quarta-feira, 10 de outubro de 2018

CERVEJAS “NITRO” GANHAM ESPAÇO NO MERCADO BRASILEIRO

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves






O Nitrogênio aumenta a cremosidade e deixa espuma da cerveja mais densa


Cervejas artesanais com adição de nitrogênio não é novidade no mercado cervejeiro, para alguns, o componente é um importante ingrediente para a produção. A adição do nitrogênio proporciona maior cremosidade, além disso, a espuma fica presente no copo por mais tempo. Este tipo de cerveja têm se tornado popular em cervejarias artesanais, conquistando os paladares mais exigentes.
A presença de nitrogênio na cerveja pode passar a impressão de que a bebida está sem gás, quando na verdade, ela apenas contém menor quantidade, gerando o chamado "efeito cascata". Quimicamente falando, o efeito cascata nada mais é que parte do nitrogênio saindo da bebida, expulsando também o gás carbônico que sobe em direção à espuma.
A novidade foi lançada recentemente pela cervejaria Imigração, do Rio Grande do Sul, a cerveja Nitro Juice IPA vem com nitrogênio dentro da lata. A interação do nitrogênio com a cerveja pode ser percebida no momento em que ela é servida. O ritual é simples: Agite rapidamente a lata antes de abrir, sirva rapidamente e irá conferir o efeito cascata da espuma, ocasionado pela presença do nitrogênio.
A Nitro Juice IPA, é uma versão mais leve do seu estilo American IPA, apresenta coloração alaranjada, aparência semi-turva, espuma branca, persistente e com boa formação. Leva na receita, aromas com notas de frutas cítricas e tropicais remetendo a laranja, maracujá e abacaxi. No sabor é notável a presença de caramelo e um amargor frisante, que está bem inserido e permanece no final do gole de maneira elegante.
A cerveja é do estilo Juicy Ipa, mais conhecido como New England IPA. Surgiu nos Estados Unidos e já ganhou o coração dos cervejeiros também no Brasil. A principal característica da Juicy IPA é a aparência turva e nublada. Ao sentir o aroma cria-se a expectativa de um sabor bem amargo, mas, ao contrário, encontramos um sabor frutado, cítrico e mais suave.
O Clube do Malte traz para seus consumidores a cerveja Nitro Juice IPA da Cervejaria Imigração.



Acesse também nosso facebook e nosso instagram e curta!!!
@cervejasartesanaisdobrasil






COPA CERVEJA BRASIL – BRASÍLIA (DF)

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves






171 cervejarias concorrem pelos prêmios da primeira edição Copa Cerveja Brasil 
Juízes farão a análise de 590 amostras da bebida entre os dias 17 e 20 de outubro, em Brasília (DF). Concurso é o primeiro exclusivo para marcas independentes


As atenções do mercado brasileiro da cerveja artesanal estarão voltados para Brasília (DF) na próxima semana. Acontece, de 17 a 20 de outubro, a Copa Cerveja Brasil. O concurso é o primeiro do país exclusivo para marcas independentes e terá 171 cervejarias concorrentes com 590 rótulos diferentes para serem analisados. Mais de 50 juízes farão a avaliação.

A premiação acontece no dia 20 de setembro no Galpão da Corina Cervejas Artesanais, a partir das 17h. O evento é aberto ao público e os ingressos estão à venda no link http://bit.ly/CopaCervejaBrasil-Ingressos Marcas de 16 estados estarão concorrendo. O líder de cervejarias inscritas é São Paulo, com 26. Santa Catarina fica em segundo (25), seguida de Minas Gerais (20), Paraná e Rio de Janeiro (16) e Rio Grande do Sul (14). Entre os estilos, o IPA tem a maior concorrência: são 53 amostras.  De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Carlo Lapolli, a primeira edição ficou dentro das expectativas da organização e a intenção é fortalecer o concurso. “Entendemos que as premiações são muito significativas por dois aspectos. O primeiro é que as marcas tenham um feedback especializado sobre como melhorar o seu produto. O segundo é dar ao consumidor que ainda está conhecendo as cervejas artesanais um norte na hora de escolher”, aponta. A entidade é a organizadora da Copa Cerveja Brasil. 

Um brinde a todos os envolvidos! Boas cervejas sempre!
Acesse também nosso facebook e nosso instagram e curta!!!
@cervejasartesanaisdobrasil






quarta-feira, 3 de outubro de 2018

2º CONGRESSO TÉCNICO DE SOMMELIERS EM JUNHO 2019 - SALVADOR (BA)

Por Letícia Souza Gomes & Artur Neves





Evento acontecerá em Salvador (BA), de 6 a 8 de junho de 2019


Com intuito de promover o conhecimento técnico sobre a bebida no Brasil, a 
Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) já confirmou a realização do 2º Congresso Técnico de Sommeliers. O evento será realizado em Salvador (BA), de 6 a 8 de junho de 2019. Na agenda estão palestras, workshops, mesas redondas com profissionais da área e harmonizações.

O primeiro evento aconteceu em junho deste ano, em Pirenópolis (GO) e reuniu mais de 150 participantes. A próxima edição trará algumas novidades. Douglas DME é quem está à frente da programação. Ele é o novo coordenador do núcleo de sommeliers da Abracerva. “Queremos trazer novas experiências para o público, que some em conhecimento e também aproxime cada vez mais os profissionais do setor”, comenta. De acordo com o presidente da Abracerva, Carlo Lapolli, a expectativa para esta edição é trazer novos representantes do mercado. “Além de oportunizar a profissionalização, o Congresso é muito importante para o fortalecimento da cadeia e também para mostrarmos o trabalho que temos feito para conquistar mais visibilidade e apoio no segmento”, diz. A Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva) foi fundada em outubro de 2013 para reunir e defender os interesses das cervejarias e da cadeia envolvida com o setor no país. Desde então, iniciou a articulação para a entrada das microcervejarias no Simples e prevê mais ações nos próximos meses.





ACESSE TAMBÉM NOSSO FACEBOOK E NOSSO INSTAGRAM E CURTA!!!

www.facebook.com/CervejasArtesanaisdoBrasil

@cervejasartesanaisdobrasil





CERVEJA BLUMENAU LEVA CATHARINA SOUR PARA A OKTOBERFEST

Por Letícia Souza Gomes & Artur Neves




Cerveja Blumenau leva primeiro estilo brasileiro de cerveja para a Oktoberfest
Catharina Sour estará disponível no estande da marca, junto com outros rótulos clássicos como a Capivara Little IPA e a Frida.
A Oktoberfest será de 3 a 21 de outubro em Blumenau (SC)

Em julho de 2018 o Brasil passou a ter o primeiro estilo de cervejas criado por aqui num dos guias da bebida mais importantes do mundo, o Beer Judge Certification Program (BJCP). E o sabor da cerveja ácida com adição de frutas vai chegar à maior festa alemã das Américas em 2018:
Cerveja Blumenau levará as suas criações com pêssego e maracujá para a Oktoberfest. O evento vai de 3 a 21 de outubro e acontece no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). 

Além das opções, a marca também terá os rótulos já conhecidos em todo o país, como a Capivara Little IPA e a Frida Blonde Ale. Fazem parte ainda do mix oferecido na festa: Alles Pilsen, Vila Weiss, Capivara Double IPA e Ipê Amarelo. 

Segundo Valmir Zanetti, diretor da Cerveja Blumenau, a Oktoberfest é uma oportunidade para as pessoas conhecerem melhor a Catharina Sour. “É um estilo refrescante, que tem tudo a ver com o nosso clima. Acreditamos no potencial destes rótulos, por isso queremos destacá-los durante a festa”, comenta.

Fundada em 2015, a marca que traz o nome da Capital Brasileira da Cerveja atua hoje com mais de 15 rótulos, dos mais diversos estilos. Eles são produzidos em uma planta própria em Blumenau (SC).





ACESSE TAMBÉM NOSSO FACEBOOK E INSTAGRAM E CURTA!!!

www.facebook.com/CervejasArtesanaisdoBrasil

@cervejasartesanaisdobrasil