segunda-feira, 28 de maio de 2018

1º CONGRESSO TÉCNICO DE SOMMELIER DA ABRACERVA 2018 - PIRENÓPOLIS

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves

DIVULGAÇÃO

1º Congresso Técnico de Sommeliers da Abracerva começa quinta-feira (31) em Pirenópolis (GO)
Palestrantes internacionais, nomes reconhecidos do mercado nacional e temas como crescimento das profissões ligadas ao segmento e cervejas diferenciadas fazem parte da programação que segue até sábado (2)


Uma agenda dedicada à profissionalização do setor cervejeiro no Brasil, com foco nas pessoas que contribuem para a sua disseminação. Assim será o 1º Congresso Técnico de Sommeliers da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), que começa nesta quinta-feira (31) e segue até sábado (2) em Pirenópolis (GO). Ainda há poucos ingressos disponíveis através do site http://bit.ly/1CongressodeSommeliers.

Na programação estão palestras, harmonizações e mesas redondas que abordam desde a formação dos profissionais até temas específicos como cervejas com madeira, ingredientes do bioma brasileiro e gastronomia com a bebida.

Três palestrantes internacionais estão entre os mais esperados. Jackie Dodd, que faz a abertura oficial do evento, é uma das principais autoras do mundo sobre cerveja artesanal. Já Derek Walsh falará sobre a profissionalização do sommelier e Kristen England abordará o surgimento de novos estilos.

Duas harmonizações também estão na programação. Elas acontecem em locais icônicos no último dia (2). Às 10h, José Raimundo Padilha leva os participantes para a combinação de cervejas com o tradicional café sertanejo da Fazenda Babilônia. A tarde, às 16h, Rodrigo Sawamura vai harmonizar sabores do serrado com cervejas escolhidas a dedo.

De acordo com o presidente da Abracerva, Carlo Lapolli, o evento é o primeiro marco de uma programação técnica da entidade com o objetivo de oferecer informação e profissionalização ao segmento. “O fortalecimento da cadeia para pela preparação e troca entre as pessoas que o compõem. Neste sentido, o Congresso será muito importante e esperamos representantes do mercado lá, sejam eles sommeliers, cervejeiros ou administradores de fábricas”, afirma.

Sobre a Abracerva
A Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva) foi fundada em outubro de 2013 para reunir e defender os interesses das cervejarias e da cadeia envolvida com o setor no país. Desde então, iniciou a articulação para a entrada das microcervejarias no Simples e prevê mais ações nos próximos meses.





sexta-feira, 18 de maio de 2018

VINÍCOLA MONTE REALE LANÇA CERVEJA ARTESANAL - ALEM BIER

Por Letícia Souza Gomes e Artur Neves



DIVULGAÇÃO

Vinícola gaúcha entra no mercado da cerveja artesanal com fábrica no meio da propriedade
Referência na produção de vinhos há quase 50 anos, Monte Reale lança Alem Bier, marca que chega com quatro rótulos e promete experiências inéditas unindo os dois universos


A propriedade da Monte Reale, em Flores da Cunha (RS), já não traz exclusivamente os aromas dos premiados vinhos e espumantes produzidos pela vinícola. Está em operação a fábrica da Alem Bier, marca dedicada à cerveja artesanal que está localizada no mesmo espaço, cercada por parreiras e barris. A nova aposta da família, cervejaria chega ao mercado nas próximas semanas com quatro rótulos na linha de garrafa e promessas de experiências que unem os dois mundos, como uma Muscat Saison - cerveja produzida com uvas Moscato.

De acordo com Bruno Mioranza, responsável pela produção da Alem Bier, o conceito da marca será aliar qualidade, sabor marcante e experimentação. “Acreditamos que o mercado da cerveja está passando por uma transformação intensa, assim como o vinho há algumas décadas. Queremos integrar esse momento e acompanhar a busca do consumidor por produtos que instigam o paladar”, comenta. Os chopes já estão sendo comercializados na região gaúcha. Em garrafas, chegam ao mercado nos próximos meses nos estilos Pilsen, Oatmeal Stout, IPA e Weiss. Rótulos com edições limitadas, adição de mostos de uvas, envelhecimento em barris e outras experiências também chegarão a todo o país em breve.

Sobre a Monte Reale
 
Os registros da produção de vinhos, legado da família, datam de 1300, ainda na Itália. Na primeira metade do século XIX, integrantes da família imigraram para o Rio Grande do Sul, onde iniciaram a atividade na Serra Gaúcha. Em 1973, Valdecir Mioranza deu o pontapé inicial para a Monte Reale, vinícola que está há 45 anos no mercado nacional e guarda mais de sete séculos de conhecimento.

Cinco marcas compõem hoje o mix da vinícola, com sede em Flores da Cunha (RS). Os vinhos de mesa e sucos são comercializados com a bandeira Monte Reale. Vinhos finos chegam ao mercado com as marcas Valdemiz e Sospirolo, que produz ainda Espumantes, Brandy e outros produtos especiais. A tradicional PNS elabora vinagres finos e, ainda, com a marca Alem Bier são produzidas cervejas artesanais.



ACESSE TAMBÉM NOSSO FACEBOOK E NOSSO INSTAGRAM E CURTA!!!

www.facebook.com/CervejasArtesanaisdoBrasil

@cervejasartesanaisdobrasil