).
Uvaia: mais frequente no sul do país, é muito
cultivada em pomares domésticos. De aparência alaranjada e aveludada, tem sabor
suave e é rica em vitamina C, frutifica de setembro a janeiro. É usada na
receita da Colorado para uma Session IPA, e é chamada de Eugênia, nome
científico da Uvaia.
Graviola: ainda considerada nativa mesoamericana,
foi adotada em terras tropicais. Podendo pesar até oito quilos, tem sabor
agridoce e toque cítrico. Sua colheita é feita de dezembro a abril. A
Cervejaria casou a maciez da Cream Ale com o agridoce da
graviola e nasceu a Murica, uma homenagem ao nome científico da Graviola,
Annona muricata.
Frutas vermelhas brasileiras: a união da amora-do-mato, cereja-do-rio-grande e grumixama, frutinhas
de coloração que varia de vermelho para roxo-escuro, vermelho para negro, são
comuns em quintais brasileiros, apesar de muito desconhecida pelos respondentes
da pesquisa. Frutificam de outubro a dezembro, sendo a grumixama mais rara e de
colheita possível de novembro a dezembro. Foram misturadas pela Colorado para
criar a Fruit Beer Rosália, que recebe esse nome pelo consumidor mais assíduo
do alimento, o mico-leão-dourado, ou Leontopithecus
rosalia.
Desde que surgiu, a marca traz um toque de
brasilidade em suas cervejas. Água, malte, lúpulo e levedura ganham diversas
releituras, inspiradas na diversidade de ingredientes que o Brasil possui. E é
seguindo essa lógica que a Colorado buscou na biodiversidade do país frutas
para sua nova linha de cervejas e despertou para a questão das frutas
brasileiras, representantes da biodiversidade do país e que são, praticamente,
esquecidas e desperdiçadas. Tanto que 30% das frutas nem chegam ao ponto de
venda por causa de sua aparência e 92% das pessoas as consomem apenas in
natura, não aproveitando outras utilizações como receitas de geleias,
sucos, bolos e até cervejas.
A Colorado então decidiu convidar as pessoas para
outra visão das frutas, mostrando que todas elas têm potencial e sabor. As
feias, as bonitas, as que ninguém conhece. E criou “O Sabor é Cego”, uma grande
iniciativa para que mais pessoas entendam a importância das frutas e valorizem
a nossa biodiversidade. Vídeos online, posts, ações de rua e até uma plataforma
de crowdfunding fazem parte da iniciativa, convidando o consumidor a
apoiar, junto com a marca, pequenos produtores e projetos que priorizam
frutas.
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